quinta-feira, 21 de julho de 2011

Curso de Férias - Música e Linguagem corporal

           A música está associada à linguagem corporal. A expressão corporal completa a linguagem musical. E a linguagem musical incentiva e condiciona a expressão corporal. Por isso, trataremos juntas essas duas linguagens complementares.

           Quando falamos em linguagem corporal, estamos nos referindo a toda comunicação e expressão realizadas pelo corpo. Nosso corpo fala e se expressa. E essa expressão tem o mesmo poder da linguagem musical. Nosso corpo precisa de movimentos: de dançar, de pular, de caminhar, de gesticular.

           A Igreja, durante muito tempo, desprezou o corpo humano. O corpo era visto como coisa suja, como fonte de pecado, talvez até pela visão de sexualidade que se tinha e pela redução do corpo à sexualidade. Cuidar do corpo era considerado vaidade, algo pecaminoso.

           Isso gerou um pessimismo com o corpo. Imobilizou nosso corpo e paralisou nossos membros. Basta observar como, em nossas Igrejas, o povo fica todo paralisado. Ainda que se cante uma música ritmada, ninguém se mexe. Perdemos a liberdade rítmica e ficamos parecendo estátuas em oração. Com muita dificuldade, em alguns lugares, o povo até consegue bater palmas ou erguer as mãos. Mas não sem certa falta de jeito.

            Mas o mundo, hoje, aprendeu a valorizar o corpo. E isso é bom. Nunca se falou tanto em manter a forma, em ginástica, caminhada, malhação. Virou até modismo. O certo é que o corpo também quer se expressar e se fazer notar. Afinal, nós também somos corpo.

            A catequese precisa aprender a valorizar a linguagem corporal: a dança, o gesto, o ritmo. Tudo isso, dentro de um equilíbrio pedagógico. Poderíamos destacar pelo menos três funções da linguagem corporal que são importantes para a catequese: função de desinibir, animar e concentrar.

1 – Função de desinibir:

           A linguagem corporal é um ótimo antídoto contra a timidez. Quase todos têm receio do próprio corpo. O adolescente, então, nem se fale. Poucas pessoas têm um corpo escultural dentro dos padrões ditados pela moda. Mas que se dane a moda. Cada um precisa desinibir o próprio corpo, ainda que esteja fora de forma. Quando a pessoa consegue dançar e gesticular, vai perdendo esse medo que imobiliza o corpo. E consegue se expressar melhor em tudo. Na catequese, isso é necessário.

2- Função de Animar:

           A linguagem corporal anima, desperta, quebra a monotonia, deixa as pessoas acesas e dispostas. Ficar muito parado dá somo e preguiça. O corpo precisa de movimento. Na catequese, os movimentos do corpo serão usados com sucesso pra animar a turma, combatendo a rotina do encontro, a indisposição e a falta de graça. Depois de cantar e pular bastante, a turma terá outra energia para o encontro.

3- Função de concentrar:

            A linguagem corporal também serve para concentrar a turma. Nesse caso, usam-se gestos expressões próprias  para concentrar. Esses gestos criam predisposição para rezar, para meditar, para silenciar etc. Podem ser gestos simples. A turma ficará mais concentrada na oração e se, ao rezar, mantiver, por exemplo, as mãos erguidas ou postas sobre o coração, ou seguras às mãos dos coleags. Também será mais fácil meditar e fazer silêncio, se fechar os olhos , abaixar a cabeça. O simples gesto de sentar, ajoelhar ou ficar em pé, já contribui para criar um clima específico para cada momento do encontro.

            Coisa importante na linguagem corporal é a uniformidade. Se um se senta, outro fica em pé, outro se ajoelha, então se instaura a maior confusão. Fica um clima dispersivo. A uniformidade dos gestos cria um clima de harmonia e comunhão entre as pessoas. Já imaginaram um exercito marchando, cada soldado num ritmo?

              Aproveitando este tópico, gostaria de divulgar um trabalho super legal que acabei de conhecer e que reúne música e dança de um modo alegre, com letras curtas e gestos que encantam as crianças.
              O nome do CD é PESCADORES KIDS, um trabalho realizado pela Tatiane Jardim ( que é professora de musicalização infantil e Coordenadora Arquidiocesana do Ministério para as crianças da RCC em Londrina - PR. ) e sua equipe. O CD PESCADORES KIDS já possui os Volumes  1 e 2, que está sendo lançado essa semana. Para que vocês conheçam o trabalho, vou postar alguns vídeos do Youtube com trechos do show:



Música: Vai Pular quem é Cristão - Pescadores Kids



Música: Cantando pra Jesus - Pescadores Kids :



               No link www.myspace.com/pescadoreskids vocês poderão ouvir três músicas do Cd Volume 1 e três do Volume 2.
                
              Para quem gostar e quiser adquirir há três modos: através do e-mail pescadoreskids@gmail.com e dos links abaixo:


           
            Há também o blog: pescadoreskids.blogspot.com. Pessoal, vamos ajudar na divulgação deste material? Ia ser muito bom se todos fizessem uma postagem coletiva divulgando o Pescadores Kids, pois é um material difícil de ser encontrado e de ser realizado, imagino o esforço que este pessoal está fazendo para trazer essa riqueza para nós! Obrigada! 

