sexta-feira, 13 de maio de 2011

Foco de indisciplina na catequese - O encontro mal dado

           
          
           É outra questão que dificulta o entusiasmo da turma e provoca indisciplina. O catequista não precisa ser um pedagogo nato, mas precisa aperfeiçoar sua metodologia catequética: estudar bem os assuntos, tirar suas dúvidas, treinar as músicas, ensaiar as leituras, compreender bem as atividades – coisas elementares. Além disso: saber mostrar o porquê e para que de cada coisa que se faz, saber chamar a atenção para a importância dos assuntos, saber fazer a ligação dos temas com a vida dos catequizandos, fazer tudo com capricho e bom gosto. Quando o encontro é bem dado, a turma se sente mais motivada. É só comparar com uma aula. Todos nós já fomos alunos e sabemos: uma aula mal dada é uma tortura. A gente não consegue acompanhá-la, por mais sábio que seja o professor. Ás vezes, o professor domina a matéria, mas não sabe como comunicá-la. Então, sua aula é péssima. Essa comunicação é a chave principal do encontro da catequese. Saber se comunicar com a turma garante que o encontro não será mal dado.




*O segundo tema da semana de formação do Catequese Kids, é sobre indisciplina na catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!