sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Poder da Música na Catequese - Poder de Concentração

A música exerce também um poder concentrador, que ajuda a combater o problema da dispersão. Concentrar é situar a pessoa no seu centro, para que ela não se disperse em todas as direções.

O ser humano tem vivido de modo fragmentado. Um pedaço de nós está em cada lugar. A mente se ocupa, ao mesmo tempo, de muitas coisas. Idéias fervilham em nossa cabeça e não conseguimos organizá-las. Nunca estamos inteiramente no lugar em que estamos. O corpo está aqui, a mente está lá, o coração gostaria de estar noutro lugar.

Mas é preciso recuperar a capacidade de concentração. O ato de concentrar é fundamental para refletir, para meditar, para rezar, para ouvir aquilo que nós chamamos de voz de Deus, para silenciar o coração. Sem concentração, nada disso se alcança.

Uma catequese sem concentração seria como uma explosão de ideias e frases soltas que não se fixam e não podem ser interiorizadas. Para haver interiorização, é preciso haver concentração. E a música vai ajudar aqui também. Uma música suave, melodia simples e bonita, é excelente fator de concentração. A melodia acalma o interior, harmonizar e equilibra a pessoa, despertando a capacidade de interiorização.

A música ajudará de sobremaneira no sentido de criar um clima de oração, de meditação, de silêncio, de escuta. Será, então, uma música suave, tranquilizadora. Quando a turma estiver agitada e dispersa, nada melhor do que cantar algo bem tranquilo para concentrar e predispor para a interiorização.

Isso é importantíssimo, se considerarmos que a interiorização é uma das chaves principais da catequese.O processo catequético ficaria frustrado, se não houvesse essa interiorização dos valores comunicados. Daí a importância da música.

Sugestão 1: Belíssimo Esposo - Comunidade Católica Shalom


Tom: A
  
Intro: F#m  D9  D9  F#m  D9  D9  F#m  D9  A  E  E

F#m      E   A/C#          D                   F#m
Beijo a Tua paixão que me liberta das minhas paixões
      E       D9         Bm       D       E4       E
Beijo a Tua cruz que condena e esmaga o pecado em mim
F#m      E   A/C#           D                 F#m
Beijo Teus cravos, Tuas mãos que apaga o castigo do mal
      E     D9         Bm       D       E4       E
Beijo Tua ferida que curou a ferida do meu coração
      D                E/D       C#m       F#m E D9
Eu Te beijo Senhor e a Tua paixão é o Meu Tudo!
       A
És Meu Tudo, Jesus
   D   E      A    F#m D
Amado de minh?alma

Refrão:
A              E
Oh Belíssimo Esposo!
            Bm              D     E        A
Mais belo que todos os homens!  Santo, santo és Tu!
            E
Belíssimo Esposo!
              Bm                 D    E       F#m
Esconde-me em Teu lado aberto!  Em Tua chaga de Amor...
 E       D
de Amor!

Beijo a lança que abriu a fonte do Amor imortal, a
fonte do Amor sem fim
Que pagou o que eu não poderia pagar
Beijo o Teu lado aberto jorrando rios de vida e de
paz
Fazendo brotar em mim
Um canto novo, um hino esponsal
Beijo Tuas vestes que esconderam minhas misérias
Vergonha não há
Me adornas com Amor!

(Refrão)

Beijo os lençóis que envolveram o Teu corpo ferido de
Amor
E cobriram meu coração
Revestiram-me de realeza
Beijo o Teu Santo Sepulcro
Testemunha da Ressurreição
Quero ressuscitar também
E encerrar-me dentro de Ti
Quero em Ti mergulhar
E então renascer na Tua chaga criadora
Descansar a minh?alma em Teu coração!

(Refrão)

Final: F#m  D9  D9  F#m  D9  D9  F#m  D9  A  E  D  D


Sugestão 2: Adorar-te Senhor - Comunidade Católica Shalom


 Introdução: G  D/G  C/G  D/G  Em  Em/D C  C  (2 vezes)

        G            Em7
Enquanto eu viver
                 C9                 G
quero cantar o Teu louvor.
              Em7
E enaltecer
                   Am7   C               D
todos os feitos      do   Teu amor.

