sexta-feira, 8 de julho de 2011

O PODER DA MÚSICA NA CATEQUESE - O poder da linguagem musical

 O PODER DA MÚSICA NA CATEQUESE

         A música é um elemento de incomparável importância em qualquer processo de comunicação. Experimente ligar a televisão e observar como a música está presente. Quase não há propaganda sem fundo musical ou sem textos cantados. Não se começa ou se termina um programa sem música. Até um noticiário é introduzido por pequenas execuções musicais. A música desperta em nós emoções diferentes que podem ser tristes, alegres, românticas, engraçadas... Essas emoções são um fator de peso na comunicação. Guardamos o que foi transmitido porque associa a mensagem com a emoção despertada pela música. Isso facilita o processo de comunicação.
       A catequese também é um processo de comunicação. Neste processo, é preciso estabelecer dois tipos de intercâmbio : um entre o catequizando e a turma – comunicação horizontal; o outro entre o catequizando e Deus – comunicação vertical. É fácil perceber, então, como a música pode auxiliar, como o seu poder comunicativo, no processo catequético.
O poder da linguagem musical
      A música é a linguagem da alma. Ela não só comunica ideias, mas transmite sentimentos e emoções, criando um estado de ânimo que rompe bloqueios e abre a pessoa para o processo catequético. A linguagem musical é das mias completas e profundas, pois associa palavras, melodias, gestos, ritmos, penetrando mais intimamente na alma humana.

Vejamos nas próximas postagens alguns poderes da música.

25 comentários:

  1. excelente idea la de la música fomenta la convivencia en equipo

    ResponderExcluir
  2. "(...)Ela não só comunica ideias, mas transmite sentimentos e emoções(...)" diz tudo!
    Existe uma música para cada momento, numa ocasião de tristeza é bom ouvir uma música de ânimo, nos momentos de alegria um música de louvor; e assim vai... hehehe

    Paz e Bem!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. No meio do ano passado recebi dois convites:1º ser coordenadora paroquial da pastoral dos coroinhas e a 2º ser coordenadora da minha comunidade Sagrada Família. Pensei em dizer que não,não me sentia preparada. Meu marido me deu o DVD do Padre Fabio de Mello, quando eu vi e ouvi a música da Celina Borges "TUDO POSSO", naquele momento tive a certeza que Deus falou comigo. A música tem poder e toda vez que me pego pensando em desitir,me lembro dessa música.
    BJs...

    Carla.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo música! Principalmente aquelas em que posso fazer delas um momento de oração, de encontro pessoal com Deus. A Música tem um grande poder sobre minhas emoções. Me lembro que uma vez coloquei música bem suave na catequese e pedi que fechassem os olhos enquanto meditavam a Palavra de Deus. Foi um momento incrível para e para os catequizandos! Mais uma vez , PARABÉNS pela iniciativa. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Yo pertenezco al Camino Neocatecumal, un movimiento dentro de la Iglesia catolica que ya se extiende por todo el mundo. Cada comunidad tiene sus propios salmistas que cantan los salmos acompañados por guitarras, flautas, laud, pandereta, todo tipo de instrumentos. las celebraciones, tanto de la palabra, como de la misma Eucaristia cobran como otra dimensión. la música es como un peldaño que nos eleva y nos acerca un poco más a Dios.
    Un abrazo en Cristo para todos.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da matéria, amanhã tenho encontro e vou copiar a letra dessa musica para animar ainda mais nosso encontro.Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA LAYSE SÓ HOJE ESTOU CONSEGUINDO LER A FORMAÇÃO, ONTEM FIQUEI PREPARANDO O ENCONTRO COM OS PAIS,POIS TIVEMOS REUNIÃO COM ELES Á NOITE E SABE COMO É VIDA DE COORDENADORA PRINCIPIANTE,MAS GRAÇAS A DEUS CONSEGUI DAR CONTA DO RECADO ,BEIJOS ESTAREI LIGADINHA NA FORMAÇÃO,TENHA UM ABENÇOADO FINAL DE SEMANA

    ResponderExcluir
  8. LAYSE, EU PRA CANTAR É UM DESASTRE, ESPERO QUE COM ESSE CURSO EU APRENDA PELO MENOS A SABER A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA, DEPOIS QUERO LETRAS DE MÚSICAS OU NOMES DE CDS INFANTIS. POR QUE SÓ COM A AJUDA DE UM RÁDIO, CD QUE EU LEVO A MÚSICA PARA A CATEQUESE, PORQUE SE DEPENDER DA MINHA VOZ, COITADINHO DAS CRIANÇAS.

