sábado, 16 de julho de 2011

O Poder da Música da Catequese - Poder de Emocionar


       
        Gostaria de agradecer a todos pelas contribuições maravilhosas de cada um que comenta as postagens do curso. Todos os dias cresço com vocês e fico muito feliz! No post anterior muitos amigos comentaram sobre a emoção, o poder que a música tem de emocionar! Parecem até que adivinharam!!! Convido vocês a lerem mais um tópico da formação!

        Está certo que o processo catequético não vai se limitar a despertar emoções. Já suficientemente criticada aquela catequese de fazer chorar e parar nisso, apenas despertando emoções artificiais que se esvaecem sem produzir efeitos. Há duas semanas atrás li o post da Sandra do blog Catequese Caminhando, em que ela conta a experiência frustrada da sua irmã na catequese do Crisma, o que a levou também a um desencontro com a própria Igreja. Leiam abaixo o testemunho dela, que têm relação com o despertar de emoções superficiais:

“A crisma pra mim foi minha maior decepção, eu espera muito de mim, da Igreja e da minha madrinha após o sacramento, mas nada aconteceu, ficou tudo igual ou pior. A preparação foi fraca, só fizemos falar da campanha da fraternidade e revisar tudo o que já tínhamos visto na catequese. As coisas eram pra serem diferentes, só porque tínhamos um cantor como catequista, tudo precisa ser cantado? Só porque a outra catequista era da RCC ela tinha que chorar todo encontro?(...)"

        Mas também está certo que, em todo processo catequético, estamos trabalhando com pessoas. E pessoas se emocionam. O encontro com Deus precisa atingir o nível das emoções, despertando amor, alegria, entusiasmo, ardor, zelo e identificação. Todos esses sentimentos, necessários para animar a fé, são emoções. O ser humano sempre age sob o influxo das emoções. Nunca age como máquina. Um cristão que tratasse o Reino de Deus tecnicamente, sem ardor próprio de quem se emociona, seria apenas uma máquina de construir o Reino.
        
        Já se criticou, também de modo suficiente, uma catequese intelectualizada e doutrinária, diante da qual o catequizando não sente mais nada. Sabe-se que é preciso, no processo catequético, atingir a mente, mas chegar ao coração, que é o centro das emoções.

        Nesse sentido, a música tem grande contribuição a dar. Música é emoção, beleza, encantamento. Alguém já disse “a beleza salvará o mundo”. De fato, a beleza cativa, atrai, desperta as nossas emoções e atenções. A beleza suaviza a aridez do mundo em que vivemos.

        Na catequese, a música ajudará a mexer com as emoções, despertando o senso estético diante das coisas de Deus, isto é, levando a pessoa a ver, nas coisas de Deus, aquela beleza essencial para a vida. A experiência de Deus deve ser sempre um encontro com a beleza: beleza de Deus, beleza do irmão, beleza de si mesmo, beleza da vida. A vida que Deus criou é boa e bela. Por isso, tudo na catequese deve ser belo , para comunicar a beleza da vida, beleza que vem de Deus.


  Sugestão 1: Tudo Posso - Celina Borges e Pe. Fábio de Melo (particularmente essa música me emociona muito!)


Tom: G
  
(intro) Em D C9 Am G D


E|-----------------------------7--8--8--7--7------|
B|------7-8--8--7--7--5--5--7-----------------10--|
G|-7-9--------------------------------------------|
D|------------------------------------------------|
A|------------------------------------------------|
E|------------------------------------------------|


(solo) C G/B Am D C G/B Am Am/G D


E|-----------------------------------------------------------------
B|--10-13-12-10-8-7--8--10--8--7--8--10--8--12--10--9--10--12--10--
G|-----------------------------------------------------------------
D|-----------------------------------------------------------------
A|-----------------------------------------------------------------
E|-----------------------------------------------------------------



E|-----------------------------------------------------------------
B|--10-13-12-10-8-7--8--10--8--7--8--10--8---13---12---10----------
G|-----------------------------------------------------------------
D|-----------------------------------------------------------------
A|-----------------------------------------------------------------
E|-----------------------------------------------------------------