     G                C
Adorar-te Senhor!
Am7                   Am7/G         D/F#       C/E    D/F#
Sempre em todo   tempo e lugar.
__G                 C
Adorar-te Senhor!
Am7                 C          D      C/E  D/F#    G
Para sempre quero louvar, Teu nome! 

D/F#  Em           Em/D         C                     G     Dm7   C/E
Senhor,       Tu és a         razão   do meu viver.
G         D/F#       Em
E o Teu       louvor
  Em/D     C    G/B          Am   Am/G   D/F#   C/E   D/F#  (Refrão)
é minha paz, é meu prazer!  

Sugestão 3: Kirye Eleison




 
Tom: G
  
Intro: G  D/F#  Em  Bm  C  G/B    [C  G/B  Am7  G9]  G4

G              D/F#      Em           Bm
Como a ovelha perdida,   pelo pecado ferida
C             Am      D     E      C   D
Eu te suplico perdão, ó bom pastor

G       D/F#    Em       C          Am7    G      Cm Bm Am G   C  D
Kyrie Eleison,  Kyrie  Eleison,     Ky—ri—ie      Ele—e—e—ison

Como o ladrão perdoado, encontro o paraíso ao teu lado
Lembra-te de mim, pecador por tua cruz

Christe Eleison (3x)

Como a pecadora caída, derramo aos teus pés minha vida
Vê as lagrimas do meu coração e salva-me!


Sugestão 4: Força e Vitória - Eliana Ribeiro


Tom: D
  
Intro 2x: Bm7/4  Bm7  A/B  A13  A  Em7  F#4  F#7

      Em             A
Todo joelho se dobrará
       D7+      A/C#   Bm
E toda língua proclamará
      Em         F#      Bm
Que Jesus Cristo é o Senhor (2x)

Refrão:
         Em   Em/D A/C#
Nada poderá me abalar
        D7+   A/C#  Bm7
Nada poderá me derrotar
          C#m7(b5)    F#
Pois minha força e vitória
       Bm  A/C#      B/Eb   B7
Tem um nome É      Jesus

         Em   Em/D A/C#
Nada poderá me abalar
         D7+   D/F#  G7+
Nada poderá me derrotar
            C#m7(b5)     F#
Pois minha força e vitória
      Bm7   (Intro)
É Jesus

        Em         A
Quero viver tua palavra
           D7+     A/C#  Bm
Quero ser cheio do teu espírito
           Em   F#          Bm
Mas só te peço, livra-me do mal (2x)

(Refrão)

Em     A         Bm
Je....eeeee.....eeeesus!

(Refrão)

Bm7/4 Bm7 A/B A13 A Em7 F#4 F#7
                            Amém
 
Sugestão 5: Nas Asas do Senhor - Celina Borges
 

Tom: G
  
G                           D
Sei que os que confiam no Senhor
                 Em                       C
Revigoram suas forças, suas forças se renovam
    G                D                      Em
Posso até cair ou vacilar, mas consigo levantar
                   C
Pois recebo d’Ele asas
        Am        Am/G         D4
E como águia, me preparo pra voar

         G          D/F#         Em
Eu posso ir muito além de onde estou
        Em/D       C
Vou nas asas do Senhor
      G/B      Am         D4
O Teu amor é o que me conduz
       G           D/F#      Em
Posso voar e subir sem me cansar
        Em/D             C
Ir pra frente sem me fatigar
G/E       Am   Am/G              D4
Vou com asas,            como águia
                  Em       C      D4
Pois confio no Senhor!

           C       D                   B7
Que me dá forças pra ser um vencedor
              Em    Em/D
Nas asas do Senhor
  C        D4
Vou voar! Voar
 
 
 



*O I Curso de Férias do Catequese Kids, é sobre O Poder da Música na Catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html

38 comentários:

  1. OI LAYSE, A MÚSICA TEM UM PODER INCRÍVEL MESMO, EU ME LEMBRO QUANDO AINDA TINHA CRISES DE DEPRESSÃO, A MÚSICA ME RELAXAVA E ME AJUDAVA A REZAR E A TER PENSAMENTOS BONS QUE A DEPRESSÃO NÃO DEIXAVA EU TER, ANJOS DE RESGATE FOI MUITO IMPORTANTE NA MINHA VIDA, COMECEI A SENTIR DEUS PRESENTE NA MINHA VIDA ATRAVÉS DELES.ESTA MÚSICA BELISSÍMO ESPOSO É FANTÁSTICA. BEIJOS TENHA UMA NOITE ABENÇOADA.

