segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Quando foi escrita a Bíblia?

      
     A Bíblia não foi escrita de um dia para o outro. Alguns fatos foram escritos 100 anos depois que as coisas aconteceram, outros 200 anos, e outros até mais de 500 anos. A Bíblia levou 11 séculos (1100 anos) para ser escrita.
     É bom lembrar que a Palavra de Deus, foi em primeiro lugar, vivida pelo povo de Deus. Por muitos anos foi falava e recordava a muitas vezes no meio do Povo, em rodas de conversa, no meio das família e só depois escrita.
     O povo se esforçava para colocar Deus na vida, organizando a vida pessoal e social de acordo com a justiça.
     Os livros da Bíblia não foram escritos na ordem em que estão. Por exemplo: o Gênesis que conta a criação, é o 1º livro da Bíblia, mas o 1º livro a ser escrito foi o livro dos Juízes que apareceu pelo ano 1000 a.C. quando Salomão era rei. Depois do Exílio,  surge o Pentateuco ( os cinco primeiros livros da Bíblia).
     Os livros do Novo Testamento foram escritos depois da morte de Jesus. O Apocalipse foi o último, pelo ano 100 depois de Cristo.
     Para o povo não havia diferença entre o "dizer" e o "escrever". O importante era transmitir aos outros uma nova consciência comunitária, nascida no povo a partir da experiência com Deus. Contavam os fatos mais importantes do passado.
    Como nós hoje decoramos a letra das músicas que ouvimos, assim eles decoravam e transmitiam as histórias, as leis, as profecias, os salmos, os provérbios, além de todas as coisas que depois foram escritas na Bíblia.
    Com o passar do tempo, a Bíblia foi saindo da memória do povo. Daí veio a preocupação de que para que ela não se apagasse, o registro por escrito.
    Quando os livros da Bíblia foram escritos, eles não foram divididos em capítulos e versículos. A divisão em capítulos aconteceu pelo ano de 1214, feita pelo inglês Estêvão Langton, arcebispo de Cantuária e a divisão em versículos foi feita em 1257, pelo dominicano Pagnini.
    A Bíblia foi impressa pela primeira vez, em latim, no ano 1450 depois de 
Cristo.

Fonte: Livro do Catequista - Fé, Vida e Comunidade. Coord. Ir. Mary Donzellini

10 comentários:

  1. Oi menina. Amei o texto muito bom.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sejam felizes bjssssssssss.

      Excluir
  2. Conhecer esses dados nos faz mais seguros para argumentar com os irmãos que questionam a santidade da Palavra. Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Olá! É uma grande satisfação visitar seu blog com frequência. Admiro muito a criatividade de meus amigos blogueiros. Hoje quero pedir uma ajudinha de vcs, estaremos lançando em breve em nossa paróquia um JORNAL IMPRESSO, e ele precisa de um NOME.
    CONTO COM A SUA SUGESTÃO! Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  4. Queridaaaaaaaaaaaaaaaaa,
    Simplesmente ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
    Achei lindo o certificado e a surpresa.
    Obrigada pelo carinho!
    Tirei foto e vou te mandar depois,ok?
    Deus te abençoe!
    Beijinhos,
    Elisabete Victorino(Estados Unidos)

    ResponderExcluir
  5. Un mes para disfrutar aun más de nuestro libro de Vida.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, é muito bom poder star aqui outra vez e ver as maravilhas deste seu blog. Não consigo vir mais seguido, mas quando posso aqui estou.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. muito lindo o texto ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii :) <3

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!