sexta-feira, 22 de julho de 2011

Curso de Férias - Dicas práticas de como usar a música na catequese!


Olá Pessoal!

Com muita saudade, digo que esta é a última postagem do nosso I Curso de Férias do Catequese Kids. Digo primeiro porque acredito que mão será uma iniciativa única, e se Deus assim o quiser, teremos vários outros, pois essa experiência foi linda e valiosa.

Quero agradecer a todos pela participação todos os dias aqui no curso. Sei que o nosso dia-a-dia é corrido: trabalho, casa, filhos... E muitas vezes a internet não colabora! hehehe! Quero agradecer também àqueles que não puderam participar de forma assídua, saibam que Deus compreende o que se passa em cada um, e que os comentários que deixaram, mesmo sendo 1 ou 2 foram preciosos...

Estou emocionada com tantos comentário carinhosos e motivadores. Sentirei saudades das visitas de vocês aqui todos os dias, me fazendo rir e chorar tantas vezes. 

Peço que agradeçam a Deus e não a mim por esta oportunidade, sinto que fui instrumento da vontade Dele!

Amanhã postarei os nomes dos participantes certificados para que me enviem por e-mail o endereço para que eu possa enviar o certificado e presente ok? Ah, não se preocupem quem está fora do Brasil, se Deus quiser e os Correios ajudar, chegará até vocês viu?

Com carinho, Layse

ENFIMM... vamos  à postagem?


Dicas práticas de como usar a música na Catequese

       Depois de falar da importância da linguagem musical e corporal, queremos dar algumas dicas práticas sobre o uso da música no encontro catequético:

1 – Há músicas próprias para animar, para rezar, para acolher, para refletir. É preciso, então, cantar a música certa na hora certa, levando em consideração a intuição do catequista e o gosto da turma.

2- Há certas músicas que logo conquistam a turma. Outras, logo desagradam. O catequista não deve insistir em cantar músicas consideradas chatas. É preciso agradar os catequizandos, que costumam ter gosto exigente. Até porque músicas desagradável costuma ser uma tortura estética.

3- Sugerimos iniciar sempre o encontro cantando músicas animadas. Depois de acolher a turma, a melhor coisa é cantar. A música, no começo, quebra o gelo e o distanciamento e transporta os catequizandos para o clima do encontro.

4- As orações serão mais profundas e animadas se forem acompanhadas de músicas suaves que ajudem na interiorização.

5- Sempre que sentir necessidade, o catequista deve convidar o grupo para cantar. Por exemplo: antes de ler o texto bíblico, antes de iniciar a reflexão do dia, antes ou depois da atividade e etc.

6- Não sugerimos que o catequista leve para o encontro folhas de músicas. Se o catequizando tiver de segurar uma folha, como poderá fazer gestos? Música se canta com o corpo solto e com as mãos livres. O que fazer, então, com a letra das músicas? Dá um pouco do trabalho, mas o resultado é bom quando o catequista leva para o encontro as músicas escritas em cartazes, com letras maiores. Então, é só fixar o cartaz e cantar. Uma boa solução,  porém mais cara, é usar um retroprojetor ou o PowerPoint. Mas, na ausência destes recursos, um cartaz é muito eficiente.

7- Com crianças que ainda não sabem ler; nem o cartaz resolve. Será preciso usar músicas com letras curtas e simples, e ir ditando as letras, até as crianças decorarem.

8- O gravador deveria ser usado apenas quando se for fazer um fundo musical suave, com música instrumental ou algo equivalente.Quando for cantar, costuma ser melhor desligar o gravador e botar a garganta para funcionar! Não faz mal desafinar um pouco... O importante é se soltar e cantar. Claro, se puder cantar bonito, muito melhor. Mas é melhor cantar feio que deixar de cantar. O catequista deve aprender com antecedência a letra das músicas que serão usadas nos encontros. Durante a semana antecedente, é bom cantar as músicas várias vezes. Ninguém consegue guardar uma melodia, ouvido-a uma só vez.

9- Outra coisa importante é adequar a música à mensagem do encontro. Pelo menos aquelas músicas que servirão para refletir e fixar o assunto.