    ResponderExcluir
  2. Essas músicas são maravilhosas .Agradeço a Deus por esse presente de um curso abençoado atráves de vc Layse muito obrigada.Paz e bem .Bjs

    ResponderExcluir
  3. Músicas animadas infantis tem muitas, mas ainda sinto falta de músicas de espiritualidade para crianças...Por isto continuo cantando com eles Mãezinha do céu eu não sei rezar!! rsrs
    Paz e música.
    abçs

    ResponderExcluir
  4. Tem selinho pra você lá no meu blog.

    ResponderExcluir
  5. Oi Layse,muito bom esse curso de férias, já uso a música com as minhas crianças, e sei o quanto funciona abraço fique com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Olá Layse,
    Quando a turminha estiver um pouco dispersa...,
    com certeza colocarei em prática músicas como estas MARAVILHOSAS para acalmá-los e deixá-lo mais concentrados.Valeu pelo dia de hoje!!!!
    Deus a abençõe e até amanhã.
    Andréa

    ResponderExcluir
  7. Ojalá todo fuese tan facil como cuando cantamos.
    Un abrazo en Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Essas músicas são lindas, eu gosto muito "Barco a vela" e "Chuva de graças" da Eliana Ribeiro. E "Tudo Posso" da Celina Borges, essa música me toca profundamente. Bjs...
    Até amanhã!!!
    Carla

    ResponderExcluir
  9. Que idéias maravilhosas! Belo trabalho, estou aproveitando muito.

    ResponderExcluir
  10. Essa parte de concentração realmente é complicado mas,aos poucos vamos trabalhando.

    ResponderExcluir
  11. Olá querida Layse, aprendi quando catequizanda que Santo Agostinho dizia que quem canta reza duas vezes pois rezamos com a boca e o coração. Fico muito feliz quando vejo minha pequena de 3 aninhos cantando mãezinha do céu, me trás a inocência de volta aquela paz tão grande...bjus.

    ResponderExcluir
  12. NO COMEÇO DESTE ANO TIVE UMA DIFICULDADE ENORME DE ME APROXIMAR MELHOR DOS MEUS PEQUENOS. AÍ RESOLVI LEVAR UM RÁDIO E CDS DE MÚSIQUINHAS INFANTIS ATÉ QUE DEU CERTO. MEUS PEQUENOS TAMBÉM ADORA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. O CURSO CADA DIA MELHOR.

    ResponderExcluir
  13. A cada post,um novo impulso para uma catequese melhor!!!
    estou adorando o seu curso de férias!!!Parabéns....

    ResponderExcluir
  14. Oi Layse, lindas as musicas,me lembrei que ano passado levei a musica Força e Vitória da Eliana Ribeiro foi um silencio total na sala e uma catequizando disse: "Ai tia to com vontade de chorar"Depois desse curso os meus encontros vão ter sempre uma musica .Estou ouvindo PHN na cançao nova que coincidencia Eliana começa cantar força e vitoria.Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá querida, passando para deixar um grande abraço. Hoje não terei muito tempo para me deliciar com as tuas postagens, mas eu volto logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adorei as músiquinhas de hoje ,
    vai chamar a atenção dos meus pequenos sem dúvida*-*
    eles vão adorar !
    Bom dia neguinha , e que Deus continue te abençoando nesse trabalho ótimo *-*
    Larissa Freitas

    ResponderExcluir
  17. as musicas desse post eu não conhecia mais gostei muito. parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  18. Com esse curso estou vendo os diversos poderes da música, que antes não parava para analisar.

