quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma: é tempo de preparação!!!

Quaresma
O que é Quaresma?
    A palavra “Quaresma” significa quarenta ou quadragésima. É o período de quarenta dias que antecede a Páscoa, a grande festa dos cristãos, que é a Ressurreição de Jesus Cristo.
    Este período é reservado para a reflexão, para a mudança espiritual. Ou seja, o cristão católico deve se aproximar de Deus refletindo quais atitudes são boas ou ruins, o que se deve ou não mudar para iniciarmos uma vida nova.
     Você é obediente aos seus pais? Na escola, você trata com respeito os seus colegas? Essas são algumas perguntas que podemos fazer para verificar se estamos seguindo a vontade de Deus.
Quando começa e termina a Quaresma?
    A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, quando os católicos iniciam a preparação para a Páscoa.
O que os cristãos devem fazer no período da Quaresma?
        A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. A penitência é uma forma de educação do nosso corpo e da nossa mente, uma vez que deixamos de realizar algo que gostamos muito para fazer crescer em nós um sentimento de amor e caridade. Todos nós podemos realizar uma penitência, até as crianças! Que tal deixar de comprar balinhas e chicletes por um mês e utilizar o valor que seria gasto para ajudar alguém que precisa?
      Abaixo segue um roteirinho elaborado pela Tia Paula (http://tiapaulalimeira.blogspot.com/) com atitudes que podemos colocar em prática durante esta Quaresma:


29 comentários:

  1. Passando para retribuir sua visita,seu blog está cada vez mais bonito e evangelizador...
    Bjinhosssssss!!!

    ResponderExcluir
  2. Que máximo, Layse!!!!
    Deus te abençoe!!!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Layse! Esse roteirinho ficou lindão. É uma super dica para trabalhar com nosso pequeno rebanho. Um grande abraço. Que a paz de Jesus esteja sempre contigo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei..e utilizarei na minha catequese agora no sábado, estava preocupada como abordar o tema, mas você facilitou o trabalho. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Layse muito obrigada pela visita e que Deus abençõe sempre.Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Amei. Vou levar para as minhas crianças em casa ( tenho tres uma de 10 , um de 12 e outro de 50 rsrs)e também vou levar para a catequese , vamos começar dia 03/03 com muitas novidades.Obrigado por postar Silvânia Paroquia Santos Anjos da Guarda BH MG

    ResponderExcluir
  7. oi tudo bem ??? meu nome e josimar tenhu 24 anos... vivo a 6 anos nos EUA tenhu minha turminha, cumo sempre procuro materiais sobre o assunto do dia . cumo hj estava procurandu sobre a quaresma, axei muitu enteressante o material de vcs e mas pelo jeito das criancas entenderem o signifikado da quaresma. fica mas dificil pra mim pq cumo sao criancas 50% nao entendem bem o portugues, obrigadu vxs kualker coisa podem entrar en contato.meu email krazzybrazilian@live.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei da postagem. Ficou uma graça. Se eu fosse adaptar o roteiro para minha turma, eu tiraria a palavra quaresma, para as crianças não acharem que estas atitudessão só para a quaresma. Sabe como é criança. abçs

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito bom conteudo

    ResponderExcluir
  10. Boa noite amigos, então, sou catequista a mais de 20 anos, e quando li o texto sobre a quaresma me assustei me corrijam se eu tiver errado mas sempre passei para minhas crianças que a Quaresma inicia na quarta feira de cinzas e termina no domingo de ramos, a semana que antecede a pascoa, é semana das dores " agonia de Jesus"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia caro irmão,

      A Quaresma segundo os documentos da Igreja inicia-se na Quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira Santa antes da missa da Ceia do Senhor. Confira abaixo o texto retirado do blog de Dom Luiz Bergonzini, bispo diocesano de Guarulhos - SP:

      Muitas pessoas perguntam quando termina a Quaresma.
      Ela termina na Quinta feira Santa e não no Domingo de Ramos.

