segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como fazer nossos catequizandos criarem afeição com a música cristã?


Olá meus amados irmãos!


         Este tópico não estava na pauta do nosso Curso de Férias, mas, por causa de um comentário que recebi da nossa colega Márcia no último post "O Poder de Emocionar", me senti inspirada a falar responder e a comentar sobre o assunto. Confira abaixo o comentário da Márcia e em seguida a minha resposta:


MARCIA disse...


Maravilhoso.Mas fico me perguntando como podemos tocar as cças e jovens tanto na música como na evangelização,como criar essa afeição com o estilo musical cristão,pq vemos que eles tem muita recepetividade por outros estilos como o funk que pra eles e tudo de bom todos conhecem em qualquer lugar.Desafio!Paz e bem amada.



Olá Marcia!

     Como diz Augusto Cury, o cérebro humano busca sempre o "caminho mais fácil" para todas as coisas. Os sons populares, (não digo músicas, pq algumas não possuem nenhuma característica musical) possuem uma melodia repetitiva e versos simples, o que exige que o cérebro pense menos e gaste menos energia.
   
      Enquanto isso, as músicas que possuem um conteúdo, uma melodia e letras mais elaboradas exigem de nós uma atenção, um trabalho cerebral maior para compreendê-la e armazená-la na nossa memória.
Assim, acredito que as crianças de hoje, não querem gastar mais tanto tempo pensando, porque já recebem tudo pronto e mastigado pela tv, internet e jogos...

      O que podemos fazer é treinar. Treinar o cérebro delas para não só receber uma informação e transmitir, mas, receber a informação, processá-la, armazená-la e retransmitir! A música católica nos últimos anos, tem se tornado mais atrativa para as crianças e os jovens... Houve uma mistura de vários ritmos como axé, pagode, sertanejo, rock! Que tem conquistado a galera! Contudo para que se crie uma afeição com a música católica, há que se fazer um trabalho persistente de escuta da música cristã... Mas como?

      Penso que devemos introduzir o gosto por música católica aos poucos... Levando para os encontros sempre uma música diferente e o principal é sempre explicá-las a letra da música e dizer por quê você levou essa música para eles ouvirem. Assim nós começamos a "treinar" a audição delas para as músicas cristã.

      Outro motivo, para que os catequizandos não criem hábito com a música cristã está na pouca ou quase nenhuma divulgação que estas têm nos meios de comunicação. Um exemplo, aqui no Distrito Federal existem aproximadamente 35 estações de rádio, destas somente 2 são rádios católicas. Olha só a proporção! E muitas vezes, as nossas rádios católicas como não tem "propagandas" que lhes garantem renda para funcionar, possuim uma sintonia ruim e quase não escutamos o que os locutores estão falando... Isso sem contar com as outras rádios que invadem a sintonia! Isso acontece demais por aqui! kkkkk! Como nós vamos disputar com oferta grande de rádios com músicas não-cristãs e a falta de rádios voltadas para nós católicos?

      É complicado, mas, não impossível! Se cada um de nós der os primeiros passos, podemos conquistas muitos ouvidos e muitos corações!


      Vocês possuem alguma idéia de como lidar com essa situação? Compartilhem comigo e com a Márcia!

      Um abraço cheio da Paz de Cristo!

      Layse 

32 comentários:

  1. Muito obrigada Layse adorei este post que me acrescentou muitas informações eu louvo a Deus e te agradeço muito e como e bom sentir esse carinho e sentir que conquistei muitas amigas que me ajudam caminhar.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Temos que procurar músicas fáceis e atrativas para elas, pelo menos no inicio, depois vamos colocando outras músicas.

    Adorei o post
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola Layse que a paz de Cristo esteja com vcoê,
    vizitei so para deichar meu abraço e paz de cristo fique com DEUS

    ResponderExcluir
  4. Olá layse, a cada acesso fica mais encantada com este seu Dom, muito obrigada por compartilhar tudo isso conosco.

