sábado, 9 de julho de 2011

O poder de descontrair

  Poder de descontrair


          Um dos fatores que mais bloqueiam o processo de comunicação é a inibição, que impede a pessoa de se expressar com liberdade e espontaneidade. A inibição está presente, em graus diversos, praticamente em todas as pessoas, provocando em cada um efeitos variados. Não há ninguém totalmente livre de alguma forma de inibição ou timidez.
          A inibição está presente também na catequese. E em grau às vezes elevado. Então se encontra um grupo de pessoas para partilhar suas vivências. Pessoas diferentes, com experiências diferentes. É natural que surja a inibição. Todo catequista tem experiência de como é difícil lidar com a inibição numa turma de catequese. Alguns, por inibição, se fecham e se isolam. Outros, pela mesma inibição, tornam-se engraçadinhos e começam a chamar a atenção para si. O próprio catequista constuma se sentir inibido.
         A música pode ajudar a vencer isso. Cantar descontrai. A palavra descontrair é sugestiva. A pessoa, em situação de inibição, fica literalmente contraída: músculos e nervos se contraem, a garganta fica tensa, seca, os gestos tornam-se mecânicos e sem espontaneidade. Muitos, nessa situação, chegam a gaguejar, não conseguindo falar com naturalidade. Ou chegam a sentir dores no corpo, ou aquela ansiedade no abdômen, o famoso “frio da barriga”.
        Mas é só começar a cantar e a dançar que tudo isso desaparece. A música alivia essas tensões, desinibe, descontrai, desarma os bloqueios, diminui a ansiedade e a timidez. Cria, então, um clima favorável para a comunicação.
         

        Pessoal, vou postar as sugestões de músicas para este tema amanhã no final da manhã, porque tive alguns probleminhas com os vídeos. Portanto,vou postar os vídeos dessas músicas junto com as  coreografias amanhã, ok ?
    
Um abraço apertado! E obrigada pela participação tão bela e construtiva de todos vcs no primeiro dia de formação!           



*O I Curso de Férias do Catequese Kids, é sobre O Poder da Música na Catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html


40 comentários:

  1. Tiene toda la razón, un comienzo con musica y canto ayuda a la participación. los más inseguros se sienten más protegidos al ser una actividad en común. Eso les da más tiempo para sentirse seguros e integrados en el grupo. Espero ver esos videos mañana, lo unico que lamento es el idioma, que hay cosas que no puedo traducir y no llego a comprender bien del todo.
    Un abrazo en Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Aguardaremos... é sempre bom conhecermos novas músicas para usarmos nos nossos encontros.Até amanhã, bjus e boa noite

    ResponderExcluir
  3. Olá! Muito boa esta postagem, a inibição nos atrapalha em diversas áreas de nossa vida, problema bem dificil de ser lidado, mas é muito importante tentar trabahar para superar este bloqueio dainibição que existe em cada um de nós.
    Grande abraço, que possamos semear boas sementes no canteiro da vida

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Obrigada por mais um dia de formação. O dia de hoje trouxe dicas importantes de como lidar com a inibição na catequese e como a música nos auxilia em vários aspectos. Parabéns.
    Deus a abençõe.
    Andréa

    ResponderExcluir
  5. Aqui na minha comunidade no Rio, nós reservamos o último sábado de cada mês para a catequese. E a nossa maior dificuldade é encontrar músicas que eles se identifiquem. Aguardarei pelas postagens.
    Fique com Deus.Bjs...

    Carla

    ResponderExcluir
  6. Oi a formação de hoje falou demim rsrsrs, sofro com esse problema da inibição, por mais que eu tente me prepare sempre fico com dificuldade de me expressar, sou muito inibida, mais com essa formação estou criando mais coragem de tentar ser menos inibida. Bom acho que essa formação dehoje foi especialmente para mim rsrsrsrsrs.

    beijos Layse fique com Deus .

    Érica.

    ResponderExcluir
  7. A música faz parte de nossa vida. É claro que é um grande instrumento de evangelização, e para as crianças então é ótimo. No entanto, para mim é um tanto complicado, pois além da inibição e timidez, falta talento.Mas, tento fazer minha parte, desajeitado, é obvio. Vamos aguardar agora, as sugestões de boas musicas. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Vai ter até coreografia?! Oba! Olha, eu sou meio inibida, mas só no começo... depois q consigo engatar a primeira vou embora... Mas antes de isso acontecer eu fico tremula, bochechas vermelhas e minha voz tb muda...rs... mas não desisto não! E esse ano peguei uma turminha bem inibida mesmo, nossa q dificuldade viu! Obrigada amada, e fica na Paz do Senhor, bjo no ♥!

    ResponderExcluir
  9. OBA TERÁ COREOGRAFIA!!!! EU TAMBÉM PRECISO DEIXAR A TIMIDEZ DE LADO. MAIS SOU TÍMIDO SÓ PARA UNS LADOS JÁ OUTROS MELHOR ABAFAR O CASO. KKKKKKKKKKK
    GENTE APROVEITO PRA CONVIDÁ-LOS A BRINCAR LÁ NO MEU BLOG TEM UMA BRINCADEIRA LÁ

    ResponderExcluir
  10. Adorei saber que vai ter coreografia,sou um pouco inibida também ,com a música,a dança vou me soltando juntos com as crianças timidas também ,legal tô adorando esse curso!!Bjss e a Paz!!

