sexta-feira, 30 de março de 2012

Jesus Morre na Cruz (Sexta-feira Santa) - Planejamento do Encontro

Preparando o Ambiente: No centro da sala, coloque uma mesa com uma toalha vermelha. Sobre ela, ponha um crucifixo (de preferência de madeira) e uma coroa feita de galho seco.

Oração Inicial:

Convide os catequizandos a ficarem de joelhos em sinal de humildade e adoração diante da cruz do Senhor. Faça uma breve memória do sofrimento de Cristo com o Salmo 2, a oração sobre o justo perseguido. Jesus foi crucificado e morto na cruz porque era justo. Recomenda-se salmodiar alguns versos do Salmo 2 e, após um minuto de silêncio, rezar:

Catequista: Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe, em nossas vidas, a luz da vossa verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho que morreu na Cruz por todos nós, na unidade do Espírito Santo.
Catequizandos: Amém!

O Catequista oferece o crucifixo para cada criança beijá-lo.

Colocação do Tema (julgar)

Leitura Bíblica: Mc 15, 1 - 39 - Paixão de Cristo.

Aprofundamento do Tema

     Com o Batismo de Jesus no Jordão tem início sua missão conforme Is 61,1-2: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me a anunciar a boa-nova aos pobre, a curar os quebrantados de coração e proclamar a liberdade dos cativos, a libertação dos que estão presos, a proclamar um ano aceitável ao Senhor".
     O cumprimento desta missão custou-lhe a vida. O poder, a ganância e a vaidade cegam a humanidade. Jesus não hesitou em defender os oprimidos. Condenava o poder e a riqueza construídos à custa da opressão, assim como as desigualdades sociais, as discriminações, as leis injustas que favoreciam apenas uma pequena parcela da sociedade. Não aceitou a hipocrisia e o uso da religião em proveito próprio. Anunciou o Reino de justiça, amor e paz, pois todos são iguais perante Deus e com os mesmo deveres e direitos.
     Ao longo de sua vida missionário, a pregação de Jesus quebrou estruturas para restituir a dignidade dos filhos de Deus: O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10). Perdoou os pecadores e curou os doentes numa sociedade em que as pessoas que sofriam eram discriminadas e excluídas por serem consideradas pecadoras.
     Para Jesus, as observâncias religiosas deviam ajudar o ser humano e não escravizá-lo, por isso curava no sábado (considerado dia sagrado para os judeus). E afirmou: O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado (Mc 2,27). Era um mestre diferente daqueles do seu tempo, porque admitiu mulheres como suas discípulas e ensinou a humildade e o serviço, por isso lavou os pés dos seus apóstolos e recomendou que o fizessem aos outros (Jo 13,14-15).
      Tais atitudes geravam confronto com a sociedade da época. As incompreensões dos dirigentes e das autoridades religiosas insuflaram o povo a querer a morte de Cristo. Jesus, filho de Deus, chamava o Pai de Abba. Por se considerar filho de Deus, foi tido como blasfemo. Após ser traído, foi entregue aos tribunais do Império e do Sinédrio. A Eucaristia, que agora celebramos, renova a aliança selada com seu sangue e nos torna participantes da força salvadora de sua morte. "Esta noite em que Cristo, nossa Páscoa, foi imolado, porque ele é o verdadeiro cordeiro que tirou o pecado do mundo" (Prefácio da Vigília Pascal)

Celebração

   De forma dialogada, proclame a Paixão de Cristo. Escolha três catequizandos: um para atuar como narrador e os outros para serem Jesus e Pilatos. O catequizando que representará Jesus deve usar um pano vermelho, como manto, e Pilatos, um pano amarelo ou dourado. Os demais catequizandos fazem o coro ( povo). Eles devem ficar agrupados atrás de Jesus, que estará de frente para Pilatos. Use o texto do Evangelho (mais breve) do Domingo de Ramos do ano B, Mc 15,1-39, Lecionário Dominical.

Oração Final

Fonte: Iniciação à Eucaristia. Núcleo de Catequese Paulinas - NUCAP. Ed Paulinas.

2 comentários:

  1. Como todos os encontros que você posta, esse então, é MARAVILHOSO.

    Layse tenha uma linda e abençoada semana santa.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Paz e bem.
    Sua postagem foi adicionada com sucesso em nosso blog.
    http://amigocatolico.blogspot.com/
    Feliz Páscoa

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!