quarta-feira, 2 de maio de 2012

A Virgem esperou com amor de mãe - Anunciação à Maria


Preparando o Ambiente:

          Receba os catequizandos com entusiasmo. Para este encontro especificamente, arrume a sala de forma que lembre uma casa aconchegante, um lar. Elabore um painel com gravuras e/ou fotos de mulheres grávidas e de várias etnias. É interessante também inserir fotos das mulheres da comunidade em atitudes maternas. No centro do Painel, cole uma gravura de Maria. Próximo ao painel, coloque a Bíblia, vela e flores.

Oração Inicial:

         Com os catequizandos, reze, pausamente, a oração Ave-Maria, dando ênfase à entonação da seguinte frase: Bendita sois vós entre as mulheres. Peça que os catequizandos observem o painel e memorizem a figura que mais lhe chamou atenção. Em seguida, cada um diz o que sentiu enquanto meditava a oração e o motivo da escolha da gravura ou foto. É um momento para que cada um exponha, espontaneamente, seus sentimentos. Preste atenção aos catequizandos cujas mães faleceram.

Colocação do Tema:

         Leitura Bíblica: Lc 1, 26-56 - Anunciação do Anjo à Virgem Maria. Você pode contar o texto como uma história, desde que se prepare adequadamente. Após a leitura ou apresentação da história, peça que um ou dois catequizandos a recontem.

Aprofundamento do Tema:

          Embora muito jovem, Maria, como tantas mulheres hoje em dia, abraçou a maternidade. Amou seu Filho, concebendo-o primeiro em seu coração para, em seguida, gerá-lo no ventre. Logo que soube da gravidez, foi tamanha a alegria, que correu para contar e ajudar a sua prima Isabel que também iria ser mãe. Maria despoja-se para trazer ao mundo o Messias, o Salvador. Ela conhecia bem a opressão sofrida pelo povo, a dominação do Império Romano, o rigor da lei, a miséria. Sabia também da esperança do seu povo quanto à vinda do Messias.

         Maria é a "serva do Senhor", como ela disse de si mesma ao ouvir o anúncio do anjo de que seria a mãe de Jesus. Alegra-te cheia de graça (Lc 1,28). Eis que conceberás e darás a luz um filho... (Lc 1,31). Naquele momento, Maria assume a vocação e se entrega prontamente à ação do Espírito Santo: Faça-se em mim segundo a tua Palavra (Lc 1,38).

        Maria foi fiel ao chamado de Deus e assumiu todos os riscos de sua missão. Com o sim de Maria, Deus se encarna e se torna humano. É tão grande seu amor pela humanidade que ele veio morar no meio de nós.

Agir Transformador
         É fundamental que nós assumamos o sim ao Evangelho de Jesus em nossa vida. Peça que os catequizandos procurem colocar-se a serviço da mãe, dos amigos, da família e digam sim ao amor, à justiça, à partilha, à caridade.

Oração Final

Catequista: O anjo do Senhor anunciou a Maria.
Catequizandos: E ela concebeu do Espírito Santo.
Catequista: Eis aqui a Serva do Senhor
Catequizandos: Faça-se em mim segundo a tua palavra!
Catequista: E o Verbo de Deus se fez homem.
Todos: E habitou entre nós! Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.



Fonte: Livro Iniciação à Eucaristia-Livro do Catequista. NUCAP - Núcleo de Catequese Paulinas. Ed. Paulinas

15 comentários:

  1. Oi amada Layse!!
    Que lindo encontro!

    Obrigado pelo carinho de sempre!!

    Abraço Fraterno e Abençoado dia!!
    Com Carinho,
    Sueli

    ResponderExcluir
  2. Um belíssimo encontro. Vamos aproveitar alguns elementos para uma confraternização com as mães, que estamos organizando em nosso grupo.

    Um bom mês de Maria. Beijos!

    grupopcv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei esse encontro, vou utilizar com certeza.


    Abraços.

    A paz de Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus nunca existiu e nem existirá!Religião so faz guerras.Igreja so serve pra dar dinheiro. Veja na biblia Atos cap 17 versiculo 24. Deus nao habita um templo construido pelas maos de um homem vlw flw . deus nao existe

      Excluir
  4. Olá! É sempre uma alegria visitar seu blog e ver tantas novidades boas.
    Neste mês de maio, que a exemplo de Maria, Mãe da Igreja, ... Possamos todos sentir mais fome e sede de justiça, fome e sede de servir sempre mais.
    Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo. Aguardo sua visitinha em nosso blog.

    Reinaldo Fonseca
    Paróquia São Pedro e São Paulo
    http://www.pspedrogpuava.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Layse....bom dia lindona!!!Que lindo modelo de encontro esse seu...amei,Maria é mesmo nossa grande fonte de inspiração não é??Um modelo lindo de Mãe de Cristã de Catequista....Você comentou em uma postagem minha recentemente que gostou de um artigo que postei,bom ele tem uma outra parte que postei hoje,faça uma visitinha e de uma olhadinha no complemento...o artigo é de um amigo seminarista que colabora com o blog me enviando alguns artigos que ele acha interesantes para nós Catequistas lermos...bjs no ♥...Paty

    ResponderExcluir
  6. Layse parabéns que Jesus te abençõe cada vez mais.Você está recebendo um presente lindo de Deus em sua vida que vem coroar o seu amor e de seu esposo.Amei a noticia e tenho certeza que você será uma mamãe adorável.Beijos fraternos em Cristo.Parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Querida Layse, passei pra fazer uma visitinha e agradecer pelo seu carinho. São gestos como o seu que nos motivam a perseverar e buscar fazer sempre o melhor pelo reino de Deus. Um grande abraço e uma linda semana, repleta de paz, amor e muita alegria.

    ResponderExcluir
  8. Layse, ai de mim se eu não evangelizar, com tanta gente como você nos ajudando, obrigada, Shenia.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Layse. Amei os desenhos!!! Obrigada por partilhar esses encontros maravilhosos. bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá amada, estou aos poucos retomando as atividades do meu blog e a primeira coisa a fazer é visitar os amigos heheheheh E a visita ao seu não poderia faltar né, já q ele é fonte de tanta coisa boa! Abraço e a paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Meu nome é Aline, sou catequista na minha paróquia (São José Operário, Campo Grande Rio de Janeiro), gostei muito desse blog, aproveito bastante os temas para trabalhar com a minha turma de pré catequese. parabéns e Obrigada.Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns irmãos maravilhoso o blog me ajudou muito

    ResponderExcluir
  13. Oi Layse. Essa preparação de encontro está me ajudando muito.
    Os catequisandos vão amar certamente. Obrigada por postar! Deus te abençoe. Abraços...

    ResponderExcluir
  14. Eu queria uma peça para apresentar na minha paroquia, para a coroação de nossa senhora.. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!