sexta-feira, 13 de maio de 2011

Foco de indisciplina na catequese - Falta de Motivação


           Talvez seja o maior problema. A criança vai à catequese sem estar motivada para isso. Às vezes vai porque a família pressiona, com vistas à Primeira Comunhão ou à Crisma. As famílias não respiram mais aquele ar sagrado que motivaria a busca do conhecimento das coisas de Deus. As crianças não compreendem como e por que a catequese pode ser importante. Para que rezar? Para que cantar? Para que ler a Bíblia? Não fica claro. Então, a criança se dispersa e começa a fazer bagunça.
            Para enfrentar isso, o catequista precisa, antes de tudo, ser capaz de motivar a turma. Não existem regras mágicas para despertar o entusiasmo da turma. Depende da turma e do catequista. Na convivência com a turma, o catequista tentará ir descobrindo como fazer essa motivação. No entanto, vale lembrar alguns cuidados sem os quais não se faz motivação: a simpatia do catequista, exposição inteligente e clara dos assuntos, segurança quanto à vocação de catequista, interesse por cada criança – conhecer o nome, cumprimentar na rua, visitar, ganhar a confiança, conversar informalmente com a criança sobre a catequese, só repreender a criança em caso de necessidade e sem ofendê-la etc. Além disso, o catequista pode usar a criatividade, fazendo promoções passeios, festinhas, ou seja lá o que for que anime a turma. Entretanto, ao falar de motivação, parece que os dois pontos mais importantes são a simpatia do catequista e um encontro bem dado.




*O segundo tema da semana de formação do Catequese Kids, é sobre a indisciplina na catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!