quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pentecostes - Planejamento do Encontro 11/06 - Turmas 2010/2011

Oração Inicial: Oração do Espírito Santo.

Motivação (ver):

- Levar uma plantinha que tenha tronco e galhos e perguntar aos catequizandos se os galhos conseguem sobreviver sem o tronco.
- Mostrá-los que nós somos como esses galhos, precisamos sempre do alimento que nos é fornecido pelo nosso "tronco" que é Jesus Cristo. A seiva da planta, que é a energia que a faz viver, se reproduzir e dar frutos, para nós é o Espiríto Santo. O Espírito Santo é que nos enche de vida, coragem, alegria para vivermos como cristãos.

Colocação do Tema (julgar):

Leitura Bíblica: At 2,1-4

- Contar aos catequizandos a história de Pentecostes através da leitura bíblica.
- Falar que o Espírito Santo se manifestou na história cristã através de vários símbolos: vento, nuvem e luz, óleo, pomba, fogo, pomba, mão e água.
- O Espírito Santo é Deus, é uma pessoa da Trindade. Que é um mistério profundo e muito bonito.
- O Espírito surge como vento sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo simbolizando que é Ele quem "sopra" em nós as boas idéias, nos recorda os ensinamentos de Jesus.
- É preciso também mostrar aos catequizandos que para entendermos os ensinamentos de Cristo, precisamos do auxílio do Espírito Santo.
- Falar dos dons do Espírito Santo: fortaleza, ciência, piedade, entendimento (inteligência), temos de Deus e sabedoria.
- Ler com os catequizando Gl 5,22-23 e ensiná-los os 12 frutos do Espírito Santo: caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência, castidade.
- Falar também da presença do Espírito Santo no Batismo.

Atividade: Atividade da folhinha de exercícios.

Agir transformador (ação): Fazer os catequizandos perceberem a importância do Espírito Santo na vida deles. Para isso separei três ótimas dinâmicas que encontrei no blog Jardim da Fé, da nossa querida amiga Cris.

Dinâmica Cheios do Espírito Santo


Participantes: indefinido.
Tempo Estimado: 15 minutos.
Material: bexigas para todos os participantes.

Palavra de Deus: 1 Cor 3,16 "Não sabeis que sois templo do Espírito e que o Espírito de Deus habita em vós?"

Preparação: Antes de entregar as bexigas aos participantes e com as bexigas ainda vazias pegue uma agulha faça um pequeno furo em algumas bexigas sem que ninguém veja, pode até fazer dois ou três furos em algumas bexigas. Desde modo quando eles forem encher acontecerá o seguinte:

- As bexigas sem furo, irão encher normalmente.

- As bexigas com um furo apenas irão encher, mas irão esvaziar-se.

- As bexigas com mais de um furo, podem ate não encher porque a pessoa não terá força para encher, ou então enche, mas se esvazia muito mais rápido que as outras.

Desenvolvimento: Entregar as bexigas e pedir que cada um encha as bexigas e esperar a todos os outros terminarem de encher. Quando todos encherem pedir para que eles soltem as bexigas, desde modo as bexigas irão realizar uma trajetória, podendo ir longe, ou então ir alto e depois cair perto de quem a lançou isso não importa.

Conclusão: Aqueles que estão cheios do Espírito Santo, vão mais longe, evangelizam os outros. Os que estão vazios não espalham a palavra de Deus, porque quando ouvem a Palavra rapidamente se esvaziam e porque se esvaziam? Porque suas vidas estão cheias de "buracos" que impedem que Deus entre em sua vida e ali permaneça, o prazer imediato oferecido pelo mundo, o pecado etc.
Não podemos ser como as bexigas furadas, precisamos fechar esses buracos para que possamos deixar Deus habitar em nós.

Dinâmica - Sentindo o Espírito Santo
Objetivo: Mostra que não adianta falarmos do Espírito Santo se não provarmos e sentirmos Ele em nossas vidas.
Participantes: indefinido.

Tempo Estimado:
15 minutos.

Material:
Uvas ou balas .

Descrição:
O coordenador deve falar um pouco do Espírito Santo para o grupo. Depois o coordenador da dinâmica deve mostrar o cacho de uva e perguntar a cada um como ele acha que esta o sabor destas uvas.
Obviamente alguns irão descordar a respeito do sabor destas uvas, como: acho que esta doce, que esta azeda, que esta suculenta etc.
Após todos terem respondido o coordenador entrega uma uva para cada um comer. Então o coordenador deve repetir a pergunta (como esta o sabor desta uva?).

Mensagem: Só saberemos o sabor do Espírito Santo se provarmos e deixarmos agir em nós.

Dinâmica - Os sete dons do Espírito Santo
- Recortar um pequeno coração.
- Cada participante escreverá nos dois lados do coração uma qualidade ou dom que possui.
- Responder individualmente:
-De onde provêm estes dons?
-Para que servem estes dons em minha vida?
-Eu os coloco a serviço de quem?
-Como os faço frutificar?
- Partilhar com alguém as perguntas.
- Colar os corações num papelógrafo e perceber a riqueza que somos no conjunto dos dons recebidos.
- Os dons, só para si, pouco significam.
- Mas quando partilhados, significam riqueza multiplicada.
Oração Final: Oração do Espírito Santo.
Dica!
As catequistas da nossa etapa tiveram a idéia de gravar um CD com músicas que falassem sobre os Espírito Santo. Esse CD terá o papel de fundo musical para o nosso encontro. Quando eu tiver a lista das músicas, colocarei no blog, ok?
Mas tem uma música que não pode ficar de fora: "Quando o Espírito de Deus se move em mim eu "____" como o rei Davi...



3 comentários:

  1. Gostei muito do seu material. Continue neste belo caminho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por disponibilizar algo tão bom para nos auxiliar! Que Deus te abençoe!
    Bel de Diamantina, MG

    ResponderExcluir
  3. obrigada por contribuir com a evangelização das nossas crianças e jovens!
    Macapá- AP

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!