10- O uso de instrumentos musicais ajuda muito. Quem sabe o catequista pode tocar violão? É tão fácil aprender! Quem sabe algum catequizando tem dons musicais? Quem sabe dá para usar um pandeiro ou coisa semelhante, ao menos para marcar o ritmo? Ou um teclado, ainda que pequeno, ao menos para dar os tons das músicas?

11- Em turmas de menor idade, como as da Pré-evangelização, costuma ser ótimo usar instrumentos alternativos, feitos de sucata: pequenos pandeiros feitos com tampas de refrigerantes, reco-reco, chocalhos, triângulos feitos com ferragens retorcidas etc. Todos se empolgam tocando essas coisas. Vai depender da motivação do catequista.
12- Insistimos que o catequista precisa cantar. Alguns, por excesso de timidez, costumam apenas ler as letras das músicas. Mas isso não basta. Se, de qualquer forma, o catequista não consegue mesmo emitir sons musicais, talvez seja bom que trabalhe junto com outro que possa complementar essa parte. Afinal, ninguém tem todos os dons: um completa o outro!


*O I Curso de Férias do Catequese Kids, é sobre O Poder da Música na Catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html

20 comentários:

  1. Querida,
    Eu que agradeço o teu carinho e o ensinamento deixado!
    Obrigada por tudo!
    Vou esperar ansiosa pelo meu pacotinho aqui nos EUA!Depois,vou te enviar foto,ok?
    Assim,que vc enviar o email,te envio o meu endereço.
    Podemos construir instrumentos com eles também,vai ser bem legal!Bandinha da CATEQUESE!
    HEHEHEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.

    ResponderExcluir
  2. eiii!!
    Eu agradeço ao carinho que teve conosco. Agradeço a Deus por colocar pessoas boas como vc em nossas vidas, por compartilhar coisas maravilhosas durante esses dias.

    Amanhã te envio então o meu endereço =)
    vou ficar muito feliz em ganhar o certificado.
    Obrigada mesmo Layse.

    E essas Dicas são ótimas, ja estou com tudo aqui gravadinho para meus estudos e vou compartilhar com as outras catequistas também =)
    Deus continue te abençoando.
    Bjão

    Beta
    Aprendendo a Ser Catequista

    ResponderExcluir
  3. Obaaaaa, vou ter direito a uma fotinha!!! Q legal! Obrigada por participar Elisabete... Foi um prazer enormeee conhecê-la!
    Você pode me mandar seu endereço pelo e-mail: lay.mbispo@gmail.com

    Estarei esperando!!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, AMEI a bandinha! No começo vai ser bem engraçado, mas depois q eles entrarem no ritmo vai ficar mtooo legal! Se vc fizer, não se esqueça de me mandar uma foto viu?
    Beijoo,
    Layse

    ResponderExcluir
  5. aa Lays vai deixar saudades ;///
    aprendi muito com essa formação ..
    voc está de parabéeeeeeeeens !
    que Deus te conserve sempre assim ..
    e adorei a ídeia de construir instrumentos com os meninos ..
    Já estou com saudades :(
    Boa Tarde Lays ,
    beeijos ;*
    Larissa Freitas

    ResponderExcluir
  6. Oi lindinha, vim para lhe pedir desculpa não consegui deixar recadinhos em todas as postagens, mas valeu vc é mto criativa e dedicada tenho certeza que ajudou mta gente a abrir-se para este novo horizonte a musica,traz a felicidade e anima as crianças a fortalecer o amor por Deus.Um Abraço Fraterno e tenha um lindo final de semana Abençoado.

    ResponderExcluir
  7. Oie, agradeço pelo curso, aprendi muito para mim foi muito importante e enriquecedor, estou tentando colocar em prática, depois lhe conto como foi, já estou preparando o meu 1º encontro com música, vamos ver no que vai dar rrs, não consegui acessar todos os dias mas não perdi uma postagem já imprimi todas e estou montando uma apostila para deixar na minha Paróquia. Valeu vc é abençoada. Não vejo a hora que vc comece outro curso pois amei essa ideia de curso online rsrsr. Beijinhos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Vim agradecer a oportunidade que nos deu de conhecer mais a importância da música na catequese. Sou um desastre na voz, mais agora bom ou não eu vou soltar a voz. Só tenho pena de meus pequeninos me aturar kkkkkk. Adorei a idéia da bandinha que nossa colega citou acima. Eu como trabalho com os pequeninos vou criar uma bandinha com minha turma, tõ falando sério e em breve postarei foto. Vou aguardar ansioso pelo meu certificado e meu presentinho, sou igual criança adoro surpresas e claro assim que chegar postarei fotos. Mais uma vez agradeço pela oportunidade, dedicação em evangelizar sempre. Abraço e que Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  9. Layse lindona, amei a formação. Claro já salvei tudo para repassar para as catequistas daqui.
    O Post de hoje foi tudo de bom, só tive que rir no item 10... fácil aprender violão...quem dera...rs Chega me imaginei tentando tocar um violão... melhor não coitadas das crianças...rs
    Paz de Cristo!!!

