terça-feira, 6 de setembro de 2011

Quem escreveu a Bíblia?

       
       Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Foram diversos autores. 
    Deus se serviu de diversos tipos de pessoas para escrever a Bíblia: homens e mulheres, jovens e adultos, mães de família, reis, doutores e pastores, operários de várias profissões. Gente instruída, que sabia ler e escrever e gente simples que só sabia contar histórias. Gente viajada e gente que nunca saiu de casa; sacerdotes e profetas. Gente de todas as classes, todos os convertidos e unidos na mesma preocupação de construir um povo irmão, onde reinasse a fé, a justiça, a fraternidade, a fidelidade a Deus e onde não houvesse opressor e nem oprimido.
    Eles escreveram por inspiração de Deus. Isto não quer dizer que Deus foi ditando, lá do céu e eles foram escrevendo...
    
    "Para escrever livros sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens, na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e através deles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele próprio quisesse" (DV11) - (CIC 106).
   
    Eles escreveram os acontecimentos do Povo de Deus. Mas nem todos os acontecimentos foram escritos; apenas foram escritos os fatos mais importantes da grande História do Povo de Deus.
    O modo de falar da Bíblia é o mesmo modo de falar da época em que cada livro foi escrito. Isto é importante conhecer e considerar, para que não fiquemos presos aos símbolos e aos sinais que são usados na Bíblia.
   
   "Para descobrir a intenção dos autores sagrados, é preciso ter em conta as condições do seu tempo e da sua cultura, os gêneros literários em uso na época, os modos de sentir e narrar, correntes naquela época. Porque a verdade é proposta e expressa de modos diversos, quando se trata de gênero históricos, proféticos, poéticos ou outros" (DV 12,2) - (CIC 110)
    
    Às vezes, não é fácil compreender o que está escrito porque a linguagem é diferente da nossa. Muitas vezes não entendemos palavras usadas pelos nossos avós 50 anos atrás. Então, o que dizer das palavras que foram escritas há mais de 2000 anos?
    A fé do antigo povo e dos cristãos reconhece que a Bíblia foi escrita por homens que sentiram a inspiração de Deus e colocaram a seu serviço a inteligência e o conhecimento que tinham da vida e da história do povo, a sensibilidade humana, sua fantasia e reflexão. Eram homens que receberam a inspiração de Deus. "Toda Escritura é divinamente inspirada" (2Tm 3, 16-17).
    Por essa razão pode-se dizer que a Bíblia é obra de Deus, é o livro de Deus, mas também Livro da Fé e da Vida de um povo.
    A Bíblia é a Palavra de Deus na forma humana (1Ts 2, 13). Para os cristãos, a Bíblia é o livro mais importante dentre os milhões de livros já escritos até hoje.


Fonte: Livro do Catequista - Fé, Vida, Comunidade. Ir. Mary Donzellini. Diocese de Osasco.



5 comentários:

  1. Layse, grande é minha alegria por tê-la como seguidor, seja sempre bem vinda em nosso blog,
    aproveitando a visita me tornei seguidor seu, também com tanta criatividade postagens bem elaboradas que nos encantam e nos tornam pessoas mais conscientizadas de nossa fé!
    Deus lhe abençõe!
    Anderson R.
    andersonribeiro18.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post tão lindo. Que Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  3. LAYSE QUE LINDAS SUAS POSTAGENS SOBRE A BÍBLIA, MUITO BONS OS TEXTOS E EXPLICAÇÕES. TEM SELINHO LÁ NO BLOG PRA VOCÊ OK? ABRAÇO

    ResponderExcluir
  4. OLÁ ESTAVA VISITANDO SEU BLOG, GOSTEI MUITO DE SUA POSTAGEM SOBRE A BIBLIA, APROVEITEI E COLOQUEI NO MEU TAMBÉM.
    ESPERO QUE NAO SE INCOMODE.
    ABRAÇO
    BRUNI

    ResponderExcluir
  5. Lindas postagens sobre a bíblia! Parabéns. Abraço Aline

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!