quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Conhecendo os Profetas - Oséias

    
          
        Oséias vive em um período em que os poderosos estão muito bem. Por isso, não se importam em serem fiéis a Deus. O rei da época, Jeroboão, para conquistar mais o povo, deixa que entrem muitos ídolos no meio dele.
        O nome "Oséias" quer dizer "salvação". Como freqüentemente acontece nos livros dos profetas, o nome do autor combina perfeitamente com a sua mensagem. Oséias condena os pecados do povo, mas apresenta uma mensagem de esperança e perdão.

       O livro de Oséias, talvez mais do que qualquer outro livro do Velho Testamento, expõe o coração de Deus. Oséias vive no próprio casamento o que Deus estava passando em relação a Israel. Os primeiros três capítulos descrevem a vida de Oséias. Ele se casa, mas a mulher dele se torna adúltera. Ele sofre com a infidelidade dela, mas ainda mostra a misericórdia para tomá-la de volta. Assim Deus viu a sua noiva, o povo de Israel, se envolvendo com "outros deuses", ou seja, cometendo adultério espiritual. Mesmo depois de tudo que Israel havia feito, Deus teria graça e misericórdia para reconciliar com esta esposa adúltera e estabelecer uma nova aliança com ela.

       O povo pode ser infiel, esquecer-se da Aliança. Mas Deus não é assim. Ele sempre espera a volta daquele que errou. O profeta Oséias, na sua pregação, mostra o coração de Deus cheio de amor e ternura. Deus é como um marido que ama sem limites a sua esposa e cuida da família com todo carinho.


5 comentários:

  1. Que lindo significado para este nome. Você encontra isso tudo na internet ou em outras fontes?

    Até breve. Parabéns pelos textos.

    grupopcv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ¡Querida Layse!! Tengo un regalito para tí en mi blog: http://familiacatolica-org.blogspot.com/2011/10/gracias-rosay-mom.html
    Quiero que sepas que admiro mucho todo lo que haces en tu blog y las ganas que tienes de comaprtir tus dones!!! Dios te siga bendiciendo!!

    ResponderExcluir
  3. Layse também ri muito do eia e sobre a ingenuidade... rsrs
    Agora sobre os nomes eu acho lindo conhecermos os significados... antigamente as pessoas usavam colocar os nomes nos filhos fazendo homenagens ao santo de devoção... hoje infelizmente colocam igual ao personagem de novela... time de futebol, pena né? Na minha adolescencia fiquei revoltada ao conhecer o significado do meu...rarra "o coxo" ... caracas minha mãe chorou de rir ao me ver chorando de tristeza...rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. OLÁ,LAYSE ESTOU GOSTANDO MUITO DE APRENDER , DE UMA MANEIRA SIMPLES SOBRE OS PROFETAS. ESTOU SALVANDO TUDO.OBRIGADA POR PARTILHAR SEMPRE. BEIJUS

    ResponderExcluir
  5. Perfeito! Estudei o profeta e adorei. Ontem mesmo estava inquieta, pois achei uma citação no livro: "Deserto Vivo" do livro dele(Oséias 11,14 Não tem 11, 14 e a citação é: "Levá-la-ei à solidão para falhar-lhe ao coração" Será que é erro do livro? bjbj!

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!