quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Poder da Música na Catequese - O poder de Alegrar


           Para clarear mais ainda tudo que já foi dito, lembramos a capacidade da música de alegrar. O ditado popular afirma isso com muita sabedoria: “Quem canta seus males espanta”. É bom lembrar que a alegria é uma das mais importantes virtudes cristãs. E nós corremos o risco de perder essa alegria que cada vez mais parece se ausentar de nosso mundo, mergulhados em crises e preocupações.

          É preciso recuperar a alegria, redescobrir essa sensação gostosa de prazer que a vida possui. A pessoa, para viver, precisa de motivação. E a motivação acontece pelas coisas que são alegria e prazer. Mesmo se houver conflitos, pode haver alegria. Uma coisa não precisa destruir a outra.

          A alegria produz motivação, um sentimento otimista e esperançoso, diríamos um alto-astral. A ciência já comprovou que uma boa risada tem um efeito terapêutico impressionante. Já se fala da terapia do riso. As pessoas se reúnem e riem até não mais poderem, em risadas livres e soltas. Isso desintoxica o organismo.

         Então, se o catequista conseguir comunicar alegria, alto-astral, motivação, está ajudando a todos profundamente. E a música pode auxiliar nisso. Cantar, dançar, rir, brincar – isto é coisa para todas as pessoas, em todas as idades. Os psicólogos dizem que isto resgata o aspecto lúdico da vida. Aspecto lúdico quer dizer tudo isso – cantar, dançar, rir, brincar, divertir-se, descontrair-se  – porque a vida precisa ser um a grande brincadeira, brincadeira séria, mas muito divertida. É preciso reforçar o aspecto lúdico na catequese, cultivando este lado alegre e divertido que a vida possui.
       
Abaixo, seguem as minhas sugestões de músicas. Quero aproveitar para agradecer a participação de todos nos post!! Estou aprendendo muito com vcs! Deus seja Louvado!


Música 1: Homenzinho Torto





D                                               A   
HAVIA UM HOMENZINHO TORTO. QUE
                                                     D
MORAVA NUMA CASINHA TORTA. SUA
                                     A
VIDA ERA TODA TORTA. SEU CAMINHO
                         D
ERA TODO TORTO. MAS UM DIA O
                                A
HOMENSINHO TORTO...  JESUS ELE
                  D                                               A
ENCONTROU. E TUDO O QUE ERA TORTO.
                                D
JESUS ENDIREITOU.


Música 2: Essa é a gente que louva o Senhor



                 E
REFR.  ESTA É A GENTE QUE LOUVA O
         
SENHOR. ESTA É A GENTE QUE LOUVA O
          B7                          
SENHOR. ESTA É A GENTE QUE TEM

ALEGRIA, QUE TEM MUITA FÉ E QUE
                             E
LOUVA O SENHOR. (BIS)

                       A                         E      

1.   \: BRAÇO ACIMA, BRAÇO ABAIXO,
      B7                                E
MOVENDO DE LADO A LADO :/ PERNA...CABEÇA...OMBRO...CINTURA...



Música 3: Olaria de Deus



E                                          B7

1-O POVO TEM QUE ENTRAR, NA OLARIA
           E             A                                    E
DE DEUS   \: DESCE COMO VASO VELHO E
                             B7                                E
QUEBRADO E SOBE COMO VASO NOVO. :/
2-OS HOMENS...3-AS MULHERES...



Música 4: Rei Davi ( vejam só a animação dessa galerinha)


  
  D
QUANDO O ESPÍRITO DE DEUS SE MOVE
                           A                             D
EM MIM.EU REZO COMO REI DAVI. (2x).
              G                D                A    
1. EU REZO, EU REZO, EU REZO   COMO
               D
REI DAVI. (2x).
2. EU PULO...EU DANÇO...EU LUTO...EU GRITO...EU CORRO...




Música 5: O Senhor tem muitos filhos




O SENHOR TEM MUITOS FILHOS, MUITOS
                          A                   
FILHOS ELE TEM. EU SOU UM DELES
                                            G           A
VOCÊ TAMBÉM...LOUVEMOS AO  
           D
SENHOR.

BRAÇO DIREITO...BRAÇO ESQUERDO...PERNA DIREITA...PERNA ESQUERDA...BALANÇA  CABEÇA...DÁ UMA VOLTINHA...ABRACE SEU IRMÃO.




*O I Curso de Férias do Catequese Kids, é sobre O Poder da Música na Catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html

28 comentários:

  1. Olá Layse,
    Que Jesus derrame sobre todos nós catequistas esta alegria de viver, que sejamos um canal de motivação para nossas crianças e que aprendamos cada dia mais com este meio maravilhoso que Deus nos dá: a música na evangelização com as crianças!!!!As músicas indicadas são fofas, alegria pura!!! Beijos e fique com Deus.
    Até amanhã.
    Andréa

    ResponderExcluir
  2. Oi Layse, amei os vídeos... eu nem sempre lembro na hora de cantar as músicas das coreografias... hoje foi um dia... eu cantava e nem conseguia lembrar... só pra rir... Meus catequizandos escolheram a musica promessas, de regis danese, pra cantar para os idosos! Estou tão feliz com a empolgação e empenho deles, tão bonitinhos com violão embaixo do braço vindo pra catequese! E já decidi, vou entrar na aula de violão! heheheh bjo no ♥!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a musica alegra e nos coloca na mesma sintonia,essas musicas me fazem lembrar de encontros maravilhosos na igreja e do entusiasmo e sorriso da pessoas.Bjs amiga.Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Esse cursinho está acrescentando muito para mim, pois além de relembrar algumas músicas estou aprendendo outras e estou muito feliz, ansiosa para começar os encontros novmente. Bjus Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Gente... Tenho quase meio seculo de vida... Ainda bem que fiz regime, senao nao ia aguentar tanta animacao...Deus abencoe a todos!

