terça-feira, 12 de julho de 2011

O poder da Música na Catequese - Poder de Relaxar

  
Poder de relaxar


         Além de aliviar as tensões resultantes da inibição e da timidez, a música é excelente para produzir aquele relaxamento necessário para combater as tensões e o estresse de cada dia. Toda pessoa acaba tendo certo grau de estresse, resultante não tanto da inibição de estar diante de um grupo, mas das tensões do dia-a-dia.
        
        O catequizando já chega estressado na catequese. Enfrenta dificuldades e tensões na escola na escola, na família, na convivência social. E leva todas essas tensões para a catequese. Principalmente, hoje em dia, fala-se que o estresse interfere no rendimento da pessoa. Uma pessoa estressada terá dificuldades para lidar até com as coisas mais simples. Pode tornar-se agressiva, impaciente, ansiosa, ficar triste ou excessivamente preocupada. Pode apresentar problemas de saúde, distúrbios do sono, ou de alimentação, perder a capacidade de concentração e ficar desatenta, flutuando durante o encontro. Todo catequista já terá, certamente, encontrado situações assim.
       
       Então, é importante usar a música para relaxar, mesmo que não se verifique uma situação grave de estresse. Uma turma com menos estresse terá um rendimento melhor, uma concentração mais profunda e uma convivência mais tranquila.
        
      Existe até uma terapia, cientificamente recomendada, que utiliza o poder terapêutico da música. Chama-se musicoterapia. E é empregada, entre outros caso, para trabalhar com paciente que, por alguma razão, acumulam um índice elevado de tensões. A musicoterapia é largamente utilizada, por exemplo, no tratamento de certos tipos de depressão.
Seguem abaixo algumas sugestões de músicas para este tema, com vídeos e cifras. Ah, antes disso gostaria que visitasse o blog do nosso amigo Manoel Xavier, Família para Deus, na última postagem, ele colocou várias sugestões de músicas para nós catequistas e cristãos. É só clicar neste link: http://deusnaminhafamilia.blogspot.com/2011/07/o-canto-na-catequese.html

Música: Regaço Acolhedor  (Ir. Kelly Patrícia) interpretada por Matheus (meu irmão)

 Intro: Bm G6 A9 Bm    
        
Bm4      G6   A9         Bm4
Oh, minh’alma retorna à tua paz
    G6          A9 
Como criança bem tranqüila 
     D7+ A/C#        Bm4
No regaço acolhedor de sua mãe.(2X) 
      G6 A9     D7+ 
Minha Mãe é a Virgem Maria 
  A/C# Bm7  Bm/A      G6          A9 
É ela que agora vai me acolher, me abraçar, 
  D7+    A/C# Bm4 
me perdoar, me compreender, 
G6 A9
me acalmar, me ensinar, 
      Bm4 
me educar, 
G6 A9    Bm4
me formar, me amar.(2X) 
    G6    A9         Bm4 
Oh, minh’alma retorna à tua paz...

Música: Jóia Rara (Banda Vida Reluz) 

 Tom: F

(intro) (esta base é feita junto com o solo)
( C4/7/9  F Bb Am Cm F Bb Am Cm F Bb Am Dm Bb Gm C  G4/7/9 )

E |--------------------------10--------------]
B |-----13-11-10----------------13-11-10-13--]
G |--------------12-10-10-10-----------------]
D |--10--------------------------------------]
A |------------------------------------------]
E |------------------------------------------]

E |-----------------------10-10-13/15-13-12----]
B |--------------10-11-13-------------------13-]
G |--------10-12-------------------------------]
D |--10-12-------------------------------------]
A |--------------------------------------------]
E |--------------------------------------------]

E |-----------------------12/13-------10--]
B |-----10-11-10----------------13-10-----]
G |--12----------12-10-10-----------------]
D |---------------------------------------]
A |---------------------------------------]
E |---------------------------------------]

E |--------------------------------------------]
B |-10-10-11-13-10-------------------------13--]
G |----------------10-10----10-10----10--------]
D |----------------------12-------12----12-----]
A |--------------------------------------------]
E |--------------------------------------------]

C                       F
Este é o momento da mais pura adoração
    C                      G            G#dim
de quem sabe amar como ninguém jamais amou
Am            F         Dm                    G
Ele nos da sua vida, seu plano de amor nos revela
  C           F       C                  G
É alimento da alma, o pão que desceu do céu
G#dim    Am                F               G    C
nos da o seu corpo e seu sangue,para nossa comunhão
Gm C7  F            G/F
     Jesus tu és a jóia mais rara,
E               Am       Am/G F Dm
fonte de vida que não se acaba,te entrego todo meu
   G         C  Gm C7
ser,em gratidão
    F                   G/F      E           Am Am/G
permanece em mim com teu amor, teu amor infinito
F  Dm              G        C
   sela em mim  a tua salvação

(volta  ao início)


Música: Passarinho (Ir. Kelly Patrícia)

Letra: Sta. Teresinha do Menino Jesus
Música: Ir. Maria Elizabeth da Trindade,OCD