    ResponderExcluir
  5. Oi Layse, parabéns por suas postagens... Sabe, quando trabalhei a campanha da fraternidade e como gesto concreto fizemos um cofrinho...então treinei com eles aquela musica do Zé vicente: Quem disse que não somos nada, que não não temos nada para oferecer. Repare nossas mãos abertas, atrazendo as ofertas do nosso viver...ÔÔÔ recebe Senhor..." Eles cantavam, fazendo gestos e para minha surpresa´, um ano depois quando chegamos de novo na quaresma, perguntei se elmbravam da musiquinha e todos cantaram numa só voz... Basta treino! e escolher a música certa...
    Cantar não é meu forte, mas pra Jesus até isso me atrevo..rsrsrs
    beijo pra ti...
    Imaculada Cintra

    ResponderExcluir
  6. En mi parroquia a los niños las canciones que mas gustan son las que se gesticulan con los movimientos del cuerpo a la vez que se canta, supongo que como en todos sitios.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lays ..
    Acredito que se todo encontro levarmos uma música diferente,cantar com eles , e dizer qual a mensagem da música .. eles vão se habituar a ouvir as músicas católicas e concerteza vão passar a gostar !
    acho interessante também rodar as letras das músicas pra eles , para que eles gravem as músicas.
    o violão também chama bastante atenção dos meninos , por isso já estou treinando algumas músicas aqui *-*
    Fazer dinâmicas que o objetivo seje cantar um pedaço de uma música ,ou completar , acredito que ajude bastante ..
    Beeijo Lays ..
    e ótima semana pra voc *-*
    Larissa Freitas

    ResponderExcluir
  8. EU SEMPRE TENHO DIFICULDADES COM MÚSICA NA CATEQUESE, MINHA VOZ É UM CAUS, COREOGRAFIA NEM SE FALA. MAIS LAYSE EU DOU MAIOR FORÇA DAQUELE CURSO QUE CONVERSAMOS, SOBRE HISTÓRIAS. SERIA LEGAL, EU NA VERDADE CONSIGO PRENDER A ATENÇÃO DOS PEQUENINOS É COM HISTÓRIAS.

    ResponderExcluir
  9. Sou uma apaixonada por músicas. Já me arrisquei algumas vezes me montar coreografias e ficaram até bonitas. Me lembro que no ano passado, para o dia do CATEQUISTA, eu preparei algumas catequizandas para fazerem a coreografia da música ANJO GUARDIÃO. Ficou lindíssimo! Os catequistas e todos que estavam presentes se emocionaram. E realmente, temos que criar novos hábitos com nossos pequenos. Apresentar a eles de forma criativa, essa imensidão de opções de músicas que falam para e com a nossa alma, eleva nosso espírito e nos conduz a Deus. Beijo grande querida Layse.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Temos que levar mais dinamismo aos encontros e a música ajuda muito!

    Tenha uma semana abençoada!

    Abílio Gonçalves
    www.catequista.net/blog

    ResponderExcluir
  11. Engraçado que não conheço nenhuma banda católica que cante música infantil, e também desconheço banda católica formada por crianças... Assim é mesmo um desafio fazer com que as crianças se interessem por música católica.
    Gospel, tem a Aline Barros que tem músicas encantadoras para crianças. Acho que música infantil é uma falha nossa.
    Abraços a todos e todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cantinho da criança. Canção nova
      Luciano Bretas ( comunidade mae de Deus)
      Turminha do Papai do ceu.

      Excluir
  12. Olá Layse, a paz!

    Estava buscando blogs na internet, descobri o seu e me interessei pela discussão sobre música católica infantil!
    Meu nome é Tatiane, sou professora de musicalização e tenho dois cd's de música católica infantil que talvez seja útil para vc
    e para as outras pessoas que acompanham o blog!

