sexta-feira, 8 de julho de 2011

O PODER DE ANIMAR

  O PODER DE ANIMAR

      
         A música comunica uma força que anima. Que significa animar alguém? A palavra animar vem da mesma raiz latina da palavra alma. Poderíamos dizer que animar é acordar a alma. Entendemos aqui por alma aquela interioridade mais profunda do nosso se, que às vezes fica adormecida e distante. Estar desanimado é o mesmo que deixar alguma coisa muito profunda e íntima adormecer dentro de nós. Quando, em nossa profundidade, estamos adormecidos, o processo de comunicação ficará certamente prejudicado, do mesmo modo que não há como falar com uma pessoa que esteja dormindo.
         A música serve para acordar a nossa alma, para despertar nossa interioridade. Ela atinge aquele ponto interior e secreto que comanda nossas disposições. É como se cada um tivesse dentro de si um botão que, ao ser ligado, aciona a central de energia do nosso corpo. Nesse sentido, a música energiza, acende a pessoa. Se a pessoa estiver apagada, não há como estabelecer a comunicação. É preciso antes, animar, entusiasmar, despertar, para depois comunicar.
        Às vezes, o catequizando chega ao encontro completamente desanimado, desmotivado, sem energia e sem entusiasmo. Será preciso, então, encontrar aquele ponto que vai despertar o seu ânimo. A música será um importante instrumento nessas horas. Uma festa sem música ficaria desanimada. Um carnaval sem samba ficaria completamente sem graça. Do mesmo modo, uma catequese uma catequese sem música perderia a sua vitalidade.
        Para exemplificar melhor, um tipo de música capaz de animar, meu irmão Matheus (vídeo) e eu, separamos uma música que é cantada no início da Missa com crianças da nossa paróquia. Nosso paróco canta todos os domingos sempre no início da missa, com a justificativa deixar todos bem animados para a celebração!
       Segue abaixo o vídeo (gravamos esse na correria, amanhã gravaremos um melhor!) e a letra com a cifra.



  
            *O I Curso de Férias do Catequese Kids, é sobre O Poder da Música na Catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html

42 comentários:

  1. Muito bom o post!
    É bom iniciar um encontro seja a catequese ou de uma outra pastoral/movimento com uma música animada, de um tempo pra percebi isso! Motiva as pessoas, nada melhor do que trazer isso para a catequese.
    Boas dicas.

    Paz e bem! bj

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Essa música é ótima para começar um encontro.As crianças despertam, ficam mais soltas.
    Fique com Deus.

    Carla.

    ResponderExcluir
  3. Acho a música muito importante, porém sinto falta de gravações voltadas para a catequese infantil. Aqui na nossa Paróquia os catequistas mais experientes conhecem algumas musicas, e vão transmitindo aos mais novos, no entanto, não encontro em cds. O interessante é que estes cantos quase sempre vem acompanhados de coeografias especificas, tornando-os mais atraentes. A garotada gosta muito. Vamos em frente. Fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas a música é um elemento primordial na catequese, principalmente na catequese infantil.Em meus encontros as orações iniciais são cantadas, e após a colocação do tema, sempre cantamos alguma música que complemente oque já foi dito, isto torna a catequese , também, mais celebrativa.
    A música também funciona como um excelente "quebra- gelos" nas fases iniciais da catequese.

    Ah,gostei muito desta música....
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Essa música é dezzzz!! Parabéns Matheus!!!!

    ResponderExcluir
  6. Desde la antigüedad cuando un niño nace se le suele cantar para aplacar su llanto y asi consolar sus temores. Es curioso, porque el bebé no entiende, pero reconoce la voz de su madre y se relaja. pues algo asi pasa con toda la musica. Incluso cuando no somos capaces de interpretar su letra, la música llega, y levanta el animo del ser. Mir yo ahora no entendia lo que cantaba Matheus por la diferencia de idioma. pero el ritmo de la guitarra es el mismo que llevan las guitaras aqui en las misas de niños de catequesis. Mi oido oye y mi corazón enseguida reconoce el mensaje. Sí, la música sin duda es importante en nuestras vidas.
    Un abrazo en Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Santo Agostinho dizia que quem canta reza duas vezes e sempre canto 2 a 3 cantos nos meus encontros, gostei muito dessa 1ª etapa e estou anciosa pelo dia de amanhâ, bjus.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pessoal amnhã concerteza será melhor!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom,vou copiar a letra, p/ meu encontro amanhâ!!Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. muito , bom a musica acalma a alma e quem canta reza duas vezes...e qual criança não gosta de música? Valeu...

    ResponderExcluir
  12. Olá! Seu blog é show de bola, ótima postagem, a música tem o poder de comunicar muita coisa né?
    Bom final de semana na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi muito bom mesmo seu blog concordo reinaldo

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Qualidade do post excelente. E o Matheus mandou muito bem na música. Agradeça a ele pela disposição.
    O que me falta é um violão, ou até mesmo um pequeno som...Não levo tanta música como gostaria. Levo algumas músicas que tem gestos,passos combinados, e fazemos a experiência de que fala o texto: acordar a alma...E como é bom a catequese, depois de uma música animada, ou uma dinâmica...Desperta o catequizando para ouvir o que vamos falar depois. Não gosto de catequizando parado, desanimado, calado demais... Pra mim catequese tem que ser alegre e animada... Mas é isto aí. Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  15. LAYSE ESTÁ MAGNIFICO,AMEI O VÍDEO ,JÁ ESTOU ATÉ IMAGINANDO A COREOGRAFIA DAS CRIANÇAS,CERTAMENTE SERÁ MUITO USADO POR NÓS,BEIJOS CRIS

