domingo, 4 de setembro de 2011

Como procurar e encontrar uma citação bíblica


 
 Bom dia Pessoal! 

    Muitas vezes nossos catequizandos se confundem para entender e procurar uma citação bíblica. Coloco abaixo, um pequeno esquema sobre como procurar e encontrar uma citação bíblica, de acordo com a nossa Igreja Católica Apostólica Romana.


COMO PROCURAR E ENCONTRAR UMA CITAÇÃO BÍBLICA


     As citações têm sempre a seguinte ordem: título do livro (abreviado), capítulo e versículo. Ex: Jo 10,10 = lê-se assim: Evangelho de João, capítulo 10, versículo 10.

 A vírgula ( , ) separa o capítulo do versículo:(Jo 6,50 = Evangelho de João, capítulo 6, versículo 50).

 O ponto ( . ) indica um pulo entre os versículos. Neste caso lê-se o(s) número(s) que vem antes e depois do ponto: (Jo 1,3.9 = Evangelho de João, capítulo 1, versículos 3 e 9).

 O traço ( - ) indica que devemos ler de um versículo até o outro: (Jo 17,20-26 = Evangelho de João, capítulo 17, versículos de 20 a 26); também pode indicar uma seqüência de capítulos: (Jo 17,20-18,12 = Evangelho de João, do capítulo 17, versículo 20 até o capítulo 18, versículo 12).

 O ponto e vírgula ( ; ) separam uma citação de outra: Jo 1,5;16,14 = lê-se o versículo 5 do capítulo 1 e o versículo 14 do capítulo 16.
ou um livro de outro: Jo 1,5;Mt 1,22 = neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no Evangelho de João e outra no Evangelho de Mateus.

Um esse ( s ) indica o versículo imediatamente posterior ao citado: Jo 1,5s = Evangelho de João, capítulo um, versículos cinco e seguinte, 6. ou seja, Jo1,5s = Jo 1,5-6.

Dois esses (ss) indicam os versículos seguintes ao citado, até onde se fizer necessária a citação.

 Às vezes encontramos um a, ou b, ou ainda um c depois da citação do versículo. EX: Jo 1,18a = lê-se a primeira parte do versículo dezoito. Quando a letra que vem logo depois da citação é b, deve-se ler a segunda parte do versículo e quando é c, lê-se a terceira parte do versículo (isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma, duas ou até três frases).

 Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo. Ex: Jd 3 = Epístola de Judas, versículo três. Quando o livro tem mais de um capítulo, o numero que vem logo após a indicação do livro é a indicação do capitulo.
Ex: Jo2 = deve-se ler todo o capítulo dois do Evangelho de João.

6 comentários:

  1. Parabéns pelos eu trabalho! Um abraço!

    Angela Rocha
    www.catequistaamadora.com.br
    http://catequeseebiblia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Layse no último encontro rabalhei com meus pequenos isso mesmo... e quando já tinham entendido distribui versículos diversos para eles acharem... foi muito bom ver q eles aprenderam e com certeza nunca mais esquecerão.

    Mandei uma cartinha para vc, qd chegar me dá um toque?

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. es una explicación muy sencilla para aprender a leer en la biblia gracias
    mil bendiciones

    ResponderExcluir
  4. muito bom vou usar na minha catequese e ver se funciona pra mim.

    ResponderExcluir
  5. tudo sobre a biblia e importante estou aprendendo isso na catequese

    ResponderExcluir
  6. Isso eu sei eu quero saber como é que chega na biblia pra procurar direito pessoas porque o numero 666 é do mal leiam apocalipse pra entender só os inteligentes descobrem o numero da besta o numero do diabo

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!