Um forte abraço,
Layse





*O I Curso de Férias do Catequese Kids, é sobre O Poder da Música na Catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html

  
             
            


20 comentários:

  1. Adorei Layse!
    A linguagem corporal realmente é fundamental.
    bjão
    ótima noite.

    Beta (Aprendendo a Ser catequista)
    www.aprendendoasercatequista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Layse. Acho fundamental a utilização da música no meio catequético. Música fala ao coração, não é mesmo?
    Gosto muito de utilizar o volume da música para indicar o momento do encontro. Assim, se a música está alta, eles sabem que é hora de descontrair, se está abaixando, sabem que é hora de sentar...
    Ah! Obrigada pela visita, viu? E parabéns pelo trabalho!
    Minha Paróquia é a Sagrado Coração de Jesus, no final da L2 Sul. A coordenadora da catequese é a Zita.
    Abraços, Lucyanna
    catequistasemeandoamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Layse,
    Parabéns pelo post de hoje. Gostei bastante da matéria: função de desinibir que a música, juntamente com a linguagem corporal pode nos ajudar com as crianças.
    Parabéns aos Pescadores Kids pelo trabalho. Deus os abençõe.
    Beijos e fiquem com Deus.
    Andréa

    ResponderExcluir
  4. É interessante porque muitas vezes com a melodia e a letra da música parece que brota de dentro de nós os gestos,o movimento um perfeita sintonia.Sintonia de Deus.Paz Layse querida.

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Layse, nesses tópicos onde a música exerce a função desinibir e animar tenho por esperiência própria pois eu era muito tímida até os 17 anos quando comecei a participar de um grupo de jovens e a cantar e gesticular com eles me senti mais segura. eu nunca tinha cantado dessa forma como catequizanda, mas como catequista amo cantar. bjus.

    ResponderExcluir
  6. BOA NOITE QUERIDA,NOSSA E EU QUE SOU UM POÇO DE TIMIDEZ,VOU TER QUE MERGULHAR DE CABEÇA, PARA DAR O EXEMPLO AS OUTRAS CATEQUISTAS.AHH!!!QUE PENA QUE ESTÁ ACABANDO,FOI ÓTIMO TER APRENDIDO SOBRE MÚSICA NA CATEQUESE, ESPERO QUE SEMPRE VC POSSA FAZER MAIS CURSOS COMO ESTE.BEIJUS CRIS

    ResponderExcluir
  7. A linguagem corporal nos diz muito sobre as crianças... e é um ótimo gancho para as crianças trabalharem em equipe, podemos incentivar um grupinho de dança...

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ,a Dry faz parte de um grupo de dança aqui da paróquia em dois dias de ensaio já aprenderam a musica e os gestos é pra entrada da biblia na missa de domingo engraçado que a Dry é timida mas sempre participa das danças,é a musica faz isso.Parabens por esse post.Bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    O trabalho do Pescadores Kids é ótimo, e com certeza ajuda muito na catequese. E nada melhor do que uma música bem animada pra desperta a criançada. Bjs..

    Carla

    ResponderExcluir
  10. Essa post, me ajudará muito com essas dicas, e muito vou superar minha inibição,se Deus já estou até pensando em ensaiar em casa antes de realizar com as crianças rsrs, ai nem quero ver no que vai dar, srsrs, será que sai alguma coisa, mais vou seguir seu conselho que me deu em um outro comentário que me deu anteriormente deste curso, estou pedindo e rezando para que o Espírito Santo me Ajude nesse desafio.

    Beijinos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  11. Tu entrada de hoy Lays me aclara muchas cosa. Gracias.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  12. O corpo realmente fala, portanto precisamos ter muito cuidado com nossos gestos, para que eles digam apenas coisa boas.

    ResponderExcluir
  13. Achei um barato o Pescadores Kids, obrigada por partilhar. Qto a linguagem corporal, realmente nos diz muita coisa. Eu usei a musica do homenzinho torto com meus catequizandos, e depois de dançarmos e rirmos um tanto, perguntei pra eles sobre a música, o q eles achavam, e eles disseram em coro q quem não anda no caminho q Jesus nos mostra, leva uma vida dificil, torta, cheia de problemas! Amo eles!

    ResponderExcluir
  14. Realmente, a música e a linguagem corporal, tornam o ambiente na catequese alegre e acolhedor, estes recursos são fundamentais para haver uma integração entre catequistas e catequizandos.
    Valeu pela dica dos Pescadores Kids....
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Layse,
    Quero te agradecerrrrrrrrrrrrrrrr de CORAÇÃO,esse curso vai refletir em bons frutos para minha nova turma.
    Obrigadaaaaaaaaaaaaaa,ameiiiiiiiiiiiiiii!
    ELISABETE VICTORINO.

    ResponderExcluir
  16. É a cada dia aprendendo um pouco mais ,obrigado.pela ajuda Beijos

    ResponderExcluir
  17. Quero agradecer pela partilha conosco, que Deus sempre te abençoe e você possa estar sempre compartilhando consoco motivos para evangelizarmos as crianças com motivação.
    abraço

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Lays *-*
    ameeeeei a postagem de hoje ..
    entrei no link que voc deixou e o material de lá é execelente !
    parabéns !
    beijos ..
    Larissa Freitas :)

    ResponderExcluir
  19. Legal demais a postagem! Gostei das dicas sobre o "pescadores kids" bj

    ResponderExcluir
  20. Adorei muito bom.
    Mais uma vez PARABENS!!!
    Rosemery Galvao

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!