quarta-feira, 13 de julho de 2011

O poder da música na catequese - Poder de socializar

        
                                                               Poder de socializar é a capacidade que a música tem de entrosar as pessoas. Não só vencer a timidez. Trata-se de criar laços entre pessoas que estão próximas, mas que se sentem distanciadas.
A socialização é esse processo de entrosamento entre as pessoas. O homem é um ser social. Feito para a convivência. Não pode se isolar. Precisa viver em grupo.
      
        Mas isso às vezes se torna muito difícil. Há conflitos. Por causa deles, surge a insegurança. O maior obstáculo no processo de socialização é a insegurança diante do grupo. E ela diante do outro surge porque há, em cada pessoa, uma dose de insegurança consigo mesma. Então, socializar supõe vencer essas inseguranças para se entrosar com o grupo.

        A catequese tem lidado principalmente com crianças e adolescentes. Nessas fases, a convivência costuma ser mais difícil, pois a pessoa não está ainda em sua maturidade social. O adolescente, por exemplo, quase sempre é inseguro. Tem medo de críticas, teme não ser aceito. Tudo isso dificulta o processo catequético.

        A música socializa. E há exemplos. Em grupos de terceira idade, uma ferramenta que tem sido muito usada é a música. A pessoa na velhice se sente inútil e desprezada, tem vergonha de ser velha. Mas, quando se reúne em grupos e começa a cantar, dançar, redescobre o próprio valor e recupera a alegria de se relacionar.

       A mesma ferramenta é muito usada em terapias de grupo: com grupo de aidéticos, de menores de rua, de deficientes. Cantando e dançando, eles redescobrem o seu valor e se sentem mais seguros para se integrarem à sociedade.

      Quem perdeu a consciência de seu valor, ficará prejudicado em seus relacionamentos. No grupo  de catequese, a música torna-se um importante fator de aproximação das pessoas, despertando sentimentos de auto-estima, de bem-estar consigo mesmo e, portanto, de segurança diante de si e do outro. Quando a pessoa percebe que é capaz de cantar, de dançar, de gesticular, ela se sente mais segura, ganha autonomia e liberdade. A música provoca um extravasamento. Extravasar quer dizer transbordar, deixa entornar o que está retido em nós. Sem isso, não há relacionamento, não há socialização.

      Há dois tipos de grupo de catequese: o grupo socializado e o não socializado. No grupo não socializado, as pessoas estão próximas na mesma sala, mas não se extravasam, não deixam transbordar sua interioridade. São pessoas justapostas, sem inter-relações. É um grupo que não cresce. A convivência não será agradável. No grupo socializado, as pessoas não apenas estão próximas no espaço físico, mas se relacionam mais livremente, se extravasam, se comunicam, se completam, não estando apenas justapostas. Há um intercâmbio entre elas, gerando amizade, respeito e comunicação no grupo. É nesse sentido que a catequese precisar caminhar. E a música pode ajudar.

     Como sugestões de músicas para socializar, envio algumas abaixo. Se você conhece alguma e quiser compartilhar conosco, esse espaço é seu tb!


Música: Dança da Pipoca (Cosme)


Pessoal, não consegui puxar o vídeo pelo blogger... Vou colocar aqui o link! Não deixem de conferir! É muitooooo legal!


 E                    B
Uma pipoca espocando na panela,
                             E
Uma sozinha, o louvor quase não sai,
                            B
Mas quando chega mais uma na panela,
                           E  
Aí então o louvor aumenta mais
             B           E                B        E    
É um tal de ploc ploc ploc ploc..........................


Agora são duas pipocas; Duas pipocas espocando na panela............
Agora são três pipocas; Três pipocas espocando na panela................
Agora são todas as pipocas juntas ; Todas pipocas espocando na ......


Música : Se meu Passarinho canta


        D                                         A                                                                                          
1.\: SE MEU PASSARINHO CANTA, EU
                                            D
TAMBÉM QUERO CANTAR. ;/
                 D                                           A                 
REFR: \: COM  BIQUINHO PARA BAIXO E
                                         D               D                   
AS ASINHAS PARA O AR:/  \: O PÉ, O PÉ, O
  A                                       D 
PÉ, A MÃO, A MÃO, A MÃO :/  \: DE UMA
                               A                
VOLTA MEU AMIGO, APERTE A MÃO DO
                          D
SEU          IRMÃO :/

2. VOA...REZA...PULA...DANÇA...SENTA...
 
Vejam o vídeo com a coreografia da música do Passarinho: http://www.youtube.com/watch?v=FkegPNWiNbQ&feature=related 


Música: Iê, Iê, Iê de Jesus


Este vídeo, também não conseguir trazê-lo do Youtube pelo Blogger... gostaria de pedir a gentileza de que acessassem o link: http://www.youtube.com/watch?v=jjwOebN9ESc&feature=related

C         F        G        F       C
EIEI...EIEI...EIEI...EIEI...ÁH.
    C             F            G           F           C
OUOU...OUOU...OUOU...OUOU...ÁH.  (2x).
        C            F        G     F                       C
1. REZA, REZA, REZA...NÓS REZAREMOS. (F  G)    (2x).
2. LOUVA...CUTUCA...PULA...GRITA...CORRE...




