quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Advento - Aprofundamento para Catequistas


                 Está chegando o advento! Tempo de preparação para recebermos e celebrarmos Jesus e a sua encarnação gloriosa.
               
               Advento é tempo de meditação e oração. É um clima diferente, pois nos aproximamos da festa da encarnação de Deus na pessoa de Jesus, e nesta festa ocorre um clima de aproximação com Deus e com o nosso irmão. Mesmo que por ocasião das festas do Natal as atividades sejam puramente comerciais e interesseiras, resta sempre uma magia no ar, uma atitude de pensamento em Deus, acompanhada de e um boa pitada de fraternidade. Portanto, nem tudo está perdido, e é a hora de agirmos com força, e aproveitar esse momento propício, para levar a palavra  de Deus ao nosso irmão desgarrado com mais força e otimismo.

               Advento é o espaço de tempo de espera pelo Natal. Não é, necessariamente,  uma espera pelo nascimento de Jesus, porque Ele já nasceu. Mas sim, uma espera pela festa universal do seu aniversário. Cristo virá, sim, mais de uma outra forma. Ele poderá vir habitar em nós, para isso basta que estejamos disponíveis, a receber a sua vinda.
              
              Advento é o tempo de espera pela chegada do Senhor, para ficar conosco.
         
              E quando se espera uma pessoa querida, a alegria se espalha por toda a casa, por todos os que moram nela, e os preparativos parecem nunca terminar.
        
              Não fica bem receber a pessoa amada com a casa suja, e tudo bagunçado. Por isso, devemos providenciar uma boa limpeza em nossa casa, um boa limpeza em nossa alma para que ela seja digna da presença de Jesus. Uma confissão bem preparada, bem feita, com o devido arrependimento, e o sólido propósito de evitar o pecado futuramente.   
       
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRC2V9zf4CdqXMfpu8lA2leTCCl2PbKNcibIE1KfhXfqKfSj0mEMQ
             Advento é como uma mulher esperando o filho que vai nascer. Preparativos, ansiedade, preocupação, apreensão, felicidade, alegria, tudo isso se mistura num clima mágico de espera por uma nova vida que virá. Sim, meus irmãos, UMA NOVA VIDA DEVEMOS TER, após a vinda de Jesus para ficar conosco e em cada um de nós. Uma nova vida de estado de graça, de luta contra o pecado, de muita oração, uma nova vida de conversão diária. 
         
            Não vemos a hora de festejar o aniversário daquele que transformou o mundo e que quer vir transformar a vida de cada um de nós. Mas é preciso que estejamos preparados,  prontos, puros e dispostos a aceitá-lo como a luz que ilumina os nossos passos até o último momento de nossa caminhada.
        
Fonte: José Salviano - http://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/2012/09/1-domingo-do-advento-jose-salviano.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!