      A Carta apostólica de Paulo VI, aprovando as Normas Universais do Ano Litúrgico e o novo Calendário Romano geral, diz, no n. 28: "O tempo da Quaresma vai de Quarta-feira de Cinzas até a Missa na Ceia do Senhor (Quinta-feira santa, à tarde), exclusive".

      E também a Paschalis Solemnitatis da CCD de 1988: "Na Semana Santa a Igreja celebra os mistérios da salvação, levados a cumprimento por Cristo nos últimos dias da sua vida, a começar pelo seu ingresso messiânico em Jerusalém. O tempo quaresmal continua até à Quinta-feira Santa. A partir da missa vespertina “in Cena Domini” inicia-se o tríduo pascal, que abrange a Sexta-feira Santa “da paixão do Senhor” e o Sábado Santo, e tem o seu centro na vigília pascal, concluindo-se com as vésperas do domingo da ressurreição."

      http://www.domluizbergonzini.com.br/2012/04/quando-termina-quaresma.html

      Abraços,

      Layse Bispo

      Excluir
  11. O seu Blog min ajuda de mais e os meus pequenos ama as atividades...
    Continue sempre assim...!

    ResponderExcluir
  12. ADOREI A IDEIA DOS 40 PASSOS. SOU CATEQUISTA A 8 ANOS E ESSA É UMA ÓTIMA MANEIRA DE ENSINAR AS CRIANÇAS A ENTEDER MELHOR SOBRE ESSE TEMA.

    ResponderExcluir
  13. Layse preciso de dinamicas relacionadas a Quaresma para as crianças tem como você pode me enviar pelo meu e-mail: larissa.gues@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, sábado agora devo passar para minhas crianças sobre catequese ( 5 a 7 anos) se puderem me enviar algumas dicas.. Abraços e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  15. Amei, parabens layse me ajudou na catequese que deus ilumine cada passo seu:-) :-) :-) :-) <3=D

    ResponderExcluir
  16. E ótimo para catequistas e Ben explicado

    ResponderExcluir
  17. Adorei o texto, mas esta escrito nele que a Quaresma termina na Quarta feira da semana santa, sendo que é na Quinta feira da Instituiçao da eucaristia.
    Beijooooos

    ResponderExcluir
  18. Olá Layse! Este é o meu 1º ano como catequista. Obrigada pelas tuas dicas.
    bjinhos,
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  19. Que maravilha de blog. Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  20. Que maravilha de blog. Muito obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  21. ÓTIMO ENCONTRO. PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  22. Olá, adorei esse material postado, e para mim que sou iniciante na Pastoral catequética, recebi um chamado de Deus e adorei, caiu como uma luva, pois vamos trabalhar com os pequenos, falando sobre a quaresma. Obg

    ResponderExcluir
  23. Estou há apenas 04 anos aprendendo a ser catequista e seu blog Layse é didático, lúdico, de fácil compreensão e com dicas maravilhosas. Obrigada por compartilhar seu conhecimento e dedicar seu tempo à evangelização, não só das crianças mas também de nós, catequistas. Deus te abençoe e te dê coragem para seguir sempre em frente, rumo ao Alto. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Paloma! É tudo obra do Senhor Jesus, é para ele que caminhamos juntos preparando os seus caminhos. Amei seu recadinho! Beijos Layse

      Excluir
  24. Bom dia adorei essa página muitas coisa aprendi, e gostaria que se vc tivesse alguma dinâmica com tema quaresma vc me enviasse se possível eu trabalho com crianças de 5 a 7 anos. No aguardo meu email é mfranciscasantana@outlook.com

    ResponderExcluir
  25. esse e meu primeiro ano de catequese, pesquisando encontrei suas dicas maravilhosas muito obrigada, vc nos ajuda muito com essa iniciativa, que possa surgir mais pessoas assim como vc parabens que Jesus te abencoe.

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!