*O I Curso de Férias do Catequese Kids, é sobre O Poder da Música na Catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html

41 comentários:

  1. Oi Layse,
    Realmente a música tem poder!! Cada dia de formação aprendo mais sobre o poder que a música tem!!! Parabéns pelo dia de hoje!!
    Deus a abençõe e até amanhã.
    Beijos.
    Andréa

    ResponderExcluir
  2. Adorei este post,aqui em minha comunidade utilizamos várias música como:passa fogo(DDD),se começarmos a orar,vinho novo,já chegou(diác.Nelsinho) e outras,além disso fazemos a experiência de fazer paródias com músicas de cantigas de rodas,sobre a missa e outros temas da catequese.
    Bjos Rafael do blog catequese Infanto Juvenil

    ResponderExcluir
  3. A música Pipoca, eu também recomendo, dá também pra animar encontros de catequistas. Muito bom!!!!
    Paz e música!

    ResponderExcluir
  4. Realmente a música tem o grande poder de socializar......estas músicas não conhecia, acredito que elas sejam direcionadas mais para grupo de jovens, retiros, catequese juvenil....
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. A música da pipoca eu conheço! Mas confesso q ainda estou longe no quesito conhecimento de músicas... mas felizmente a cada encontro q vou aprendo uma nova! Amanhã tenho encontro e vamos ensaiar umas músicas para cantar num asilo onde faremos uma visita. Vou sugerir algumas dessas mais alegres pra gente sacudir os velhinhos um pouco ...rs...

    ResponderExcluir
  6. acredito que essa musicas vão entrosar bem a turma, estou adorando esse curso, pode ser que amanha me atrase novamente, mais logo me atualizo, é que estou trabalhando muito. bjs ate breve. Deus te abençoei.

    ResponderExcluir
  7. Oi queridinha, essas musicas são espetaculares, aprendi há uns 15 anos atrás quando iniciei na catequese e até hoje nas formações cantamos com os catequistas. è muito bom não só para os catequizandos, mas para as próprias catequistas. Estou amando esse cursinho, bjus e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Creo que a Isabel, la maestra de niños de nuestra comunidad le van a interesar mucho las canciones de esta entrada. Gracias Lays.
    Abrazos para todos los que participais.

    ResponderExcluir
  9. A música da pipoca é ótima !
    vai animar muuito os meninos ..
    aprendendo todas essas coisas , tá me dando saudades dos meu pequenos já ;/
    beeijinhos lays *-*
    Larissa Freitas

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Em junho eu participei de um curso de formação, pela Diocese, cujo o tema era "Comunicação". E o encontro começou com a música da PIPOCA, foi demais ninguém ficou parado. As outras duas também são ótimas. Que Deus te guarde e ilumine. Até amanhã. Bjs...

    Carla

    ResponderExcluir
  11. A música da pipoca conheço da educação infantil e do passarinho da pré catequese um pouco diferente e as crianças adoram.Muito obrigada Layse e que Deus te abençõe sempre.

    ResponderExcluir
  12. Layse...Graça e paz! Quando disse cristão-evangélico foi justamente considerando aqueles que também são Cristãos/Católicos/Romanos pois tem como fundamento de fé Jesus, o filho de Deus! Tenho muitos amigos católicos praticantes e carismáticos, e algumas vezes entramos em debates de cunho teológico, mas sempre de maneira respeitosa e amigável. O debate permite conhecer opiniões adversas as nossas e outros pontos de vista. A reflexão, combate pré-conceitos estabelecidos pela religião e sociedade. Quando você quiser podemos confrontar...rsrsrs, mas não aqui é lógico (por email). Esse espaço deve ser preservado para glorificar a Cristo, o Senhor!
    Mas uma vez agradeço por me receber tão bem na comunidade. Quero compartilhar uma pequena experiência que tenho... Em muitas oportunidades que tive de evangelizar, quando me preocupei em compartilhar a palavra de Deus despedida de dogmas de minha igreja e de cunho pessoal, ensinar a mensagem da Bíblia por ela mesma, sempre foi mais gratificante. As crianças estão mais receptivas. E decisões que devem ser tomadas por elas ocorrerão no momento certo, necessário e de acordo com sua maturidade. Bem... temos muito a aprender com eles e com Cristo. Deus abençoe a todos, abundantemente! Em Cristo... Fausto.

    ResponderExcluir
  13. Ei amada!
    Estou adorando as musiquinhas. Vou gravar todas para passar pros meus catequizandos no próximo semestre =)
    bjosss

    ResponderExcluir
  14. BOM DIA LAYSE, QUERO AGRADECER POR ESTE CURSO MARAVILHOSO, ESTOU APRENDENDO MUITO SOBRE MÚSICA, AMEI TODAS ESTAS QUE VC POSTOU, ESTOU BAIXANDO TODOS OS VÍDEOS PARA NÃO PERDER NENHUMA,BEIJOS E TENHA UM ÓTIMO DIA.