    As músicas são bem alegres, com letras curtas, gestos e são a cara das crianças!
    Tbem tinha a preocupação da falta de material e com aminha comunidade lançamos esse material, mas infelizmente não é tão fácil
    entrar na mídia e por isso acabamos divulgando nosso material pela internet!

    O nome do cd é Pescadores Kids e essa semana estou lançando o cd volume 2!
    Se vc colocar no youtube o nome pescadores kids vai visualizar trechos de um show realizado por nós, com algumas coreografias!
    Se quiser, acesse o link www.myspace.com/pescadoreskids e vc poderá ouvir três músicas do cd volume 1 e três músicas do cd
    volume 2.


    Espero que os cd's possam ser úteis!
    Se gostar, nos ajude a divulgar esses projetos!

    Um grande abraço,
    Tatiane Jardim

    ResponderExcluir
  13. há uns 15 anos atrás na comunidade em que eu participava tinhamos a missa das crianças com cantos para crianças e nós catequistas ficavamos na frente fazendo gestos. Era muito lindo ver todas aquelas crianças participando e nós também. Sinto saudades daquele tempo em que as crianças eram mais inocentes, tinham um coraçãozinho puro e um profundo amor por Jesus e Maria. Elas iam para a missa porque gostavam e ficavam esperando dia de Domingo. Cantávamos uma mísica com gestos que eu apesar do tempo ainda faço questão de cantar com os meus anjinhos é assim:

    A catequese (missa) já terminou
    nós vamos voltar pra casa
    Maria nosssa mãe querida
    é quem nos conduz pela mão

    Jesus nosso irmãozinho, vai dentro do coração
    pra iluminar nossa vida, pra ser nossa direção(2x)

    Boa noite querida Layse, que a paz de Jesus e o amor de Maria estejam sempre presentes no seu coração.

    ResponderExcluir
  14. Olá!!!
    Eu concordo com a Beta, que no início devemos oferecer a elas músicas fáceis, para depois propor a elas outras músicas.

    Carla.

    ResponderExcluir
  15. Olá, estou aqui outra vez. Que maravilha você nos proporciona. Com relação às crianças simpatizarem com a música católica realmente é um desafio. Penso que é importante elas entenderem o sentido da letra em relação à vida. Que tenha um embalo que as anime. Que elas possam levar pra casa o toque da música nas suas mentes e no coração, ou seja, que elas se sintam tocadas. Não é fácil, mas, também, não é impossível.
    Beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Olá! Sou catequista de iniciação cristã e encontrei este blog por acaso. Gostaria de dizer que amei as sugestões e vou continuar visitando sempre. Achei muito interessante os comentários sobre a forma de introduzir a música católica no mundo dos jovens e das crianças. Eu, particularmente, amo a música e acho que é uma forma riquíssima de evangelização. Outra sugestão que eu acrescentaria seria o trabalho com paródias. Desenvolver paródias com conteúdo cristão em versões de músicas que eles gostam também dá certo e eles se divertem bastante. Um grande abraço. A Paz de Cristo esteja com todos vocês!

    ResponderExcluir
  17. OI LAYSE,ESTE CURSO ESTÁ CADA DIA MELHOR, ESTOU APRENDENDO MUITO, DEUS A ABENÇÕE.BEIJOS

    ResponderExcluir
  18. Olá Layse,
    Excelente post para o dia de hoje!! Realmente estamos vivendo a geração "fast-food", tudo muito fácil,rápido e prático, o que faz com que todos nós , inclusive as crianças desenvolvam uma dificuldade enorme para o PENSAR. É aí que nós entramos: escolher uma boa música, orar com ela, pois algumas músicas são verdadeiras orações, explicar, trabalhar com a música relacionando o tema escolhido no dia do encontro. Acredito que esta iniciativa desenvolverá com certeza o gosto pela música cristã e ajudará MUITO nossos encontros com os pequenos!!!
    Beijos e fique com Deus.
    Andréa