  G         D/F#     C                 Em       D
Posso, tudo posso Naquele que me fortalece
  C                G/B                Am   D
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir
  G      D/F#       C                    Em       D
Quero, tudo quero, sem medo entregar meus projetos
    C                 G/B                  Am     D/F# C/E        D
Deixar-me guiar nos caminhos que Deus desejou pra mim e a.....li esta

          G         D/F#                   C/E              D
Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
    G     D/F#                 C
Vou persistir, e mesmo nas marcas daquela dor
   G/B                   Am       D
Do que ficou, vou me lembrar
        G     D/F#                C/E             D
E realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou
 Eb°     Em             Bm                   C
Em meu lugar estar na espera de um novo que vai chegar
    G/B           Am           D/F#    C/E    D
Vou persistir, continuar a esperar      e     crer

G/B   C            G/B         Am         D          C
E      mesmo quando a visão se turva e o coração só chora
       G/B          Am        D
Mas na alma, há certeza da vitória

 G          D/F#     C                Em       D
Posso, tudo posso Naquele que me fortalece
 C                G/B                Am    D
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir

          G         D/F#                   C/E            D
Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
    G     D/F#                C
Vou persistir, e mesmo nas marcas daquela dor
   G/B            Am        D
Do que ficou, vou me lembrar
        G    D/F#                 C/E           D
E realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou
 Eb°    Em               Bm


Sugestão 2:  Abraço de Pai - Walmir Alencar e Adriana 
Tom: D
  
Abraço de Pai



Intro: F#m  C#m  D  A/C#  F#m  C#m  G9  D/F#  E4  E
A9          A7+/9
Quanto eu esperei!
F#m9            C#m7
Ansioso queria te ver
   Bm7           C#m7   D7+
E te falar o que há em mim
Bm7     Bm7/A  (E/G#  E  D/F#  E/G#  D/F#  E/G#)
Já não podia        me conter
      A9       A7+/9
Me decidi, Senhor
F#m9             C#m7
Hoje quero rasgar meu viver
   Bm7             C#m7   D7+
E te mostrar meu cora__ção
Bm7     Bm7/A  G    D/F#  (E/G#  E  D/F#  E/G#)
Tudo que tenho e    sou
 A9                                F#m
E por mais que me falem, não vou desistir!
 Bm7                             E4       E
Eu sei que nada sou, por isso estou aqui
    A9                                   F#m
Mas eu sei que o amor que o Senhor tem por mim
   Bm7           Bm7/A     E4        E7        A7+  (D/F#  E/G#)
É muito mais que o meu, sou gota derramada no mar
            A9                   F#m
Quanto tempo também o Senhor me esperou
      Bm7                E4           E
Nas tardes encontrou saudade em meu lugar
  A9                                 F#m
Mas ao me ver na estrada ao longe voltar
 Bm7            Bm7/A   E4          E7       A7+   E4  E
Num salto se alegrou e   foi correndo me encontrar
       A9                       F#m
E não me perguntou nem por onde eu andei
  Bm7                            E4        E9
Dos bens que eu gastei, mais nada me restou
         A9                          F#m
Mas olhando em meus olhos somente me amou
C#m7       D9 (A/C# Bm7)   Bm7/A  E/G#  E
E ao me beijar,             me acolheu
 E/F#  F#m  E/F#  F#m  E/D  D9  E/D  D9 (bis) Bm7  Bm7/A (E/G# E D/F# E/G#)
num abraço de pai

A9  A7+/9  G6  D9/F#  A9

Sugestão 3: Ninguém te ama como eu - Martín Valverde


Tom: C
  
C          G/B        Am    Am/G
Tenho esperado este momento
Dm        F          G
Tenho esperado que viesses a mim
C         G/B         Am    Am/G
Tenho esperado que me fales
Dm        F            G
Tenho esperado que estivesses assim
C      G/B             Am    Am/G
Eu sei bem o que tens vivido
Dm     F               G
Sei também que tens chorado
C      G/B            Am     Am/G
Eu sei bem que tens sofrido
Dm        F           G    G7
Pois permaneço ao teu lado

Refrão:
           C G/B    Am Am/G            F D/F#  G
Ninguém te ama como eu, Ninguém te ama com eu
         C             G/B          Am   Am/G
olhe pra Cruz esta é a minha grande prova
F          D/F#     G  G7
Ninguém te ama como eu.
           C G/B    Am Am/G            F D/F#  G
Ninguém te ama como eu, Ninguém te ama com eu
         C            G/B             Am   Am/G
olhe pra Cruz foi por Ti porque eu te amo
F          D/F#  G      C
Ninguém te ama...a como eu.