Bm                 G                       A                     Bm 
É  loucura muito minha, Senhor, esperar que o teu Amor 
        G                    A                              Bm 
Depois de todos os desmandos me aceite como sou. 
Bm           G                              A                     Bm 
É loucura muito minha, Senhor, esperar com terno ardor, 
G                          A                                         Bm   B 
que em minhas limitações faças loucuras de amor. 
               G                A 
Águia não sou, meu Senhor, 
                         D           F#m Bm 
Dela trago, tão somente, o olhar 
        G                A                         D            B 
E também, no coração, a aspiração do seu voar, voar... 
               G              A                           D   F#m Bm 
Quero em meu posto ficar a fitar o Sol do Amor, do Amor: 
        G                     A                          Bm (G A Bm 2x) 
Passarinho é o que eu sou nas mãos do meu Senhor. 
    Bm       G                   A                           Bm 
E quando da vida, Senhor, o Sol do Amor se ausentar, 
G                                              A                     
Não vou me preocupar, porque sei: 
                                       Bm 
por entre as nuvens Ele está a brilhar. 
       Bm    G                    A                       Bm 
E em mim nascerá, Senhor, do amor a perfeita alegria 
G                            A                                             Bm   B 
E em tuas asas, então, voarei na mais perfeita harmonia. 



*O I Curso de Férias do Catequese Kids, é sobre O Poder da Música na Catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html

37 comentários:

  1. Layse muito obrigada por esta oportunidade de aprender mais,este curso é muito bom principalmente agora que estou desanimada na missão .Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Layse obrigada pelo curso,me fez lembrar agora de cada rostinho dos meu pequenos,são tantos problemas que vem de casa,que desabafam com a gente,meu Deus!!a musica realmente irá nos ajudar. Matheus arrasou cantando Regaço acolhedor.Fique com Deus.Eliana Mãe da Dry

    ResponderExcluir
  3. LAYSE ,ESTE CURSINHO ESTÁ MARAVILHOSO,ALEGRAR QUEM ESTÁ DESANIMADO E ESTRESSADO VAI SER MUITO BOM, TIRARÁ TB AQUELE DISÂNIMO DE FICAR NA CATEQUESE E PRINCIPALMENTE DIZER QUE VEIO PORQUE FOI OBRIGADO PELOS PAIS,BEIJUS

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez PArabéns querida Layse. Sempre arrumo um tempinho pra fazer o curso e ainda estou copiando tudo (hiiii esqueci de pedir sua permissão). Mas quero revisar tudo quando necessário. Beijossss

    ResponderExcluir
  5. Cada post melhor que o outro!
    Não conhecia ainda essas música :)
    bj

    ResponderExcluir
  6. ACREDITO QUE A MÚSICA É A GRANDE FERRAMENTA PARA UM ENCONTRO DE CATEQUESE. AS CRIANÇAS HOJE EM DIA EXIGEM CADA VEZ MAIS E ELES VÃO ATRAS DE ONDE ESTÃO O AGRANDO, DE LUGARES ANIMADOS. POR ISSO ACHO QUE A MÚSICA É INDISPENSÁVEL PARA A CATEQUESE.
    jONATHAN

    ResponderExcluir
  7. Oi, Layse. Ótima escolha. Eu gosto muito das músicas da Kelly Patrícia. Este post foi musicaterapia para mim agora!! rs Que bom podermos usar a internet para a honra e glória do Senhor.
    Deus abençoe.
    Paz de Cristo e o amor de Maria.

    ResponderExcluir
  8. Olá Layse,
    Belíssimas canções, belíssimos músicos!!!! Que servem não só para relaxar, mas também para profunda cura interior e um encontro pessoal maravilhoso com Nosso Senhor Jesus e com nossa Mãezinha querida. Agradeço por mais este dia de formação.
    Fique na paz!! Bjo
    Andréa

    ResponderExcluir
  9. Concerteza a música vai ajudar muuuito os meninos !
    e gostei bastante das letras das músicas ..
    fai combinar perfeitamente com os meninos !
    voc tá de parabéns Lays !
    estou amaaaando esse cursinho
    ;*
    Larissa Freitas

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    É muito bom quando você escuta uma música e se identifica, você consegue relaxa.
    Dê parabéns ao Matheus, ele canta e toca muito bem. Os vídeos e as músicas são lindos.
    Até amanhã!!!

    Carla.

    ResponderExcluir
  11. oi, a cada dia do curso fica melhor, lendo a postagem de hoje e fui lembro das minhas crianças, de qdo eles chegam estressados, vou pensando agora como agir com eles e o qto a música vai me ajudar abraços fique com Deus.
    Érica.

    ResponderExcluir
  12. Dê meus parabéns ao Mateus. Ele canta bem. Muito relaxante todas as músicas. O Mateus te ajuda na catequese?

