terça-feira, 14 de junho de 2011

Aliança - O pacto da Amizade - Planejamento do Encontro,18/06

Oração Inicial: Sinal-da-cruz (lembrá-los que no domingo será o dia da Santíssima Trindade) + orações livres ou decoradas.

Motivação (ver):

- Ajudar aos catequizandos a se lembrarem do encontro anterior.
- Contá-los que depois que Moisés partiu com o povo hebreu, aconteceu algo muito importante na história da salvação da humanidade: a celebração de uma ALIANÇA.

- Mostrar aos catequizandos uma "aliança" de casamento.

- Uma dica para explicar o que é uma Aliança, é contar essa historinha abaixo:

   Um dia Fafá estava na cozinha e observou sua mãe que estava cozinhando, de repente, pegou a mão da mãe e disse:

Fafá: - Mãe, o que é isto?
Mãe: - Isto é uma aliança.
Fafá: - Uma aliança?
Mãe: - Claro! Cada vez que olho para ela penso no seu pai que está trabalhando longe daqui, para que a
            gente tenha o que comer...
Fafá: - Foi o papai que te deu esta aliança?
Mãe: - Sim... e eu também dei uma aliança para ele. É para a gente se lembrar um do outro.
Fafá: - E quando foi que você deu esta aliança para o meu pai?
Mãe: - Foi no dia do nosso casamento. Eu disse para ele: "João, recebe esta aliança como sinal do meu
           amor e de minha fidelidade". E ele me disse: "Maria, recebe esta aliança como sinal do meu amor e
           de minha fidelidade".
Fafá: - Mãe, você nunca quis tirar esta aliança do dedo?
Mãe: - Claro que sim. Às vezes, fico com raiva porque seu pai foi trabalhar tão longe... mas depois penso
            que ele fez isso por amor da gente. Então, esta aliança me ajuda... e é como se ele estivesse aqui,
            bem perto da gente.
Fafá: - Você vai ficar sempre com esta aliança?
Mãe: - Claro que sim. Mas tem pessoas que esquecem o dia do seu casamento, esquecem desta promessa
          de amor e fidelidade, e um dia deixam o esposo ou a esposa e os seus próprios filhos, para ir atrás
          de outras pessoas... Parece até que elas copiam as novelas da televisão.
Fafá: - Mãe, você nã vai deixar a gente não, né?
Mãe: - Claro que não! Mais que idéia...

Colocação do tema (julgar):

* Explicar para os catequizandos:

- Assim como duas pessoas que se casam, se comprometem a unir as suas vias e caminhar juntas (o uso da aliança é um deste compromisso). Deus também fez uma aliana com seu povo para caminhar com ele.

- Vamos ver como aconteceu esta Aliança:

   No terceiro mês depois de sua saída do Egito, o Povo (os filhos de Abraão) chegou a um monte chamado Sinai. Mosés subiu sozinho à montanha e lá Deus falou para ele:

   "Vocês viram a minha força que livrou vocês da escravidão do Egito. Pois bem: se vocês obedecem àquilo que eu falo e são fiéis à minha Aliança, vocês serão para mim o povo mais querido entre todos os povos e eu vos tornarei um Povo Santo" (Êx 19,8).
   
   Quando Moisés voltou e repetiu para o povo as palavras do Senhor, todo o povo respondeu: "Faremos tudo o que Deus disser" (Êx 19,8)
   Moisés disse a Deus que o povo aceitava. Deus fez a ALIANÇA com o povo e deu a ele um Lei (Êx 19, 1-8).

Dicas para conversar com os catequizandos:

- Deus quer fazer uma Aliança com o seu povo, isto é, deseja reunir o povo para caminhar com Ele, para que nunca mais, o povo seja escravo de ninguém.
- Deus se compromete a ajudar o seu povo: "Eu serei o teu Deus e tu serás o meu Povo" (Êx 6,7).
- O homem, por sua vez, aceita a amizade de Deus e promete aderir à sua vontade.
- Na Bíblia encontramos o que aconteceu com a Aliança. Ela nos mostra duas coisas:

    > Deus nunca falha. Sempre ama a gente apesar de esquecermos da Aliança.
    > O homem falha, desobedece, quebra a Aliança.

Por isso:

> Se afasta de Deus, se faz escravo e escraviza outros homens.
> provoca divisões: ricos, pobres, brancos, negros, jovens e velhos...
> mata ou maltrata os irmãos.
> mata crianças inocentes... (conversar com eles mais exemplos de hoje em dia)

Agir Transformador (ação):

- Procurar não perder a amizade de Deus ( o catequista deverá explicar como isto se realiza)
- Observar as coisas no bairro, na escola e em outros lugares: ver o que faz perder a amizade de Deus  

Atividades: folha de tarefinhas e texto motivacional.

Celebração:

- Dividir a turma em dois grupos. Confeccionar dois cartazes, um com as alianças unidas e outro com as alianças separadas. Pedir para os catequizandos escreverem no cartaz das alianças unidas, as coisas que nos fazem manter a aliança com Deus. Já no cartaz com as alianças separadas coisas que nos fazem "quebrar" a aliança com Deus.

- Fiz um rascunho de como é a montagem do cartaz. Usem a criatividade que o Espírito Santo dá para vocês e façam um cartaz bem bonito...hehehehe




Oração Final: Livre


7 comentários:

  1. Oi, Layse!!!!
    Nunca encontrei uma dinâmica boa para este encontro e gostei muito da sua: a parte de montar o cartaz. Pena que o encontro de Aliança já passou.rsrs Boa semana. :)

    ResponderExcluir
  2. Layse, obrigada pela visita... Quanto ao porco espinho, também gosto muito da fábula, mas hj ela ganhou vida, quando me lembrei de uma fase de minha infância...na época morria de dó dos coitados dos cachorros, mas tb quem mandou se meter onde não devia...srrsrs
    E olha, somos muitas vezes porco espinhos, viu! srsrrs
    beijus
    Força em sua caminhada... Linda por sinal!
    Imaculada

    ResponderExcluir
  3. Sou catequista, e muitas vezes acho o tempo tão pouco para tanta coisa que deveria ser trabalhado. Esta semana irei trabalhar com esse tema: Aliança o pacto da amizade. Pesquisando, encontrei a sugestão do cartaz. Muito bom. Vou fazer um cartaz bem bonito para trabalhar com meus catequizando. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns... adorei o encontro, vou usa-lo com minhas crianças.. Obrigada...... Selma-Paranavai/PR

    ResponderExcluir
  5. amanhã vou trabalhar a quebra da aliança ameiii a atividade....

    ResponderExcluir
  6. Marnilde Andrade2 de julho de 2016 11:10

    Amanhã o Encontro da Catequese será com o Tema: Os Mandamentos: Aliança de amizade com Deus. Darei continuidade à História de Moisés sobre a Libertação do Povo e darei início ao estudo dos dez mandamentos. Essa dinâmica irá me ajudar muito a desenvolver o objetivo do encontro! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a ideia desse encontro e a dinâmica do cartaz da aliança muito bom.

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!