segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Alguns passos para a leitura comprometida da Bíblia

   
   1 - Ler muito, muito, muito a Bíblia. Mastigar cada versículo. Atravessar o texto. A leitura da Bíblia, quando feita com fidelidade, vai abrindo aos poucos os nossos olhos sobre a realidade e nos levará a uma opção pelos pobre e a um compromisso mais firme com a causa.

   2 - Através dessa experiência, deixar-se conduzir pelo Espírito, procurando aprofundar cada vez mais, o conhecimento da realidade em que vivemos, refletindo o texto em comunidade.
        Para entender a Palavra de Deus é necessário criar uma abertura ao amor desse Deus que quer se comunicar com o seu povo;
        A leitura é feita não só para conhecer melhor o sentido da Bíblia, mas principalmente, para colocá-la em prática.

   3 - Procurar descobrir no texto:
 
     - O que o autor da história quer nos dizer;
     - Qual é a mensagem principal do texto;
     - Quais os personagens e os lugares que aparecem no texto;
     - Qual a situação econômica-social-política-religiosa e ideológica que o texto nos revela.

   4 - Ter visão de conjunto da Bíblia. Conhecer as grandes etapas da História do Povo de Israel. Ter algumas noções sobre a situação do povo daquele tempo.
 
   5 - Evitar a leitura fundamentalista da Bíblia, isto quer dizer, não ler o texto "ao pé da letra".

   6 - Estudar o surgimento e a formação dos livros do Antigo e Novo Testamento.

Fonte: Livro do Catequista - Fé,vida, comunidade. Ir. Mary Dozellini. Ed. Paulus

7 comentários:

  1. Meu antigo Pároco costumava lembrar que lanterna pode cegar se a gente colocar contra os olhos...ela deve sempre iluminar o caminho, dizia ele.
    Ótimas dicas! Aliás, sou apaixonada pelo blog!
    Grande abraço, Lucyanna

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui mais uma vez registrando a importância desse site e das postagens, quando passo por aqui sempre me surpreendo com as lições ou sugestões de evangelismo. Parabéns por tanta dedicação e carinho com os pequeninos. Em Cristo... Fausto!

    ResponderExcluir
  3. Importantissimo estes posts sobre a Bíblia, não só nós catequistas,mas o cristão em geral deve estar sempre muito atento ao compromisso de sermos praticantes da Palavra e não só mero leitores.
    Beijos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Vimos retribuir a visitinha que fez em nosso Blog, e agradecer as belas palavras deixadas por lá, estamos começando nosso bloguinho ainda temos dificuldades, mas ficamos muito contente com suas palavras, e adoramos ver que você é seguidora do blog da nossa catequista Érica, ela nos incentiva muito e nos ajuda muuuiiito também, agora estamos sempre te visitando, pois seu blog e lindo, já copiei estas suas postagem falando sobre a Bíblia para passar para as crianças continue sempre iluminada. beijos.

    Catequese da Paróquia São João Batista de Sertãozinho.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, Layse. Algumas pessoas querem ler a bíblia ao pé da letra mesmo. Obrigada pelas dicas. Muito importante este texto para nossa formação. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Layse!!! Olha eu aqui!!
    Ótimas dicas para a leitura da Bíblia. Se todos seguissem esses passos, facilitaria tanto...

    beijos,

    Diário de Catequese

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!