    ResponderExcluir
  11. OPS!!!CHEGANDO ATRASADA, MAIS CHEGUEI.NÃO POSSO FICAR FORA DESSA.QUE BOM QUE VAI TER COREOGRAFIA,BEIJUS E ATÉ MAIS TARDE.

    ResponderExcluir
  12. Estou adorando este curso foi um presentão de Deus para todos nós atráves de vc.Paz e bem amada.bjs

    ResponderExcluir
  13. Estou amando este curso,você é dez!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, este curso esta fascinante!!

    ResponderExcluir
  15. oi querida, fiz um comentario no dia 08 e ele não entrou só hoje percebí, mas estou acompanhando ok? bjus

    ResponderExcluir
  16. Vim lhe desejar uma boa semana!
    Tudo para honra de Deus!
    Paz de Cristo!

    Catequistas Unidos

    ResponderExcluir
  17. Oiii Reinaldo, com certeza a inibição nos atrapalha e muitoooo! A gente sempre fala que os catequizandos são inibidos e quanto mais idade eles têm, mais inibidos são...
    Mas esquecemos que nós mesmos, os catequistas, tb temos sérias barreiras!
    Temos que pedir ao Espítito Santo que nos torne cada vez mais desinibidos, para mostrarmos a todos a alegria de sermos cristãos!

    Um abraço,
    Layse

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Andréa pelo comentário!
    Estou feliz por ter gostado!
    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  19. Carla,
    Que iniciativa legal vcs têm em sua Comunidade! Realemente, temos dificuldade em encontrar boas músicas e as crianças são exigentes!
    Estou montando uma lista de músicas, inclusive infantis e vou publicá-la no último post do curso.
    Um beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  20. Érica, Érica! Coragem... vc tem que ser "sem-vengonha"! No bom sentido!kkkk
    Tb sou um pouco inibida e pra cantar sou um desastre!kkkkkkk
    Mas peça ao Espírito Santo para agir em vc e deixe-o agir em vc!
    Beijos,
    LAyse

    ResponderExcluir
  21. Manoel, quanto mais desajeitados somos, mais as crianças gostam! E parece que quanto mais medo de errar temos, mais erramos nas letras, nas coreografias...kkkkkkkkk
    Muitos de nós, não nascemos com talento, mas, Deus nos capacita, quando tentamos fazer o nosso melhor...

    Abração,
    Layse

    ResponderExcluir
  22. Gostei da Renata!!! Quando ela engata a primeira, sai da FRENTEEEEE!
    Isso é o Espírito Santo gente!!!

    Que vc continue assim, nunca desista!

    Beijocas,
    Layse

    ResponderExcluir
  23. Obrigada pelo carinho Edriely e Mamãe!
    Beijos no Coração!
    Layse

    ResponderExcluir
  24. Oiii Cris!!! Vc não está atrasada lindona!
    A qualquer hora sua participação me deixa mto feliz!

    Beijim,
    Layse

    ResponderExcluir
  25. Obrigada Márcia!
    Com certeza, esse curso de férias não foi idéia minha... Mas inspiração do Espírito Santo!
    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  26. Miriam e Elisabete! Fico feliz que estão gostando!
    Muito Obrigada!
    Bjo,
    Layse

    ResponderExcluir
  27. Oii Claudinha!
    Obrigada pelo recadinho!
    Ótima semana para vc!
    Bjo,
    Layse

    ResponderExcluir
  28. A catequese infantil,pra mim,foi muito eficaz para acabar com minha inibição.
    Ótimo post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. tenho em minha turma alguns catequisandos muito inibidos,vou adorar passar pra eles musicas com coreografia.

    ResponderExcluir
  30. Acho que é um pouco disso que vejo em minhas crianças. Algumas são agitadas demais e outras quietas demais. E acho que é devido a inibição...

    ResponderExcluir
  31. Super legal! A música é uma bênção,uma terapia...

    ResponderExcluir
  32. Alguém já te disse que és uma pessoa muito iluminada??? Tenho certeza que sim! Obrigada por esta maravilhosa formação. Beijosss e um abraço bem apertadinho com cheirinho de Deus.

    ResponderExcluir
  33. Com a música fica mais fácil de aprender (;
    e os meninos adoram ..
    beijinhos ;*
    Larissa Freitas

    ResponderExcluir
  34. Algumas de nossa músicas também têm coreografias. Acho muito legal!

    ResponderExcluir
  35. Querida, tomei a liberdade de fazer uma postagem especial no meu blog, fiz um pequeno banner para divulgar legal seu curso, estou amando.
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  36. você sabia que através da música as crianças se acham confiante até para participarem das leituras,o que para elas já é uma grande vitória.

    ResponderExcluir
  37. eu não estava conseguindo deixar os comentários, hj entrei e consegui deixar registrado minha participação, gostei muito desse curso e queria dizer que esta aprovado essa idéia e que o Espírito Santo te ilumine sempre,um grande abraço missionário
    Cris Rover

    ResponderExcluir
  38. Concordo, a música ajuda pra tirar a inibição! Bom post!

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!