terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sacramentos: sinais sensíveis de Deus - Planejamento do Encontro

Acolhida: Acolher os catequizandos, cumprimentando-os com abraços, apertos de mão e procurando fazer com que todos façam o mesmo.

Motivação (ver):

 - Perguntar aos catequizandos se perceberam que hoje nós nos cumprimentamos com mais alegria, através de gestos, sinais, como abraços e aperto de mão.

Pistas para conversar com os catequizandos:

- Vocês perceberam que hoje vocês abraçaram ou apertaram as mãos de modo diferente dos outros dias?
- Muitas vezes apertamos as mãos do outro de leve ou apertamos fortemente ou, às vezes, nem pegamos na mão do outro. Por quê?
- Isto é um sinal que demonstra alegria ou tristeza, amizade ou indeferença para com o outro, no aperto de mão.
- Temos ainda outros sinais. Temos, no Brasil, os símbolos da pátria: a bandeira, o brasão... Os sinais de trânsito, em que cada cor simboliza uma ação: vermelho = pare , amarelo=atenção, verde=siga!
- Vocês conhecem o sinal do cristão? O sinal do Cristão é o sinal da Cruz.
- Quando vemos uma pessoa fazendo o sinal da Cruz sabemos que ela é cristã.

Colocação do Tema (Julgar):

- Assim como na nossa vida diária há muitos sinais, Jesus também nos deixou vários sinais que mostram o grande amor que Ele tem por nós. Jesus nos acompanha desde o nosso nascimento até a nossa volta para Ele (na morte).

- Quando nascemos somos levados à Igreja onde recebemos o Sacramento do Batismo que nos faz cristãos, filhos de Deus. Recebemos uma nova vida e começamos a participar da Igreja.
- O Batismo é como uma semente que se planta, mas que, ao longo dos tempo, deve ser cultivada para que cresça e produza. Caso contrário, de nada adianta. Assim também a semente do Batismo: se não for cultivada no dia-a-dia na oração, na fé, na participação, na vivência em Deus, será uma semente chocha, não germinada.
Ler e comentar: Mt 28,19



- Quando crescemos, vamos à catequese e aprendemos muitas coisas sobre Deus. Apesar de conhecermos o que não devemos fazer, muitas vezes dizemos não a Deus. Quando arrependidos, Jesus nos dá outro sinal: a sua misericórdia. Este é o Sacramento da Confissão ou Penitência.
 Ler e comentar: Jo 20,23



- Na nossa caminhada precisamos de força e, por isso, nós comemos para ficarmos mais fortes. Jesus no deu a Eucaristia que é o nosso alimento. Este é o Sacramento da Comunhão.
 Ler e Comentar: Jo 6,56.





Quando jovens, renovamos nosso compromisso com Jesus. Dizemos a Ele que desejamos seguí-Lo de perto, que queremos anunciá-lo em todos os lugares. Este é o Sacramento da Confirmação ou Crisma.
 Ler e Comentar: At 8,17




- Os adultos, escolhem a sua vocação. Umas pessoas são chamadas e desejam formar uma família. Então recebem o Sacramento do Matrimônio.
Ler e Comentar: Mc 10,9







- Outras pessoas são chamadas e desejam dedicar-se inteiramente à missão de Jesus, seguindo a mesma vida de Jesus no sacerdócio. Então, recebem o Sacramento da Ordem.
Ler e Comentar: Lc 22,19






- Quando as pessoas ficam muito doentes, Jesus dá outro sinal do seu amor, participando de sua tristeza. Elas recebem, então, o Sacramento da Unção dos Enfermos.
Ler e Comentar: Tg 5,14-15







Este 7 sinais são chamados SACRAMENTOS.
Eles mostram a presença de Jesus em nós.

Ação (agir transformador):

- Praticar gestos de amizade, em casa, na escola, no trabalho, na catequese etc.
- Participar de alguns sacramentos na Paróquia: Casamento, Batismo e Crisma...
- Procurar saber se na rua onde mora há alguma pessoa doente e se gostaria de receber a Unção dos Enfermos.

Atividades: Jogo da Memória ou Dominó dos 7 sacramentos, que estão nos links abaixo:



 Celebração: Fazer uma celebração agradecendo a Deus pelos Sacramentos que ele deixou. Rezar o Pai Nosso com gestos: alguns com as mãos dadas, outros com a mão erguida, dando também o significado de cada símbolo.


7 comentários:

  1. Oi Layse, Como vc está?! Muito bom esse material q vc disponibilizou, bem completo! Vou guardar nos meus favoritos pra uso futuro...rs... bjos

    ResponderExcluir
  2. show Layse!!! Gosto de fazer teatrinho com eles, principalmente dos sacramentos de iniciação!
    Bjos, Lu

    ResponderExcluir
  3. Quanta riqueza de conteúdo, amiga!
    Você arrasou, como sempre!
    Que Deus continue derramando muita luz em seu coração!
    Abraços, com carinho!

    ResponderExcluir
  4. oi Layse,esse material é muito bom pra trabalhar com as crianças,pois é mais fácil de entender.beijos fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Que bom estar aki mais uma vez neste maravilhoso blog.

    Todos nós temos um anjo protetor, que é o nosso Anjo da Guarda, dado por Deus para nos conduzir e guardar em todos os caminhos até o céu.

    É maravilhoso sabermos que o Senhor, na sua infinita bondade, põe um anjo ao nosso inteiro dispor para nos servir e para que seja nosso pedagogo. O nosso anjo quer, no dia de hoje e de maneira muito especial, nos inspirar e encorajar a fazer o bem em todos os momentos.

    Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  6. Oi Layse,
    Tb quero te conhecer...Quem sabe num encontrão de catequistas... uUm dia neh! Mas, não to acreditando que a Cristiane, não vai vir com o marido, eu viria nem que fosse na carroceria...srrsrs
    menina, amo essas suas atividades...

    ResponderExcluir
  7. Oi querida, como sempre você é muita prestativa e atenciosa....segui seu conselho e exclui os dois contadores de visitas também, vamos ver se resolve.
    Obrigada, que os santos Anjos e Arcanjos te proteja sempre!
    Bjs
    *_*

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!