segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sacramento da Penitência (Exame de Consciência e Confissão) - Planejamento do Encontro

Acolhida: Oração Inicial
Motivação (ver):
- Perguntar aos catequizandos sobre o que aprenderam no último encontro.
- Perguntar se gostaram de ficar com as mãos e pés atados durante a brincadeira. Lembrá-los que o pecado nos deixa “atados” e que Jesus está pronto para nos “desatar” e perdoar.
- Falar com eles que hoje aprenderemos os passos para pedir perdão a Deus e a nos reconciliar com Ele.
Colocação do tema (julgar):

- Falar para os catequizandos que Deus ama a todos os seus filhos e quer muito bem a eles. Por mais que uma pessoa tenha pecado, se ela estiver arrependida, Deus terá misericórdia dela e a perdoará sempre.
- Jesus quando veio até nós, instituiu o sacramento da Penitência “ para todos os membros da sua Igreja, antes de tudo para aqueles que, depois do Batismo, cometeram pecado grave e com isso perderam a graça (estado de graça)” (CIC 1446).
- Jesus quis que todos fossem perdoados e que as pessoas não cometessem mais pecados. Ler a história de Maria Madalena.
- Jesus não maltratava os pecadores e não tinha “nojo” deles, como tinham as pessoas daquela época, principalmente os sacerdotes do templo e os fariseus. Prova disso é que Jesus se sentava com os pecadores, conversava com eles e até almoçava e jantava, como aconteceu com Zaqueu. Ler história de Zaqueu (Lc  19, 1-10)
- Nós como somos muito amados, temos que sempre pedir perdão das nossas faltas mediante a oração, o exemplo de vida e a CONFISSÃO (CIC 1442)
- Mas, como fazer uma boa confissão?
  * Antes de irmos ao Padre realizar a confissão, precisamos seguir 5 etapas:
1 – EXAME DE CONSCIÊNCIA : É um olhar para dentro de nós mesmos, procurando descobrir quais são as nossas falhas. É colocar-se diante do amor de Deus e refletir sobre nossa maneira de viver o amor com Deus e com os outros. É descobrir o que nos divide e impede a vivência da fraternidade. O que nos afastou do amor de Deus e dos irmãos. Jamais esquecer que quando pecamos, ofendemos a Deus, aos irmãos e a nós mesmos.
2 - ARREPENDIMENTO OU CONTRIÇÃO: É um “cair na real”! É quando dizemos para nós mesmos: “que bobeira que eu fiz”.Reconhecer diante de Deus e dos irmãos que pecamos e pedir perdão. Quando nos arrependemos, nós afirmamos que não gostamos do pecado.
3 – PROPÓSITO: É ter disposição sincera de esforçar-se para recomeçar uma vida nova, vivendo em união com Deus e com os irmãos. É prometer a Deus que vamos nos esforçar para viver longe do pecado com a ajuda da graça divina. É também o momento de pensarmos como podemos evitar o pecado daqui pra frente.
4 – CONFISSÃO : Confiante na Bondade e Misericórdia de Deus chega o momento em que contamos os nossos pecados ao representante de Deus e da Igreja; o Sacerdote. O Sacerdote age em nome de Jesus Cristo e concede o perdão por uma oração chamada absolvição. É importante conferir o que Jesus nos diz em Jo 20,23.
5 – SATISFAÇÃO: Dizemos ser a penitência. Após a confissão, vamos ao Sacrário. Rezamos agradecendo a Deus o perdão recebido e pedimos forças para ficar sempre na amizade com Deus e os irmãos. A sugestão do Sacerdote para fazer ou rezar depois da Confissão não é um castigo. É a reparação, isto é, devemos reparar os erros cometidos.

- EXAME DE CONSCIÊNCIA: ler com os catequizandos a folhinha chamada “ Caminho para o Perdão”, que em forma de jogo contém os passos para chegarmos ao perdão de Deus. Cada casa corresponde a uma pergunta para facilitar o nosso exame.. Peçam para que no dia da Confissão, eles levem uma listinha com os pecados de modo a facilitar o andamento da confissão e dificultar o esquecimento, por causa do nervosismo.
- Para entender melhor sobre a Contrição ou arrependimento, catequistas, leiam o Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 1451 a 1454.
- Sobre a CONFISSÃO, catequistas, leiam o Catecismo nos parágrafos 1455 a 1458.
- Sobre a SATISFAÇÃO, catequistas, leiam o Catecismo nos parágrafos 1459 a 1460.
* Importante orientar as crianças, que elas farão a Primeira Confissão no dia 19/11 às 08h. Pedi-las para que cheguem com antecedência e vestidas adequadamente.
* Tirar dúvidas das crianças sobre a Confissão, por isso, vocês devem estudar todo o capítulo sobre o Sacramento da Penitência que vai da página 391 a 405. Falem de modo simples e acolhedor e não confundam a cabecinha deles!
 Celebração: Rezar juntos o Ato de Contrição! Entregar a lista de Exame de Consciência para que eles marquem e/ou levem para casa para marcar.
Dinâmica:
OVO - DINÂMICA PARA TRABALHAR SACRAMENTO CONFISSÃO/GRAÇA
Material: um copo, uma colher, sal, um ovo e pires.
Ao falar sobre o pecado, a vida sem Deus, compare a alma que está em pecado com o ovo. Enquanto estiver falando do que acontece à alma que está em pecado, coloque o ovo dentro do copo com água e chame a atenção pelo fato do ovo afundar rapidamente.
Retire com uma colher o ovo de dentro do copo e coloque-o no pires, em um lugar à parte.
Fale sobre a importância do sal nos alimentos, conservando-os e dando-lhes sabor. Compare com a graça de Deus em nossa vida. Enquanto isto coloque o sal na água do copo. Mexa com a colher por uns instantes para que se dissolva, enquanto o sal se dissolve , desaparecendo, faça a comparação com a alma quando vai confessando seus pecados ao Sacerdote e estes vão se consumindo até desaparecerem ao receberem a absolvição dos pecados.
Diga que assim como os alimentos sem sal ficam ruins, sem gosto. Nossa vida em estado de pecado é também ruim, sem graça. Agora coloque o ovo dentro da água salgada (ele irá flutuar) e vá dizendo o que acontece com a alma que se confessou: fica leve, livre de todo o peso que tinha antes de confessar-se.
Diga qual importância de confessarmos os pecados e de vivermos na graça de Deus.

Leia mais:
http://www.comunidadesdeamor.com/products/ovo%20-%20din%C3%A2mica%20para%20trabalhar%20sacramento%20confiss%C3%A3o-gra%C3%A7a/

Fonte: Catecismo da Igreja Católica
Imagem: Leonan Faro - Blog Amiguinhos de Jesus


4 comentários:

  1. Ai que legal usar essa experiencia, amei as comparações! No começo pensei q fosse quebrar o ovo...rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que ótima sugestão de tema. Serve para qualquer fase da catequese porque reforça a remissão e o arrependimento.
    Deus abençoe!

    Até mais.

    grupopcv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Whoa! This blog looks exactly like my old one!
    It's on a entirely different topic but it has pretty much the same layout and design. Wonderful choice of colors!

    My web-site; CrossFit rubber mats

    ResponderExcluir
  4. Greetings from Los angeles!

    I'm bored at work so I decided to check out your website on my iphone during lunch break. I enjoy the knowledge you provide here and can't wait
    to
    take a look when I get home. I'm shocked at how quick your blog loaded on my mobile .. I'm not even
    using WIFI, just 3G .. Anyhow, awesome site!

    Here is my web blog ... teleconference service

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!