terça-feira, 3 de maio de 2011

Noé e o Dilúvio: Deus começa um mundo novo - Planejamento do Encontro de 07/05 - Turmas 2011-2012

Boa Tarde Catequistas,

     Segue neste post o planejamento elaborado para o encontro sobre Noé e o Dilúvio. Esse encontro será dado no dia 07/05 para as turmas de Eucaristia da fase 2011-2012. Acompanhem:

Noé e o Dilúvio - Deus começa um mundo novo.

Oração Inicial: Oração a Cristo Ressuscitado

Motivação (ver):
- Perguntar aos catequizandos se há alguma atitude no mundo que eles gostariam que fosse destruída, pois acham que ela não está agradando a Deus.
- Pergunta se há alguma atitude deles mesmos que gostariam que fosse destruída ou modificada.

Colocação do Tema (julgar):
Ler Gn 6, 17-22

- Deus que Deus criou o mundo, tudo era muito bom, mas ele continuou desta forma?
- Com o passar dos tempos, a humanidade se tornou mal, destruindo a ela mesma e à criação divina. Dessa forma, arrependido da sua criação, ele decidiu inundar o mundo inteiro. Porém, Deus viu que ainda existia uma pessoa muito boa e justa, ele se chamava Nóe. Deus, então, escolhe Noé e sua família para recomeçar um mundo novo.
- É importante explorar com as crianças que o dilúvio vem nos ensinar que muitas vezes alguns comportamentos precisam ser destruídos dentro de nós: o orgulho, o ciúme do irmão, a preguiça a desobediência... Para iniciarmos uma vida nova, trazendo conosco: a obediência, o respeito, a vontade de estudar, de participar da catequese, da missa...
- Comentar a confiança e a fé que Noé tinha em Deus. Assim, como sua determinação e coragem em seguir fielmente tudo o que Deus mandou.

Ação (agir transformador)

- Nós somos capazes de achar graça diante de Deus? (A importância de se praticar apenas o bem em casa, na escola, na comunidade e etc.)
- Somos capazes de sermos obedientes como Noé foi?
- Somos capazes de fazer a diferença no mundo? E queremos ser essa diferença?

Atividades: Texto motivacional e tarefa.

Oração Final : Livre

Fonte de Pesquisa: Livro Iniciação na Fé - Pe. Paulo Haenraets. Editora Paulus.




2 comentários:

  1. que legal a minha professora da catequese disse para eu e meus colega pesquisar sobre o diluvio

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, muito bom material, pois percebi um lado diferente da história de Noé lendo seu post :). Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!