sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Para quê a Bíblia foi escrita?

       A Bíblia foi escrita para manter o povo na caminhada. Três coisas animam o povo a caminhar:
     
      a) Contar o passado; 
      b) Anunciar o futuro;
      c) Mostrar o presente;

   a) Contar o passado

      Nós não nos esquecemos do passado da nossa vida. Ficamos corajosos quando sentimos que fomos ajudados a vencer na vida. Assim também o povo de Deus (o povo da Bíblia), olhando as coisas que Deus tinha feito para ele no passado, se animava a caminhar para frente.

Os livros que falam do passado do povo de Israel chamam-se:

Pentateuco: (Lei ou Torá). São assim chamados os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis (Origem da vida e da história do povo no Egito), Êxodo (saída do Egito), Levítico ( formação de um povo santo e instruções para o culto), Números (a caminho da Terra Prometida) e Deuteronômio (segunda lei - projeto de uma nova sociedade).

Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, Samuel 1 e 2, Reis 1 e 2, Crônicas 1 e 2, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus 1 e 2. São 16 os livros históricos.

b) Anunciar o futuro

      Ficamos animados quando olhamos para as possibilidades que temos no futuro. Nascem em nós a esperança, a força e a coragem.
      Assim o Povo de Deus (o povo da Bíblia) se animava a caminhar para frente, quando eram colocadas, pelos profetas, as promessas feitas por Deus para o futuro.
      Os livros que falam do futuro do povo de Israel se chamam Livros Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias,  Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. São 18, os Livros Proféticos.

c) Mostrar o presente

        Ficamos felizes quando sentimos que Deus caminha conosco, na nossa vida presente e com nossos problemas.
       Assim aconteceu com a Bíblia quando começou a caminhar com Deus. Olhava não só o passado, nem só o futuro, mas também o presente, buscando soluções para seus problemas.
     Tudo isto está escrito nos Livros Sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico. São 7, os Livros Sapienciais.
     
     " Com efeito, tudo o que foi escrito, anteriormente, foi escrito, anteriormente, foi escrito para nossa instrução, a fim de que, pela constância e consolação que provêm das Escrituras, possuamos a esperança". (Rm 15,4)

      Cristo é a luz que ilumina o passado, o presente, e o futuro. Fazendo referência a Ele, podemos entender a mensagem da Bíblia hoje. 

Fonte: Livro do Catequista - Fé, Vida, Comunidade - Ir. Mary Donzellini - Ed. Paulus


7 comentários:

  1. Obrigada flor pela visita no meu blog baby! Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai toma no cu nao tem nada que eu preciso.

      Excluir
  2. Parabéns pela postagem!
    O blog está Ótimo!
    Deus lhe abençoe,
    Anderson R.
    andersonribeiro18.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. me ajudou bastante muito obrigado que deus lhe de em dobro

    ResponderExcluir
  5. Era exatamente o que eu procurava para passar para os meus alunos da catequese, Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou muito...Deus te abencoe.

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!