    Bjinhos Layse
    ótima semana pra ti

    ResponderExcluir
  19. Oiii Cris!! Obrigada pelos seus últimos comentários no curso! Parabéns pela sua vitória!
    Li o depoimento que vc mandou para a Sheila e fiquei feliz pela sua coragem e força de vontade de dar a volta por cima! E agora ainda mais de saber que a música foi um instrumento q ajudou para a sua cura...
    Há três anos atrás eu me recuperei de uma coisinha chamada "Síndrome do Pânico". Tive um estresse pós-traumático um ano depois que meu pai faleceu e começei a desenvolver muito medo das coisas, principalmente de doenças...
    Quando tinha as crises, a música era um meio de atingir a tranquilidade e voltar ao meu estado normal...

    Hoje, estou muito feliz pois Jesus me curou através do meu tratamento médico e hj voltei a ser alegre e + corajosa, mas, claro, dentro dos meus limites.

    Um super beijo e uma semana abençoada!
    Layse

    ResponderExcluir
  20. Quem agradece sou eu, pela sua abençoada participação Márcia!
    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  21. Oiii Cris!! Comentando o seu post: tb tenho dificuldade para encontrar músicas infantis, principalmente para auxiliar na concentração e reflexão... As crianças não tem muita paciência para escutarem uma música, e por ainda não possuirem maturidade, não conseguem prestar atenção em letras mais elaboradas...
    Estou pesquisando músicas infantis que possam se enquadrar nesses tópicos... mas, está dificil!

    Beijocas,
    Layse

    ResponderExcluir
  22. Que o Espírito Santo continue te iluminando Rosane! Parabéns pela iniciativa!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  23. Oii Andréa! Que maravilha!!!
    Espero que seus catequizandos gostem e consigam se concentrar!

    Um beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  24. Si, Mento! Ojalá!
    En la musica se transmite la perfección de Dios!

    Um besito,
    Layse

    ResponderExcluir
  25. Oii Carla! A música "Tudo Posso" é maravilhosa... Toda vez choro quando a escuto!
    Gosto muito da Eliana Ribeiro... ela tem um carisma enorme!

    Obrigada!
    Beijos,
    LAyse

    ResponderExcluir
  26. Muito Obrigada Marcela! Estou feliz por sua participação!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  27. Oii Elizabete! A concentração é algo que não conseguimos de uma hora para outra, nosso cérebro (ainda mais hj em dia) não está acostumado a parar e concentrar... Por isso, precisamos praticar e fazer os nossos catequizandos praticarem... Independente da idade que eles possam ter!

    Um beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  28. Oii Gisele! Com certeza, quando cantamos rezamos 2 vezes... Deve ser lindo, ver sua princesinha cantando essa música que é tão cheia de ternura, amor e carinho!

    Mande um beijinho pra ela!
    Beijos pra vc tb!
    Layse

    ResponderExcluir
  29. Oii Jonathan! Quem não gosta de uma boa historinha! Até eu, já bem grande, paro pra prestar atenção! kkkkkk
    Boa idéia para um próximo curso, o que vc acha?

    Beijoca,
    Layse

    ResponderExcluir
  30. Oii Rafael, fico muito feliz com o seu comentário. Agradeço a Deus por estar podendo contribuir para vcs!

    Um beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  31. Oiii Eliana! Eu tb estava assistinho o PHN na mesma hora acredita?
    Que momento forte este em que ela cantou Força e Vitória! Me emocionei...

    Obrigada por sua participação valiosa! Que Deus abençoe vc e a Edriely!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  32. Oii Lurdes! Só sua visita já é o diferencial!
    Beijocas,
    Layse

    ResponderExcluir
  33. Katiuscia e Beta! Obrigada por mais um dia de lindas contribuições!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  34. Layse, q lindas musicas... obrigada por enriquecer cada dia mais nós catequistas!

    ResponderExcluir
  35. Layse esse post tambem me enriqueceu... não conhecia essas músicas.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  36. Nossa essa postagem, me lembrou do dia que minha turminha estava bem agita, mais bem mesmo, minha amiga catequista que estava ao lado me chamou e me disse para eu colocar uma música calma e deu certo, isso realmente da certo. E essas músicas são lindas, não as conhecia. parabéns.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. estou gostando de participar, porque paramos para refletir sobre o poder da música na evangelização e como podemos usar para reforçar um encontro, para ficar registrado no coração e n~/ao só na mente.

    ResponderExcluir
  38. A letra dessas músicas são lindas *-* muito bom o post!

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!