domingo, 2 de outubro de 2011

Pecados Capitais - Planejamento do Encontro


Acolhida: Oração Inicial – Pai-Nosso

Motivação (ver):
- Relembrá-los o encontro anterior sobre o Pecado e sua divisão em Pecado Mortal e Venial.
- Perguntá-los se já cometeram um pecado uma vez, ou se há alguns pecados que eles cometem várias vezes, e se há algum que já virou um vício.
- Perguntá-los se sabem o que é um vício?

Colocação do Tema ( julgar):

-  “O Pecado cria uma propensão ao pecado; gera o vício pela repetição dos mesmos atos. A repetição dos mesmos pecados, faz com que nossa consciência obscura e incapaz de avaliar se as nossas ações são mesmo boas ou más. Assim, o pecado tende a reproduzir-se e a reforçar-se, mas não consegue destruir o senso moral até a raiz.
    Os vícios podem ser classificados segundo as virtudes que contrariam, ou ainda ligados aos pecados capitais que a experiência cristã seguindo S. João Cassiano e S. Gregório Magno. Sã chamados capitais porque geram outros pecados, outros vícios. São o orgulho, a avareza, a inveja, a ira, a impureza (luxúria), a gula, a preguiça ou acídia”.(Texto adaptado do CIC 1865-1867).
- Explicar os pecados capitais que estão na folhinha do texto motivacional.

Celebração e Agir transformador:
- Pedir para que as crianças escrevam em um papel os pecados capitais que já tenham cometido. Depois colocar a lixeira no centro da sala e pedir para que cada um rasgue o seu papelzinho, fazendo o compromisso de não cometê-los mais... Colocar um fundo musical leve para acompanhar.

Atividade: Jogo dos Pecados Capitais. Recortar os quadradinhos com as definições dos pecados capitais e suas virtudes. Dividir a turma em dois grupos e peça para que eles adivinhem qual pecado ou virtude pertence a cada um. Ganha que conseguir acertar mais.
- Tarefinha.

Oração Final

Fonte: Catecismo da Igreja Católica 1865-1867

4 comentários:

  1. Que encontro rico Layse, como é difícil explicar esses pecados que muitos acham normais...

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Amei! Tema espinhoso e bem trabalhado! bj e ótima semana! Lu

    ResponderExcluir
  3. muito bom esta sugestão de encontro,facilita a nossa vida,obrigado beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que trabalho tão bonito você realiza nesse blog!
    Que bom que você tem a generosidade de partilhar seu dom e seu tempo com tantos catequistas. Muito obrigada, esse blog me ajuda muito. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!