    ResponderExcluir
  6. Muito boas estas músicas para animar a catequese...as três últimas as minhas crianças adoram.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. amei as músicas de hoje ..
    voc está de parabéns Lays !
    são músicas bem conhecidas , vai ser ótimo trabalhar cm elas *-*
    beijinhos ;*
    Larissa Freitas

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    É sempre uma alegria vir aqui participar com a turma e, sempre, um grande aprendizado. Essas musicas eu escutei e trabalhei muitas vezes, são ótimas, gosto muito e a criançada também. Você é especial em nos proporcionar tudo isso, muito bom, obrigada querida!
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Layse!
    Estou adorando este curso e esse foi o que mais me chamou atenção.
    Alegria é contagiante sempre. Concordo que nós cristãos não podemos perder essa alegria, não podemos nos afastar, pois é Deus que nos mantém de pé, é essa força que temos juntos com todos que nos mantém vivos e felizes.
    Bjos moça
    ótima Sexta-feira

    ResponderExcluir
  10. BOM DIA QUERIDA LAYSE, NÃO POSSO PERDER NADINHA DESTE CURSO, ESTOU AMANDO,AH ESTA DO HOMENZINHO TORTO EU JÁ ATÉ USEI,É MUITO LEGAL.BEIJOS, TENHA UM ÓTIMO DIA

    ResponderExcluir
  11. ESSA PARTE MUITO LINDA E ANIMADA. KKKKK
    EU TAVA AQUI PENSANDO, ACHO QUE VOU ENTRAR NA AULA DE VIOLÃO, IMAGINA EU TOCANDO AQUELAS MÚSIQUINHAS ACOMPANHADAS COM O SOM DO VIOLÃO. OS PEQUENINOS VÃO ADORAR NÉ?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Layse!
    Nossa,que musicas lindas e animadas adorei
    vou cantar com a turma.Não sei se já comentei com você mas, eu amo a musica,estudo teclado e piano a
    quase dois anos e ja consigo tocar,com certeza essas musicas vão fazer sucesso com a turma.Beijos fique cim Deus

    ResponderExcluir
  13. Oi Lindinha,desculpe não deu para passar antes,mas amei as musicas, as crianças adora. Sabe formamos na minha turminha de catequese um ministerio de música, as crianças canta na missa das crianças. A musica serve para nos alegrar e nos colocar em sintonia com Deus.Um Abraço Fraterno e Tenha um lindo e Abençoado final de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Layse querida, seria mt bom nos reunirmos mesmo, um grande sonho. Sempre digo q se meu pai ganhar na mega, minha parte vai ser patrocinar um encontro de amigos e catequistas virtuais, rs. Se formos a Brasília com certeza vou te comunicar. E se vier a Bahia, não esqueça de fazer o mesmo viu?
    Bjss e seu curso foi um sucesso. Uma linda ideia!

    ResponderExcluir
  15. Oi Layse muito legal as musicas bem animadas algumas já conhecia,Essa é a gente que louva o Senhor é bom demais!!Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  16. El que canta su mal espanta. Me quedo con la frase que me ayudará a recordar que hacer. Me han gustado mucho los videos, es imposible que la tristeza se asiente en uno cuando se baila y se canta, sobre todo dando alabanza a Dios.

    ResponderExcluir
  17. Layse,
    Eu já usei essa música do REI DAVI e menina a criançada ficou dóida.
    Muito boaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  18. Layse, olha eu aqui outra vez, as musicas de hoje eu já conhecia e gosto muito de cantar com minhas crianças, principalmente o "homenzinho torto" uma boa sugestão é "o tesouro da viuvinha" para falarmos de ofertório ou dizimo

    ResponderExcluir
  19. oi, Layse adoro essas músicas, já as conhecia, a mais recente que conheci é a olaria que amei qdo eu a escutei pela primeira vez.

    ResponderExcluir
  20. Me desculpe, por não ter comentado neste dia. Mas fique sabendo que estou copiando todas as postagens par fazer uma apostila que vou distribuir em minha paróquia. Ah! O Padre Vicente adora fazer o povo dançar, é sabe qual é a música que ele mais canta? A Olaria de Deus.

    Carla

    ResponderExcluir
  21. tenho um cd com várias músicas gravadas que uso nos retiros das crianças para animação, Maria da paz, pipoca, mariana,quem for missionário, vários cantos que as crianças cantam e se animam muito e quando a palestra ta cansativa a gente para e canta uma música, ajuda a prestar atenção na palestra novamente

    ResponderExcluir
  22. oi Layse essas eu também já conhecia,essas são as que as crianças mas gostam mesmo.

    ResponderExcluir
  23. As músicas e as coreografias são facéis de aprender, boas dicas para se utilizar na catequese!

    ResponderExcluir
  24. Muito bom..... Alegria Muito alegria para louvar o senhor

    ResponderExcluir
  25. Muito bacana a experiencia de colocar canticos em nossas catequeses, apenas não podemos esquecer que os canticos devem ser católico, como pede a santa igreja catolica

    ResponderExcluir
  26. Deus seja louvado por essa valiosa ajuda

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!