quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Planejamento do Encontro - Sacramento da Penitência

Planejamento do encontro – Sacramento da Penitência ( o amor de Deus que nos perdoa)

Acolhida: Oração Inicial – Pai-Nosso ( a escolha do pai-nosso é porque nesta oração pedimos o perdão de Deus.
Motivação:
- Contar a parábola do Pai Bondoso (Lc 15, 11-32).
- Explicar a parábola.
Colocação do Tema ( julgar):
- Essa mesma alegria Jesus sente quando voltamos para ele, reconhecendo o nosso erro, pedindo perdão.
- Deus tem uma misericórdia infinita, ou seja, ele nos ama e nos perdoa quando nos arrependemos.
- Ler a Parábola da Ovelha Perdida (Lc 15, 3-10)
- Deus nos conhece, sabe quem é cada um. Conhece os nossos pensamentos, desejos, nossas fraquezas e qualidades. Ele conhece mesmo as coisas escondidas.
- Como o Pai bondoso e como o pastor que deixou suas ovelhas para procurar somente uma, Deus sempre está disposto a nos acolher. Ele quer que todos se salvem, que todos estejam na presença dele.
-  Quando nos arrependemos e pedimos perdão e confessamos os nossos pecados, nós crescemos diante de Deus e dos irmãos.
- Deste modo, Jesus nos deixou o Sacramento da Penitência (relembrar o que são e quais são os sacramentos).
- O sacramento da Penitência nos devolve o estado de graça, que é o estado em que estamos limpos do pecado.
- Relembrar com os catequizandos, o que são os Pecados Mortais, Veniais e Capitais. ( Por favor, catequistas leiam o Catecismo para ter o aprofundamento correto sobre o pecado, as páginas são 494 a 500)
- Os sacerdotes, têm o poder como Ministros de Deus, para nos perdoar em nome de Deus para nos reconciliar com Deus e com os nossos irmãos (Jo 20, 23).
- CATEQUISTAS: ler o capítulo sobre o Sacramento da Penitência no Catecismo da Igreja Católica, está nas páginas 391 a 411. Lembrem-se que os próximos encontros dependerão desta leitura. Catequese do dia 29/10 ensinaremos as crianças como se confessar, o exame de consciência, confissão, passos para se completar o Sacramento da Penitência.
Atividades: folhinha
Agir transformador (ação)
Dinâmica Sou um Escravo:
- Objetivo: Mostrar que o perdão nos liberta, com o pecado ficamos atados como “escravos”.
Participantes: todos
Material: Barbantes, fita crepe adesiva, lenços.
Descrição:
  Amarrar os catequizandos! Você pode escolher amarrar cada um de um jeito ou deixá-los todos iguais. Vendar os olhos, lacrar os ouvidos e a boca, amarrar pés e mãos. O importante é deixá-los desconfortáveis.
   Perguntá-los se estão gostando de ficar assim, se estão confortáveis e se eles conseguem se desprender das amarras sozinhos.
   Explicar que quando estamos no pecado ficamos assim, amarrados, atados, não conseguimos fazer nada, só o que o pecado nos pede. Ficamos presos às conseqüências do pecado, como “escravos”.
   Perguntá-los se querem ser desamarrados. Dizer que só Deus pode desamarrá-los, se eles pedirem (confessarem) que querem tirar essas amarras, ou seja, se querem livrar-se do pecado.
   Falar que como Deus é bom, ele permitiu que a Catequista desamarrasse aquele que tivesse o verdadeiro sentimento de pedir perdão, de se livrar das amarras. Então, desamarrar um por um.
Celebração:
- Entregar o ato de contrição recortado e colado em papel durinho ou Eva. Eles precisam guardar esta oração até o dia da confissão.
- Explicar o que é esta oração, quando a utilizamos e repetir algumas vezes com eles.
Oração Final

7 comentários:

  1. Que encontro fofo...
    Amei! Usarei a dinâmica para complementar o encontro de semana passada, cujo tema foi este.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  2. Oi gente boa to morrendo de saudade mass não posso voltar,um forte abraço fique com Deus josej prado

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Layse!!! Quanto tempo eu não passo por aqui e quantas coisas boas você já postou!!! Amei a dinâmica de amarrar os catequizandos. rs Tenha um abençoado final de semana. abçs
    Cris
    Catequizando Feliz

    ResponderExcluir
  5. ESSA POSTAGEM SUA DA UM ENCONTRÃO. SE TEM ALGUM CATEQUISTA SEM ACESSAR SEU BLOG ATUALMENTE, ESTÁ PERDENDO, SUAS POSTAGENS ESTÃO PRA LÁ DE BOAS.

    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  6. Oi Layse!Que bela postagem essa!Não só essa todas as postagens suas são uma maravilha cheias de Espírito Santo!Amei a sugestão de entregar o ato de contrição num papel durinho de E.V.A!Parabéns!!!Vou usar tua idéia!Beijos no teu core lindão♥Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi Layse! Quanta coisa legal! Um encontro muito bem preparado! Adorei!!! Salvei aqui nos meus documentos e vou adaptá-los para trabalhá-lo neste domingo com as crianças da minha turma. Ah, e o que mais gostei foi a dinâmica! Achei muito criativa!!!

    Beijos... Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!