sexta-feira, 13 de maio de 2011

Foco de indisciplina na catequese - Ambiente dispersivo e idades misturadas

O ambiente dispersivo
         Também é importante para a disciplina o ambiente da catequese. O ambiente circular e aconchegante ajuda na concentração e comunicação. Ambientes muito grandes para turmas pequenas também não são favoráveis. Bom seria se o ambiente fosse do “tamanho da turma”, para haver melhor recolhimento. Ambientes muito próximos de barulho também não são os melhores. Quando o catequista está dando o encontro e, do lado de fora ou ao lado, há outras crianças brincando ou fazendo qualquer barulho que chame a atenção, também provocará dispersão. É quase impossível achar um ambiente 100% ideal. Mas tudo o que se puder fazer para melhorar o ambiente ajudará na disciplina.

Idades misturadas
          Outra coisa que não deve acontecer. Se houver na mesma turma crianças de idades muito diferentes, fatalmente será dificílimo manter a disciplina. Por isso, as turmas devem ser divididas (diversas idades) de acordo com a idade das crianças.


*O segundo tema da semana de formação do Catequese Kids, é sobre indisciplina na catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!