C      G/B          Am    Am/G
Eu bem sei o que me dizes
Dm    F            G
Ainda que nunca me fales.
C      G/B            Am     Am/G
Eu sei bem o que tens sentido
Dm    F              G    G7
ainda que nunca me reveles
C       G/B         Am   Am/G
Tenho andado ao seu lado
F       D/F#      G   G7
junto a ti permanecido
Em    E7           Am    Am/G
eu te levo em meus braços
F        D/F#        G   G7
pois sou teu melhor amigo

           C G/B    Am Am/G            F D/F#  G  G7
Ninguém te ama como eu, Ninguém te ama com eu
         C             G/B          Am   Am/G
olhe pra Cruz esta é a minha grande prova
F          D/F#     G  G7
Ninguém te ama como eu.
           C G/B    Am Am/G             F D/F#  G   G7
Ninguém te ama como eu, Ninguém te ama com eu
         C            G/B             Am  Am/G
olhe pra Cruz foi por Ti porque eu te amo
F          D/F#  G G7
Ninguém te ama...a.
           Em     E7         Am Am/G
Ninguém te ama ninguém te amará
F          D/F#  G      C G/B Am Am/G F D/F# G      C
Ninguém te ama...a como eu.               como eu.
Sugestão 4: Foi por você - Anjos de Resgate
Tom: C
  
(intro) C G  G7  C/G  Cm7/G  G  Em7  Am7  G/B

     G             D/F#      Em7
Encontrei-me com Jesus no jardim
      G           D/F#    Em7
Nunca vi nada tão lindo assim
       Am          Am7/G       D/F#
Minhas dores entreguei em suas mãos
    Am        Am7/G     D/F#  C/D
E Jesus foi falando pra mim:
       G         D/F#   Em7
“Das feridas que eu recebi,
      G     D/F#       Em7
Não saíram sangue, nem dor
        Am         Am7/G     D/F#
Foi por isso que o mal eu venci
       Am         Am7/G   D/F#
Porque delas só saía     amor,
             G        D9/F#
Foi sempre o meu amor
    G
Foi por você
             G/F                     C/E
Que eu me deixei ser tão chagado e ferido
         Cm7/Eb                G
Por isso sinta-se   amado e querido
         C#m5-/7               Am7    C/D
Pois é o meu amor que cura sua dor,  ououoh
    G
Foi por você
        G7/F                       C/E
Que, na cruz,  meu sangue foi derramado
         Cm7/Eb                G/D
Por isso sinta-se   querido e amado
         Em7                   Am7
Pois é o meu amor que cura sua dor,
              C   G/B  Bb  F  Ab  Eb D7/11 D7
que cura sua dor”
         G     D/F#     Em7
Então, Jesus pediu-me assim
       G              D/F#      Em7 (Em Em/F# Em/G Em/B)
Que as mágoas que estivessem em mim
    Am          Am7/G     D/F#
Que delas não saísse mais dor
             Am         Am7/G  D/F#
De hoje em diante, só saísse  amor
           G             D9/F#
Que seja sempre assim
     G
Foi por você
             G/F                     C/E
Que eu me deixei ser tão chagado e ferido
         Cm7/Eb                G
Por isso sinta-se   amado e querido
         C#m5-/7               Am7    C/D
Pois é o meu amor que cura sua dor,  ououoh
    G
Foi por você
        G7/F                       C/E
Que, na cruz,  meu sangue foi derramado
         Cm7/Eb                G/D
Por isso sinta-se   querido e amado
         Em7                   Am7
Pois é o meu amor que cura sua dor,
              C     G/B
que cura sua dor”

(intro)

E|-10/12-15-10----------10--10-10----------------------
---------------------
B|-------------12-12-13-----------13-12-13~~--10-10-12
-13--13-13-12-10-12~~-


E|------------------8-10-------------------------------
B|-8-8-10-12--12-12------10~~--10-8-7-8/10~~-8~~-------


(refrão)

(1ª Parte)