    ResponderExcluir
  15. ESTOU SENTINDO QUE EU VOU VOLTAR COM A CORDA TODA PARA A CATEQUESE. KKKKK COM MAIS SABEDORIA. KKKKK CADA DIA MELHOR!!! JONATHAN CRUZ

    ResponderExcluir
  16. Hummmm querida, que delíocia passar aqui e poder ver todas estas maravilhas postadas por você. Cada dia crescemos mais e aprendemos mais, é muito bom pois, toda esta partilha vem para melhor trabalhar com as crianças e glorificar a Deus. Deus te abençoe e o Espírito Santo te ilumine para continuares esse trabalho tão dignificanate para todos nós e para a construção do Reino de Amor de Deus Pai.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  17. Olá querida, meu nome é Gisele me desculpe pela falha, eu realmente não havia percebido e não tinha o meu nome no perfil do blog porque não achei necessário, mas já corrigi ok? Bjuinhos carinhos

    ResponderExcluir
  18. Layse, minha linda que rico material nos passa.

    Estou aqui imaginando a farra da galerinha com essas musiquinhas... a do passarinho sempre cantam aqui as outras não conhecia.

    Valeu, valeu!!! rs

    ResponderExcluir
  19. Esqueci de pedir... filma vc dançando... assim vai animar a gente... hehehe! Parabéns para os músicos!

    ResponderExcluir
  20. Nossa!Layse pelos comentários estamos todos animados para voltar pra catequese que curso maravilhoso,não conhecia as músicas e amei esse do passarinho é otima.Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  21. Andréa, eu é que agradeço a sua participação!

    Um beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  22. Oii Rafael, tb gosto muito dessas músicas.. Vou ver se coloco no próximo post!

    Obrigada!
    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  23. é verdade Cris! Não podemos nos esquecer dos catequistas! Nós tb precisamos, no animar, nos socializar e relaxar!

    um beijo!
    Layse

    ResponderExcluir
  24. Oii Ivani! Podemos utilizar essas músicas com as crianças tb... Principalmente a da pipoca! Eles amammmm! kkkkkkk! Fazem a maior bagunça...

    Já testei todas essas música e deu certo!

    Um beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  25. Oii Renata!!! Imagina... acho que os vovôs e as vovós vão gostar!

    Um beijão...
    Layse

    ResponderExcluir
  26. Oii Katiuscia! Não se preocupe, o importante é q está participando e deixando a sua participação que é muito especial!

    Que Deus te abençoe!!!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  27. É verdade Gisele!!! Não podemos esquecer de nós mesmos, os catequistas! Que benção saber que vc utiliza essas músicas!

    Um beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  28. É verdade Carla! Onde a Pipoca chega, não tem como ficar parado!kkkkkkkk
    É só sorrisos e pulação!

    Beijos e obrigada por participar!
    Layse

    ResponderExcluir
  29. Beta e Cris! Foi uma ótima idéia, é legal a gente montar um arquivo no computador só com as músicas para a catequese...

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  30. Amigo Jonathan! Já estou sentindo daqui a sua disposição!
    Que o Espírito Santo de Deus envie o seu fogo para que vc não perca a animação!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  31. Oii Cris! Eu que quero agradecer a vc pela sua participação tão especial e que me deixa tão feliz!

    Uma beijoca,
    Layse

    ResponderExcluir
  32. Oii Lurdes! Que comentário especial! Que Deus abençoe a todos nós com o seu grande amor! E que Nossa Senhora interceda por nós e suas famílias!
    A cada dia aprendo mais com vcs!!

    Uma beijoca,
    Layse

    ResponderExcluir
  33. Claudinha, vc quer me ver dançar??? Acho que vc não vai gostar!!!!!!
    kkkkkkkkkkk
    Vou ver se no fim de semana, faço algum vídeo com o meu irmão para vcs me conhecerem!Já tem um tempão que ele me pede pra gravar com ele...hehhe

    Um beijão...
    Layse

    ResponderExcluir
  34. Que benção né Eliana! Tb estou muito contente com a animação de vcs!!

    Beijos mil,
    Layse

    ResponderExcluir
  35. oi Layse esse curso está uma benção estou aprendendo muito sobre música algumas eu já conhecia e outras não, ontem na quarta feira não pude acessar pois tive um probleminha com a minha internet, não via a outra de chegar hoje em casa pra ver o material de ontem rsrsrs. beijos e fique com Deus.

    Érica

    ResponderExcluir
  36. Layse,
    Você está de parabens!Esse curso está maravilhoso!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  37. também não consegui baixar o video mas a música da pipoca parece ser legal,se tiver uma dança fica melhor ainda.

    ResponderExcluir
  38. e a música também pode ser usada para fazer apresentações , o santo terço, ardor missionário, então envolvemos as crianças da catequese e da Infância Missionária, elas acabam interagindo uma com as outras e isso é muito bom.

    ResponderExcluir
  39. Bem legais as dicas! hehe estou gostando das dicas O/
    O da pipoca é bem bacana :)
    bj

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!