quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mandamentos da Igreja - Planejamento do Encontro


Oração Inicial: Oração pelas Vocações (link para a oração já pronta)

Motivação (ver):

- A Igreja somos todos nós e temos um compromisso para com os nossos irmãos, vivendo a Boa Nova de Jesus.
- Perguntar aos catequizandos quem faz parte da Igreja? Responder: o Papa, os Bispos, padres, ministros, a comunidade ...
- Lembrá-los que a Igreja é o povo, é comunidade viva, é viver em comunhão.
- Só que para a comunhão acontecer mais facilmente e permitir a participação dos fiéis de modo organizado, além dos 10 mandamentos da Lei de Deus, existem também os Mandamentos da Igreja.

Colocação do tema (julgar):

- Explicar os 5 mandamentos da Igreja:

1) Participar da Missa aos Domingos e Festas de Guarda.
2) Confessar-se ao menos 1 vez ao ano.
3) Receber o sacramento da Eucaristia pelo menos na Páscoa.
4) Abster-se de comer carne e observar o jejum nos dias estabelecidos pela Igreja.
     - Jejum: 4ª de Cinzas/ 6ª feira Santa
     - Carne: Sextas feiras da Quaresma

5) Recolher o dízimo, em 2005 o Papa Bento XVI modificou este mandamento para: Recolher uma contribuição para atender as necessidades materiais da Igreja.


     "De modo que para a salvação do povo de Deus, a Igreja estabeleceu cinco obrigações que todo católico tem de cumprir, conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica (CIC). Este ensina: "Os mandamentos da Igreja situam-se nesta linha de uma vida moral ligada à vida litúrgica e que dela se alimenta. O caráter obrigatório dessas leis positivas promulgadas pelas autoridades pastorais tem como fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral, no crescimento do amor de Deus e do próximo." (§2041)
    Note que o Catecismo diz que isso é o "mínimo indispensável" para o crescimento na vida espiritual dos fiéis. Podemos e devemos fazer muito mais, pois isso é apenas o mínimo obrigado pela Igreja. Ela sabe que, como Mãe, tem filhos de todos os tipos e condições, portanto, fixa, sabiamente, apenas o mínimo necessário, deixando que cada um, conforme a sua realidade, faça mais. E devemos fazer mais.
1º – Primeiro mandamento da Igreja: "Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho".
     Ordena aos fiéis que santifiquem o dia em que se comemora a ressurreição do Senhor, e as festas litúrgicas em honra dos mistérios do Senhor, da santíssima Virgem Maria e dos santos, em primeiro lugar participando da celebração eucarística, em que se reúne a comunidade cristã, e se abstendo de trabalhos e negócios que possam impedir tal santificação desses dias (Código de Direito Canônico-CDC , cân. 1246-1248) (§2042).
    Os Dias Santos – com obrigação de participar da missa, são esses, conforme o Catecismo: “Devem ser guardados [além dos domingos] o dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania (domingo no Brasil), da Ascensão (domingo) e do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), de Santa Maria, Mãe de Deus (1º de janeiro), de sua Imaculada Conceição (8 de dezembro) e Assunção (domingo), de São José (19 de março), dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (domingo), e por fim, de Todos os Santos (domingo)” (CDC, cân. 1246,1; n. 2043 após nota 252) (§2177).
2º - Segundo mandamento: "Confessar-se ao menos uma vez por ano".
    Assegura a preparação para a Eucaristia pela recepção do Sacramento da Reconciliação, que continua a obra de conversão e perdão do Batismo (CDC, cân. 989). É claro que é pouco se confessar uma vez ao ano, seria bom que cada um se confessasse ao menos uma vez por mês, pois fica mais fácil de se recordar dos pecados e de ter a graça para vencê-los.
3º - Terceiro mandamento: "Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição" (O período pascal vai da Páscoa até festa da Ascenção) e garante um mínimo na recepção do Corpo e do Sangue do Senhor em ligação com as festas pascais, origem e centro da Liturgia cristã (CDC, cân. 920).
    Também é muito pouco comungar ao menos uma vez ao ano. A Igreja recomenda (não obriga) a comunhão diária.
4º - Quarto mandamento: "Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja" (No Brasil isso deve ser feito na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa). Este jejum consiste em um leve café da manhã, um almoço leve e um lanche também leve à tarde, sem mais nada no meio do dia, nem o cafezinho. Quem desejar, pode fazer um jejum mais rigoroso; o obrigatório é o mínimo. Os que já tem mais de sessenta anos estão dispensados da obrigatoriedade, mas podem fazê-lo se desejarem.
    Diz o Catecismo que o jejum "Determina os tempos de ascese e penitência que nos preparam para as festas litúrgicas; contribuem para nos fazer adquirir o domínio sobre nossos instintos e a liberdade de coração (CDC, cân. 882)".
5º - Quinto mandamento: "Ajudar a Igreja em suas necessidades"
     Recorda aos fiéis que devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades (CDC, cân. 222). Não é obrigatório que o dízimo seja de 10% do salário, nem o Catecismo nem o Código de Direito Canônico obrigam esta porcentagem, mas é bom e bonito se assim o for. O importante é, como disse São Paulo, dar com alegria, pois “Deus ama aquele que dá com alegria” (cf. 2Cor 9, 7). Esta ajuda às necessidades da Igreja pode ser dada uma parte na paróquia e em outras obras da Igreja.
Nota: Conforme preceitua o Código de Direito Canônico, as Conferências Episcopais de cada país podem estabelecer outros preceitos eclesiásticos para o seu território (CDC, cân. 455) (§2043).
Demos graças a Deus pela Santa Mãe Igreja que nos guia. O Papa Paulo VI disse que "quem não ama a Igreja não ama Jesus Cristo".

