domingo, 18 de setembro de 2011

Como NÃO usar a Bíblia na Catequese

     É comum recorrer à Bíblia na catequese para encontrar os apreciados "exemplos catequéticos", como instrumento moralizante, ou só para defender a doutrina.
     A Bíblia não deve ser utilitarista, isto é, usada só para a transmissão em aulas, em palestras, manipulando os textos, como respostas mágicas. Não usar apenas citações de um texto ou referências bíblicas.
     Para alguns grupos a Palavra de Deus é colocada como consolo e terapia pessoal, dentro de um misticismo vazio, sem compromisso. São feitas leituras isoladas, frases ou textos fora do contexto, só para tirar mensagens estilo "horóscopo", ou para tirar mensagens bonitas.
     A leitura da Bíblia não deve ser leitura de "doutor", leitura intelectualizada.

Fonte: Livro do Catequista - Fé, Vida, Comunidade. Ir. Mary Donzellini. Ed. Paulus.

3 comentários:

  1. Oi,Layse! Seu blog é muito fofo, cheio de alegria e do amor de Deus! Já estou seguindo. Meu nome é Gabriel Pio, tenho 7 anos, mas quem escreve para mim é minha irmã Joana, de 12 anos, do blog "Pedacinho do Ceú". É que eu sou ainda pequeno e estou aprendendo a escrever certo ainda. Sou filho da Angela, do blog "nos Passos de Jesus".Eu também tenho um blog, onde coloco orações, brincadeiras e outras coisinhas de criança. Acho que você vai gostar. Apareça por lá, eu ficarei muito feliz. Vou levar seu link comigo.
    Um abraço bem grande,
    Gabriel

    ResponderExcluir
  2. Layse que legal receber seu comentário. Seu blog está a cada dia mais lindo e atingindo mais e mais pessoas, isso é uma bênção.
    Engraçado que ontem digitei esse texto kkkk vai aparecer daqui uns dias no Catequese Caminhando, esse livro é muito bom, comprei ano passado mas ainda não tinha lido quase nada... eu digitei como usar e como não usar a Bíblia na Catequese.
    Beijinhos querida e que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  3. Layse... Deus é nossa inspiração! Ele sabe o momento em que precisamos de uma palavra amiga e nos envia, através de alguém ou algo! O importante é que Ele nos vê e nos responde! Muitas das vezes realizamos tanto, e esperamos o reconhecimento. Mas o que realmente necessitamos é fazer para Deus, Ele nos recompensará, por tudo e toda a intenção. Necessitamos nos libertar da "Lei do Reconhecimento",eu também, não que não seja necessário as vezes, mas há momentos que esperamos anciosamente, se torna uma necessidade e quando isso não ocorre. por vez nos desanimamos e queremos desistir. Mas o propósito de Deus com vc permanece, então siga em frente, independentemente das situações. Um dia verás a recompensa de tudo o que semeou.

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!