    ResponderExcluir
  16. As crianças ficam mais felizes quanto a catequese tem música,Dependendo do tema e tempo as vezes nao da pra cantar,gostei muito do post e aguardando o próximo!!Catequese de férias e já estou ansiosa pra volta ,agora com maisss música.Fique com Deus. Eliana mãe da Edriely

    ResponderExcluir
  17. ACHO OS ENCONTROS PEQUENOS, 1 HORA VOA. ANTES EU INICIAVA COM ORAÇÃO E UMA MÚSICA, SÓ QUE PASSAVA 20 MINUTOS. AGORA EU DEIXO AS ORAÇÕES DURANTE OU PARA O FINAL DO ENCONTRO, E SEMPRE INICIO CANTANDO. QUANDO EU DOU CONTA DE CANTAR AQUELAS MÚSICAS BEM FÁCEIS E CONHECIDAS EU CANTO EU PRÓPRIO, MAIS QUANDO QUERO UMA DIFERENTE LEVO MEU SALVA VIDAS MEU RÁDIO KKKKK. FIZ ERRADO DE INICIAR MEU ENCONTRO SÓ COM MÚSICA?

    ResponderExcluir
  18. Layse vc está de parabéns!! O Curso de férias (embora aqui não sejam mais férias, rs) está um arraso e estamos acompanhando e já pensando em formações com esse tema.
    Outro dia vi uma catequizanda adolescente dizer q sentia falta de música, pois suas catequistas nunca cantavam.

    Essa música eu não conhecia, mas amei!
    Obrigada também ao Matheus, vcs estão de parabéns!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Amei demais da conta sô!
    Neste link tem um video q ensina a coreografia dessa musica.

    http://letras.terra.com.br/banda-bom-pastor/762709/

    Parabéns Layse e Mano!!!

    ResponderExcluir
  21. amorei essa musica ja vou usar nos meus encontros beijos.

    ResponderExcluir
  22. Olá Pessoal! Muito Obrigada pela participação e pela troca de experiências! Vou tentar responder os comentários de vcs, viu?
    Mas desde agora estou MTOO feliz! Espero q esse curso possa ajudá-los...

    Um grande abraço,
    Layse

    ResponderExcluir
  23. Olá Guilherme! Tb acredito que a música é um recurso muito válido na catequese para todas as idades! Todo encontro começa mto melhor depois de uma música animada!
    Beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  24. Oi Carla!!! É verdade!
    Beijocas!
    Layse

    ResponderExcluir
  25. Oii Amigo Manoel! Já estou providenciando uma seleção de músicas infantis para colocar aki no Blog, inclusive com as cifras! Espero que possa t ajudar...
    Um forte abraço,
    Layse

    ResponderExcluir
  26. Seguindo o curso, apesar de um pouco atrasado, porém não vou perder e já tô adorando, ah essa música é linda aqui também canta,muito legal adoro.

    ResponderExcluir
  27. Olá Layse,
    Hoje mais do que nunca temos a música como um grande aliado na catequese.Temos maravilhosas canções que são verdadeiras catequeses e instrumento de cura e libertação nas nossas vidas. Que bom que temos a música. Que bom esta formação!!
    Abraço
    Andréa

    ResponderExcluir
  28. Nossa amei, essa música a postagem e eo vídeo. Parabéns estou aguardando tudo para montar um apostila depois .

    Beijos fique com Deus.
    Érica.

    ResponderExcluir
  29. Eita Layse, mesmo num curso através do blog vc consegue manter a interatividade entre nós! Muito bom, gostei do vídeo, parabéns Matheus!

    ResponderExcluir
  30. Oii Ivani! Como é bom saber que você já utiliza a música como instrumento nos seus encontros! Com certeza você tem muitas experiências a nos contar!
    A música é ótima para quebrar o gelo! Principalmente quando estamos no inicio dos encontros e quase ninguem se conhece!

    Beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  31. Obrigada Renata! Nós temos sempre que estar unidos, ajudando uns aos outros! Nada melhor como aprendermos juntos!
    Um beijão
    Layse

    ResponderExcluir
  32. concordo que a musica anima e da entusiasmo, so que sou totalmente desafinada, preciso de acompanhamento de um cd. rsrsrs

    ResponderExcluir
  33. Estou gostando muito desse curso Layse.
    Aprendendo bastante =)
    obrigada por compartilhar essas coisinhas maravilhosas conosco.

    bjs
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  34. Adoreei layas ..
    muito boa mesmo ..
    o melhor e que tem a cifra ..
    parabéns pela criatividade *-*
    tá tudo ficando ótimo !
    bijinhos ;*
    Larissa Freitas

    ResponderExcluir
  35. Com esta música não tem quem fique parado!

    ResponderExcluir
  36. É como bálsamo, para as crianças e para catequistas também....
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  37. Layse, manda mais!!!
    Tô amando!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  38. está música tem uma coreografia muito legal,faço sempre com as crianças quando temos retiro.

    ResponderExcluir
  39. no cd da Infância Missionária tem 02 musicas da formiguinha que as crianças cnatam e fazem gestos, não tem como ficar sem cantar nos encontros elas pedem sempre.

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!