    ResponderExcluir
  13. Oi querida Laise, estou gostando cada vez mais dessa formação, estou amando as músicas, bjus e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  14. Realmente música é relaxante e gostei das dicas das musiquinhas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Concordo co m vc,a música acalma o espírito e nos ajuda na espiritualidade!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa... amiga que lindas as músicas, não só relaxa, mas nos eleva a uma paz muito grande. Ontem, ainda, estava lendo uma matéria a respeito e hoje, vejo sua postagem rlacionada, ameiiii.
    Deus t abençoe

    ResponderExcluir
  17. http://youtu.be/0u0EH6pTvrU

    Este enlace es de un video de la hermana Glenda que canta una canción llamada: Ven señor Jesús. Es mi favorita Lays. Oyelá veras que preciosidad.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  18. Oii Márcia! Nós sabemos o quanto nossa missão não é fácil...
    Mas, perceba o que Deus fala a Josué, em um momento em que ele se sentiu sem forças, desanimado e fraco:

    "Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!" Josué 1, 9.

    Obrigada pela sua participação!
    Beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  19. Ola, sem dúvida que a musica ajuda bastante no relaxamento. Aqui na nossa comunidade, percebo que as meninas gostam mais de dançar e os meninos ainda ficam meios acanhados (será que é porque estamos em uma cidade menor e o preconceito ainda existe em maior proporção). Não sei explicar o motivo, mas mesmo desajeitado já dou meus passos, principalmente para incentivar os meninos. Deus te ilumine!

    ResponderExcluir
  20. Oiii Manoel! Com certeza!!
    Olha, o problema com os meninos não é só na sua cidade não... Aqui na minha, que é bem grandinha por ser a capital do país, tenho o maior trabalho com eles!!! São mtooo acanhados!
    A gente tem que ficar no pé mesmo! Acho que isso é uma herança cultural de que os meninos não podem se soltar e dançar...

    Obrigada por mais este comentário maravilhoso!
    Um abração,
    Layse

    ResponderExcluir
  21. A música "Jóia rara" é uma das minhas preferidas, geralmente cantamos ela quando adoramos Jesus Eucarístico.....

    "...sela em mim a Tua Salvação...."
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  22. Já estou atrasada dinovo,são linda essa musicas, eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  23. Oiii Eliana! Ás vezes, pensamos que nossos catequizando não passam por problemas e não se estressam... Muitas vezes, o relaxamento faz com que eles se acalmem e tomem conta do seu EU, do seu interior...

    Um beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  24. Verdade verdadeira Cris!
    Ao relaxar e levantar os ânimos, pode fazer a catequese tomar novos rumos...
    Um beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  25. Oiii Sil! Não tem problema copiar não! Acho até melhor vc ir copiando, para quando vc estiver mais tranquila, poder estudar melhor!

    Um beijaooo
    Layse

    ResponderExcluir
  26. Guilherme! Que ótimo ver a sua participação!
    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  27. Oii Cris! A Ir Kelly Patricia é abençoada! Sempre que queremos um momento de interiorização, ela é sempre a opção número 1!
    Obrigada por participar em mais este post!
    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  28. Andréa, Larissa e Carla!
    Obrigada pela participação!
    Agradeço ao Senhor pela oportunidade de estar oferencendo este pequeno curso a vcs!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  29. Oi Érica e a Catequista do blog Catequese da Gruta de Nossa Senhora!

    Obrigada pela participação de vcs! Que Deus continue abençoando e enviando o seu Espírito Santo sobre vcs!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  30. Oii Tereza!
    Meu irmão Matheus é músico e toca na banda da Pastoral da Liturgia Infantil da nossa paróquia. Sempre que preciso da ajuda dele na catequese, ele vai me ajudar! É um fofo... as crianças amam!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  31. Beta, Tia Ana e Lurdes, a participação de vcs é mais que especial para mim...
    Que Deus continue abençoando vcs!
    Obrigada!

    Bjuu,
    Layse

    ResponderExcluir
  32. aprendi muitas coisas na catequese, inclusive que quando cantamos, rezamos 2 vezes.Parabéns por essa iniciativa, porque além de nós aprendermos bastante, estamos rezando mais através das músicas.

    ResponderExcluir
  33. Querida,
    Esse post deu até soninho...KKKKKKKKKKKK...Relaxei total!

    ResponderExcluir
  34. Oi Layse... tô colocando os estudos em dias...rs... dei uma relaxada, mas não no mesmo sentido da música... estava doente e só agora estou em frente ao pc novamente! bjo no ♥!

    ResponderExcluir
  35. Na hora do relaxamento, gosto de usar música instrumental... e dirigir uma oração...todos bem acomodados e de olhinhos fechados...é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  36. música além de relaxar e acalmar eleva a alma,e as crianças conseguem memorizar,isso é bom.

    ResponderExcluir
  37. eu tenho 2 cds sons da natureza, e gosto de usar quando vou falar sobre a criação ou o quanto Jesus nos ama, é uma ótima forma de acalmar e fazer entrar na espiritualidade, ou cantar um mantra O luz do Senhor que vem sobre a Terra, inunda meu ser, permance em nós...

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!