E|-10/12-12-10-10----------10--10-10-------------------------
-------------------
B|----------------12-12-13-----------13-12-13~~--10-10-12-
13--13-13-12-10-12~~--



E|------------------8-10-------------
B|-8-8-10-12--12-12------10~~--------


(2ª Parte)

E|-10/12-12-10-10----------10--10-10----------------------------
----------------
B|----------------12-12-13-----------13-12-13~~--10-10-12-13-
-13-13-12-10-12~~--



E|------------------------------------------------
B|-8-8-10-12--12-12-10-8-10~~--10-8-7-8/10~~-8~~--


(final)

E|------------------------------
B|-8-8-10-12--12-10-8-7----8~~--


    Am7               C/D      G
É o meu amor      que cura sua dor”

*O I Curso de Férias do Catequese Kids, é sobre O Poder da Música na Catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html

27 comentários:

  1. Maravilhoso.Mas fico me perguntando como podemos tocar as cças e jovens tanto na música como na evangelização,como criar essa afeição com o estilo musical cristão,pq vemos que eles tem muita recepetividade por outros estilos como o funk que pra eles e tudo de bom todos conhecem em qualquer lugar.Desafio!Paz e bem amada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Layse,
    Precisamos estar atentos o que a música desperta nas crianças e estar "preparadas" para trabalhar estas emoções. Que o Espírito Santo nos ajude, nos auxlie, nos conduza neste desafio!!! Obrigada por mais este dia de formação.
    Beijo e fique com Deus.
    Até amanhã.
    Andréa

    ResponderExcluir
  3. PRECISAMOS PEDIR A DEUS MUITA LUZ AO ESCOLHERMOS UMA MÚSICA PARA TRANSMITIR PARA AS PESSOAS, À MOMENTOS QUE DEVEM SER MÚSICAS TOCANTES, QUE TOQUEM OS CORAÇÕES.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito Lays !
    é impressionante como a música pode nos tocar ..
    essas músicas são lindas , e tenho certeza que vai tocar os meninos ..
    Parabéns pelo curso Lays , cada dia que passa está ficando melhor !
    Booom dia *-*
    Larissa Freitas

    ResponderExcluir
  5. Realmente essas músicas são emocionantes, elas tem o poder de transformar... É o Espírito Santo agindo em nós. Fique com Deus, até amanhã!!!

    Carla.

    ResponderExcluir
  6. Lindas as musicas,nos emocionam e com certeza as crianças vão gostar,parabens !!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Layse. Entrei para o abençoado grupo dos "Catequistas Unidos" e vim ,mais uma vez, visitar este lindo blog. Amei esta postagem! A música fala profundamente ao coração e é um ótimo instrumento de evangelização.
    Que Deus abençoe sempre os seus caminhos.

    Além do blog "nospassosdejesusamor.blogspot.com",
    que você já segue, tenho um outro cantinho. Ficarei contente se visitá-lo também:

    docessonhosdepapel.blogspot.com

    Beijinhos,com carinho
    Angela

    ResponderExcluir
  8. OI LAYSE, EU É QUEM DIGA QUANDO A MÚSICA TOCA AO FUNDO NA EMOÇÃO, ELA PODE ATÉ CURAR, FOI O QUE VÁRIAS VEZES ACONTECEU COMIGO, QUANDO ESTAVA EM CRISE DE DEPRESSÃO, A MÚSICA SEMPRE ME FALAVA AO CORAÇÃO E EU ME RECUPERAVA. BEIJOS E UM ÓTIMO DOMINGO

    ResponderExcluir
  9. é Layse acredito que a musica toca no fundo da alma, mais acho que devemos escolher as musica de acordo com a faixa de idade do grupo que estamos participando no momento.essas musicas são realmente maravilhosas mais os meus pequenos não compreende a linguagem mais nem por isso deixamos de louvar a Deus o nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  10. Através da Música aprendemos, nos emocionamos, nos curamos...

    Obrigada por compartilhar cada detalhe disso conosco.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Seu comentário foi muito válido Andréa!
    Nós temos que saber trabalhar as emoções no outro, não só nas crianças, mas com os jovens e adultos tb! Ás vezes despertamos neles emoções de coisas tão profundas que não sabemos como lidar com elas para ajudar o nosso irmão...

