terça-feira, 31 de maio de 2011

Patriarcas - Isaac e Jacó - Encontro 04/06

Oração Inicial: Pai-Nosso

Motivação (ver):

- Perguntar aos catequizandos o que é a mentira.
- Perguntá-los se já mentiram ou enganaram alguém, em uma brincadeira, em casa, na escola...
- Perguntar se eles já foram enganados.

Colocação do tema (julgar):

Leitura bíblica: Gn 25, 19-34; 27, 1-46; 33

- Contar a história de Isaac e Jacó (Esaú e Jacó):       
      
                Isaac tinha quarenta anos quando casou com Rebeca. Rebeca não podia ter filhos, e por isso Isaac orou a Deus. O Senhor ouviu a oração dele, e Rebeca ficou grávida. E ela teve dois meninos. Os meninos cresceram. Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador. Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, que gostava de ficar em casa.
                Isaac  amava mais Esaú, Rebeca, por sua vez, preferia Jacó. Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, muito cansado, e foi dizendo: — Estou morrendo de fome, por favor, me deixe comer dessa coisa vermelha aí. Jacó respondeu: – Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho. Esaú concordou. Aí Jacó lhe deu pão e o ensopado.
                Um dia, Isaac, que já estava bem velho e havia ficado cego, chamou Esaú e pediu-lhe para que caçasse um animal, preparasse uma comida para ele, e depois que comesse, o abençoaria. Acontece que Rebeca escutou o que Isaac disse a Esaú. E ela queria que Jacó fosse abençoado, não Esaú, por isso pediu para que Jacó trouxesse dois cabritos para que ela preparasse a comida para Isaac. Aí Jacó disse à mãe: — O meu irmão é muito peludo, e eu não. Se o meu pai me apalpar e descobrir que sou eu, ele vai saber que eu estou tentando enganá-lo. Então ele vai me amaldiçoar em vez de me abençoar. Mas Rebeca já sabia o que fazer: pegou a melhor roupa de Esaú, que estava guardada em casa, e com ela vestiu Jacó. Com a pele dos cabritos ela cobriu as mãos e o pescoço de Jacó, que não tinha pelos, depois entregou a Jacó a comida gostosa e o pão que ela havia feito para Jacó levar para seu pai.   Quando Jacó chegou no quarto, Isaac e disse: — Traga-me a carne da caça para que eu coma. Depois eu o abençoarei. Jacó serviu a comida ao seu pai. Isaac comeu, e bebeu. E em seguida, abençoou o filho Jacó. Logo depois, Esaú chegou, vindo da caçada. Mas quando entrou no quarto do seu pai, Isaac, soube que Jacó o havia enganado. Esaú ficou desesperado ao saber que seu irmão recebeu a bênção do pai. Mesmo assim Isaac também deu uma bênção para Esaú, mas não era tão especial como foi para Jacó. Esaú ficou com muito raiva, que prometeu se vingar do seu irmão, matando-o. Jacó ao saber disso fugiu, e Rebeca também foi castigada, pois nunca mais viu seu filho.
                Jacó foi morar com o seu tio Labão e acabou sendo enganado por ele: Jacó trabalhou na propriedade do tio para casar-se com a sua filha Raquel, mas o tio o enganou, e entregou Lia, a irmã de Raquel. Então Jacó teve que trabalhar mais alguns anos para poder se casar com Raquel, a quem ele amava. Passaram-se muitos anos, os dois irmãos, agora casados e com filhos, se reencontram, e fazem as pazes Jacó pediu perdão e Esaú o perdoa!
   - Mostrar aos catequizandos que Jacó sofreu porque mentiu e enganou seu pai Isaac e seu irmão Esaú. E que ele acabou sendo enganado pelo seu tio Labão.
- Debater se na nossa sociedade, no nosso dia-a-dia, as pessoas mentem ou enganam as outras com facilidade, como se fosse algo "normal".
- Falar da mentira na dimensão do pecado.
- A mentira prejudica o próximo, o que vai de encontro ao mandamento de Jesus: "Amai ao próximo como a ti mesmo".
- Deus amou Jacó. Deus escolheu Jacó. Deus aos poucos foi ensinando a Jacó os seus caminhos. Deus educa através do acontecimentos. Jacó precisou ficar só para perceber todas as coisas erradas que fez para Esaú e Labão. Jacó ficou só, o anjo de Deus lutou com ele, e Jacó foi transformado. Já na era mais Jacó, mas Israel, ele era forte com Deus e torna-se o pai das 12 tribos de Israel.

Ação (agir transformador):

- Em nossa casa, na escola ou com os amigos nós usamos da mentira para enganar ou tirar alguma vantagem?
- Jacó mudou de vida. Isso nos mostra que com a benção de Deus nós sempre podemos melhorar. O que eu preciso mudar em mim hoje?
- Deus tem um plano de amor para todos nós. Deus ama cada um de modo especial. Nós estamos seguindo este plano de Amor reservado para nós?

Atividade: folha de exercícios.


Um comentário:

  1. Bom dia amados.
    Acredito que o tema Jacó é um tema um pouco complexo, com reflexão mundanas e espiritual, se olharmos para o mundo foram de fato mentirosos e enganadores, PORÉM aos olhos espirituais e PRINCIPAL, parece realmente que foi uma trapassa de Jacó e Rebeca foi cúmplice. Mas, antes que isso acontecesse, Esaú havia desprezado a benção de Deus vendendo sua primogenitura por um prato de lentilhas. Por isso, ele não tinha mais o direito da benção. Jacó simplesmente tomou posse da benção e sua mãe o ajudou. É isso que acontece conosco, a Virgem Maria nos ajuda a renunciar ao pecado e a tomar posse da benção de Deus em nossas vidas.
    Acho que esse é o ponto ideal a ser tratado nesse tema, pois mora um grande perigo de Heresia aí, pois Jesus e Maria são imagens no antigo testamento como Rebeca e Jacó.
    ESAÚ é a imagem dos filhos infiéis. Nosso filho mais velho na fé é a imagem dos judeus que não foram fiéis a Deus e nós somos a imagem do filho mais novo, que recebeu da Virgem Maria um especial auxílio, pois também somos limitados, fracos e pecadores. Assim como Rebeca ajudou Jacó, a Virgem Maria nos ajuda a assumir a benção de Deus em nossas vidas. Deus te abençoe, e que a Virgem Maria te cubra com seu manto!
    Espero ter me feito a entender.
    A paz de Cristo a todos.

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!