    ResponderExcluir
  19. Layse,talves por gostar de cantar nos meus encontros,dou as minhas crianças um livro de cânticos que eu mesma fiz com musicas católicas,as mas conhecidas por eles ,em cada encontro eles escolhem a música que vamos cantar, e quando durante a missa surgi alguma música que eles não conhecem,logo pedem para que eu ensine a eles,isso é muito gratificante,estou gostando muito das músicas que você esta postando no curso,e se você me autorizar vou copiar algumas.Beijos e fique com Deus

    ResponderExcluir
  20. Oi Lindinha, sempre que dá estou aqui, esta mto lindo estes posts sobre a musica na catequese. A musica faz com que a criança se sinta feliz e assim acaba por aprender mais. Um Abraço Fraterno. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Também as vezes acho dificuldade em encontrar músicas católicas infantis :(
    Muito legal a postagem!

    ResponderExcluir
  22. OLÁ LINDINHA, VC É MUITO QUERIDA, TENHA UM ABENÇOADO DIA DO AMIGO. HÁ AQUELE CARTÃOZINHO QUE DESENHEI OFEREÇO A VC. Beijos

    ResponderExcluir
  23. Com certeza é muito difícil competir com outros ritmos q ficam "bombando" na rádio e tv o tempo todo... novelas, propagandas... todas elas usam as músicas para cativar ainda mais qm está do outro lado. Infelizmente, como vc mensionou, a proporção em q a música católica é ouvida é muito menor. Uma dinâmica q faço com meus catequizandos é trazer uma música para eles ouvirem, e depois peço q usem a letra num outro ritmo q eles quiserem, para vermos como é q fica. Depois de muitas risadas, eles resolvem na maioria das vezes, ficar com a versão original.

    ResponderExcluir
  24. Feliz dia do amigo pra vc Layse e para todos."Como é bom viver em harmonia com irmão na paz e na alegria e como orvalho da manhã se abrindo e flor como saboroso mel que renova e dá vigor.Como é bom,como é bom irmãos unidos na alegria do Senhor."Essa música tem tudo haver com esse dia.Adorei o post.Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Querida
    Fiquei com uma dor e por isso sumi...
    Bem,esse post está muito bom,pois,realmente são tantas coisas que atraem para o lado negativo que fica realmente complicado levar as crianças para um uso de escutar e usar a música como uma maneira de evangelizar.
    Mas,com muito carinho e um pouquinho de jogo de cintura vamos fazendo elas entenderem e participarem mais.

    ResponderExcluir
  26. Quando não tenho uma música para o tema do dia... o meu recurso é perguntar qual musica gostariam de cantar... eles amam escolher.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  27. O ano passado levei Aline Barros e Diante do trono as musicas são muito legais,mas faltam musicas infantis para as missas aqui na minha paroquia as crianças não cantam por não saber as letras.Parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  28. Eu concordo com o Alexandre e Elisabete, eu mesmo tenho dificuldades com as músicas mais, com carinho vou conseguir com que eles entendam e participam esse é me desafio depois te conto. rsrsrs...
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  29. Acho que a repetição ajuda muito. De tanto ouvir uma música terminamos repetindo-a, muitas vezes até sem querer. Aqui em casa só escuto música religiosa e muitas vezes ouvi minha filha acompanhando, apesar de algumas vezes reclamar, pois não fazem parte dos gostos dela. Quanto às rádios, aqui temos uma que é a Rádio Olinda de Pernambuco, que é excelente e tem uma programação totalmente católica. Tem outras duas que transmitem o programa do Pe.Manzotti(Rádio Recife FM) e do Pe. Marcelo Rossi (Rádio Clube).

    ResponderExcluir
  30. Eu acho que o gosto pela música católica deve ser cultivado no berço familiar, se os pais da criança já ouvem, a criança já chega na catequese familiarizada e assim fica mais fácil....

    Abraços!

    ResponderExcluir
  31. é muito importante este tema, gosto de usar música em todos os encontros, iniciamos com a animação e as crianças amam cantar , dançar e louvar ao SEnhor

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!