    Com certeza, o Espírito Santo é o maior psicólogo nessas horas... Ele que nos conduz a agir da forma mais apropriada!

    VINDE ESPÌRITO SANTO!

    Beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  12. Sim, amigo Jonathan! Temos que pedir o auxílio do Santo Espírito para guiar as nossas escolhas!

    Beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  13. Olá Carla! É o Espirito Santo quem nos conduz!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  14. Tomara que eles gostem Eliana!! Obrigada pelos comentários... foi o Espírito que agiu em mim...

    Beijocas,
    Layse

    ResponderExcluir
  15. Claro Katiuscia! Vc tem toda a razão... No curso de férias, não quis previlegiar nenhuma faixa etária ou etapa da catequese... Mas para cada uma, temos que ter a sensibilidade de escolher aquelas que são adequadas ao entendimento da criança e ao seu desenvolvimento. Não podemos despertar ou querer despertar nelas sentimentos ou idéias que ainda nem existem na cabecinha delas!

    Obrigada pelo ótimo comentário!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  16. De nada Beta! É o Espírito agindo em todos nós!

    Beijinhos,
    Layse

    ResponderExcluir
  17. Ola! Cada postagem eu admiro mais seu trabalho. Pena que nem todos possam cantar e tocar para seus catequistas, mas nem por isso, podemos esquecer da importância da música, pois, ela é também uma forma de oração (usamos então osom eletrônico. No sábado, fizemos um encontro sobre as bem aventuranças e o projeto de jesus para nós, ou seja, a felicidade. A música indicada pelo nosso livro era Amar como Jesus amou. Fiz um folheto com a cópia da música e levei o cd, os catequizandos acompanharam direitinho. E a musica tinha a ver com o tema do encontro. Foi tudo de bom. Vamos em frente, e que Deus nos guie. Felicidade!!

    ResponderExcluir
  18. Cheguei um pouco atrasada, mas vim prestigiar esta importante iniciativa da Layse, e dizer que a música "ninguém te ama como eu" é muito especial para mim, não só como catequista, mas principalmente como cristã.

    É a música ajudando profundamente a nossa conversão.
    Bjs

    Ah....as músicas do grupo Anjos de Resgaste são
    muito evangelizadoras, já fizemos inclusive, com as crianças, uma cantata de natal só com músicas deles.

    ResponderExcluir
  19. Layse querida eu amei essa aula...hehe

    Olha essas músicas são lindas! (geramente canto, me esgoelo mesmo... enquanto estou me preparando para o encontro...rs Me sinto a própria Celina Borges...rs) É uma santa preparação...rs

    A musica ninguém te ama como eu também é maravilhosa... gosto de propor atividades e deixar as crianças se apresentarem cantando... elas amam!

    ResponderExcluir
  20. A maioria das músicas eu ja conhecia, as letras são lindas! Tbm gostei das demais.
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  21. Menina, a cada post mais e mais fico feliz por estar participando desse curso! É 10!!! Já rolou tantas emoções e sentimentos diferentes!

    ResponderExcluir
  22. A cada postagem uma lição e aprendizagem maior, o curso está maravilhoso.bjs. Estou um pouquinho atrasada nos comentário rsrs não estou conseguindo acessar todos os dias pois estou com minha pequena doentinha mas estou fazendo o possivel para não perder nada rsrs.... beijinhos .

    Érica

    ResponderExcluir
  23. Nossa, com eu fui esquecer de fazer o comentário? Cada música deixa uma mensagem mas tem umas que tocam no ítimo de nossa alma assim como essas que você selecionou. Nos põe a repensar a nossa missaõ e trazem paz a nossa alma. Bjus Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  24. Perdoe-me por não ter postado antes, pois estava viajando. Acho linda todas estas músicas. A música ajuda muito na oração. Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Oi não sabia que podia postar as antigas,mas tenho postado deste quando passei a seguir,agora vou atualizar as postagens,beijos

    ResponderExcluir
  26. acredito que a música como tem um ditado popular quem canta reza duas vezes, é importante ao escolher a música fazer a relação com o encontro realizado, para que haja harmonia.

    ResponderExcluir
  27. Essas músicas emocionam e tocam nossos corações, as letras são muito lindas! Bom pot :) bj

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!