    ResponderExcluir
  9. É...A musica é tambem um meio de catequisar nossas crianças ,com tantas letras lindas que falam de Deus e elas aprendem rapido e gostam principalmente com gestos.Até a próxima e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Nos encontros da catequese eu uso tbm 2 músicas legais e as crianças gostam mto: "Rei Davi" e o "Homenzinho torto". São músicas bem animadas!
    Vai aí essa sugestão para enriquecer tbm essa formação linda.bjuss, Miriam.

    ResponderExcluir
  11. Eu amo música, não toco nada, mas uso sempre cd.
    Uso muito como recurso na catequese essas apresentações de power point, as vezes com mensagens, mas o q mais agrada é quando aparece a letra da música de fundo... aí funciona tipo um karaokê.

    Paz de Cristo!!!

    ResponderExcluir
  12. AMO CANTAR COM AS CRIANÇAS NA CATEQUESE E QUANDO VÃO A MISSA E LÁ CANTAM O QUE ELES APRENDERAM ABREM UM SORRISÃO POR JA SABEREM CANTAR.BJS MÁRCIA

    ResponderExcluir
  13. Olá Layse,
    Tenho experiências maravilhosas com a música na catequese, seja em sala de aula, seja na Adoração. Quem canta , reza duas vezes, não é verdade!!!
    Parabéns pela formação.
    Abraço
    Andréa

    ResponderExcluir
  14. Sempre quis usar a músicas em meus encontros, mas não sabia qual música e também ficava inibida espero que com essa formação consiga me desinibir, e usar as músicas pois a música facilita muito no entendimento. Abraço.
    Érica.

    ResponderExcluir
  15. Eu queria muito aprender a tocar violão, algo q ainda não me dediquei, pois acho q a música é uma ferramenta alegre na catequese e, como vc disse, comunicação vertical com Deus! Vou copiar as postagens do curso para repassar as catequistas companheiras da minha comunidade, posso né?! bjo no ♥!

    ResponderExcluir
  16. a musica fala muito quando abrimos o nosso coração...

    ResponderExcluir
  17. Oi Layse, estau meio sem tempo para a net, mas corri e dei um pulinho para ver como estava o curso, tô sem tempo para ler agora mais estou salvando tudo no meu pc pra ler depois com calma.
    Obrigada por ser uma fonte de aprendizagem pra nós. Que Deus te abençoei

    ResponderExcluir
  18. Ei!! Só consegui entrar hoje, na sexta fiquei tentando ver quando sairia a postagem, mas saiu tarde e viajei o fim de semana, fiquei sem net.

    Música realmente é muito importante na catequese, mas como ainda estou aprendendo, não tinha muitas idéias.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  19. ooi Lays ,
    eu tava sem net .. mas hoje eu tô aqui lendo tudinho ..
    e outra quem disse que eu estou conseguindo fazer login aqui no blog ?
    mas mesmo anonimo eu estou aqui , kkk
    beijinho nega ..
    Larissa Freitas

    ResponderExcluir
  20. A música é um bom instrumento para ajudar na evangelização.
    Bjs
    Tereza Diniz

    ResponderExcluir
  21. Realmente, a música é a expressão viva dos sentimentos. E acompanhada de gestos então...faz grandes revelações.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  22. Olá, tenho um blog sobre catequese e vou listar este como referência! Está muito legal!
    Parabéns :)
    catequistasemeandoamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo projeto, a música cristã, anima, e nos aproxima do amor do Pai, é maravilhoso antes de iniciar uma oração fazer uma interiorização através da música.

    ResponderExcluir
  24. amo música,não sou uma boa cantora,mas gosto muito de cantar com as minhas crianças.

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!