Prof. Felipe Aquino. Retirado do link: http://cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=4511


Atividade: Elaboração do livrinho dos Mandamentos da Igreja ( próxima postagem) e tarefinha de fixação.

Celebração: Fazer um compromisso de cada um com os Mandamentos da Igreja

Oração Final: Pai-Nosso



11 comentários:

  1. Oi querida Layse, vim agradecer o certificado e o presentinho que você me mandou eu simplesmente amei e vou guardar com todo carinho. Ando um pouco sumida do blog porque minha pequena fraturou o cotovelo , uma fratura grave e tenho que cuidar dela o dia todo pois tem 3 aminhos e não para um minuto, mas logo que ela se recuperar eu volto ok? Bjus e um fim de semana abençoado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Td bem! Estou com alguns problemas no blog mas aos poucos tudo vai se resolvendo.
    Neste final de semana celebramos a ASSUNÇÃO.
    E assim, podemos conceber a idéia de que Maria é intercessora por nós junto a Jesus. Ela é sim a medianeira diante do fruto de seu ventre. Por Maria se chega ao Filho e por Ele ao Pai. A escada que leva ao céu tem degraus distantes e ás vezes fica difícil a subida, mas Nossa Senhora está de pé, firme e incansável a nos estender a mão para ajudar a alcançar o próximo degrau. No alto da escada está Jesus, sempre pronto a atender aos pedidos da Mãe. Jesus nos pega pelos braços e nos leva ao Pai.

    Abraços, Reinaldo Fonseca
    Paróquia São Pedro Apóstolo

    ResponderExcluir
  3. Oi Layse,vim agradecer o certificado e a surpresa que amamos,a Dry manda bjss.Obrigado mesmo ficamos muito felizes que Deus te abençoe sempre!!Eliana e Edriely Caminhando com Jesus

    ResponderExcluir
  4. Queridíssima Layse! Que alegria não foi a minha ontem com a chegada do correio!!! Um presentinho tão carinhoso seu!!! Fiquei muito feliz!!! Obrigada de coração! Que Deus a abençoe sempre. Meu abraço vai através dos braços Misericordiosos de Jesus. Beijo enorme em seu coração.

    ResponderExcluir
  5. Layse, sua danadinha voce não é fraca não, heim?
    Amei, amei, amei!!!
    Tenha certeza de que me será muito útil! Vou ver se encomendo os outros.
    Muito obrigada!

    Deus de abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Vim trazer meu abraço e desejar uma belíssima semana pra você. Desculpe minha ausência, mas nem sempre consigo fazer visitas, embora goste muito de estar sempre aqui.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de um dimanica também! Alguma ideia?

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de ver o livrinho tem mas dinamicas

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de ver o livrinho tem mas dinamicas

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de ver o livrinho tem mas dinamicas

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!