    ResponderExcluir
  10. Seguiremos asomandonos a este blog aunque ya no esté el curso. Lastima que acabó. pero lo bueno es lo que hemos aprendido. Gracias por todo el esfuerzo y el trabajo.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  11. Layse agradeço a Deus por me conceder este grande presente que foi este curso e que ele abençõe ricamente sua vida e de sua família.Aprendi bastante e com certeza nossos encontros de catequese vão ser mais dinâmicos.Muita paz e muito bem já estou com saudades até a próxima.Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Layse,
    Obrigada pelas dicas de hoje. Agora quero colocar tudo em prática que aprendi todos estes dias.
    Foi maravilhoso. A música para mim sempre foi um instrumento abençoadíssimo que Deus nos deu para a evangelização. Agora então estou mais apaixonada ainda ...
    Obrigada por tudo, pela companhia nestes dias e por toda riqueza compartilhada. Sentirei saudades. Que Deus te abençõe ricamente e a todos que participaram desta formação.
    Beijos e fiquem com Deus.
    Andréa

    ResponderExcluir
  13. Layse... Graça e Paz! O material é excelente. Para quem precisa de recursos para várias aulas, ótimo e a um custo acessível, esse é um dos melhores. Afinal, nem sempre temos o apoio financeiro para isso. E acabamos usando nosso próprio recurso. Deus te abençoe! Fausto

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, querida, por esta oportunidade. Que Deus te abençoe e te guarde!

    ResponderExcluir
  15. BOM DIA QUERIDA LAYSE,QUE DEUS TE ABENÇÕE E TE ILUMINE POR ESTE CURSO MARAVILHOSO,POR ESTA OPORTUNIDADE DE APRENDERMOS SEM SAIR DE CASA,JÁ ESTOU SENTINDO SAUDADES,MAS PODE TER CERTEZA QUE PASSAREI TODOS OS DIAS POR AQUI,BEIJUS TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO

    ResponderExcluir
  16. Pena que está terminando :(
    Gostei bastante das dicas e do curso
    Obrigadoo pela oportunidade e que Deus lhe abençoe! =*

    ResponderExcluir
  17. Querida Lay! Quero agradecer à vc essa oportunidade de poder participar dessa formação, que foi de grande valia. Estarei esperando as próximas. Parabéns! Se depender de mim estarei sempre postando! Obrigada e que vc seja sempre esse instrumento lindo de Deus.bjusss

    ResponderExcluir
  18. Oi querida, eu só posso agradecer pela oportunidade que vc nos proporcionou para trabalharmos não somente com os catequizandos, mas com as nossas catequistas nos nossos encontros e reuniões. Fpoi muito bom te conhecer e não fique tristinha não pois vou continuar fazendo comentários no teu blog e torcendo para que logo surjam novos cursos on-line. Bjinhos carinhosos

    ResponderExcluir
  19. OI Layse,agradeço muito pelo curso ,copiei todos os post e as musicas vou imprimir e levar pra outras catequistas,hoje começou a catequese e ja levei meu radinho ,eles entraram na salinha e ja tinha musica tocando Padre Zezinho Amar com Jesus amou, eles gostaram foi muito bom.Que Deus a abençoe e até o proximo curso !!!

    ResponderExcluir
  20. Oi flor! Obrigada pelo carinho com q vc preparou o curso pra nós, o cuidado em avisar a todos sobre os comentários e certificados... enfim, por tudo! Escute.... uma salva de palmas dos anjos lá no céu pra vc! bjo no ♥!

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!