segunda-feira, 16 de maio de 2011

A escolha de Pedro - Planejamento do encontro 21/05 - Turmas 2010/11

Oração Inicial: Oração a Cristo Ressuscitado

Motivação: Perguntar o nome do nosso Bispo (no caso da nossa Arquidiocese que se encontra ainda à espera do nosso Arcebispo, o administrador apostólico) e do Papa. Explicar qual é a missão deles e a nossa.


Colocação do Tema (julgar):

- Leitura: Mt 16, 13-19

- No Evangelho segundo S. Mateus vemos Jesus perguntando aos apóstolos sobre a sua pessoa:
 "- No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?" São dadas várias respostas e Pedro diz: "Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo!" (Mt 16, 13-19)

 - Jesus afirma após a confissão de Pedro, na comunidade dos discípulos "Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno nada poderão fazer contra ela" (Mt 16, 18 cfr. Mt 7, 25).

- O nome de Pedro era Simão, filho de Jonas. O nome de Pedro, em grego,e em hebraico Kefas, significava Pedra ou Rocha. Naquela região existiam muitas pedreiras ou grutas, onde os pastores que cuidavam das ovelhas, ou os viajantes, se escondiam ou se protegiam das chuvas. Desta forma, Pedro iria guardar e proteger a comunidade e levar os ensinamentos de Jesus.

- Pedro recebeu de Jesus a missão de ser o alicerce sobre o qual Ele constituiu sua nova comunidade. E Pedro desempenhou papel de verdadeiro chefe nos primeiros anos da Igreja.

- Jesus dá a Pedro uma missão na fé, em relação aos outros apóstolos. Além disso, no Evangelho de S. João (21, 15-17) vemos que Jesus, após a sua ressurreição, confia a Pedro o seu próprio encargo pastoral: "Sê o pastor das minhas ovelhas". Jesus tinha se declarado a si próprio como o Bom Pastor, o verdadeiro chefe. Ele pede a Pedro que seja o PASTOR em seu lugar (IMPORTANTE - Fazer relação com o Evangelho do domingo passado sobre o Bom Pastor utilizando o Álbum Litúrgico).

- A Tradição Católica apóia-se neste texto de São Mateus para dizer que os papas, sucessores de Pedro, são os herdeiros dessa missão.

Atividade: Texto e atividade

Celebração (agir transformador): Pedro era um pescador que foi escolhido por Jesus para se tornar pescador de homens! Nesse intuito vamos fazer uma pequena dinâmica:

- Cada catequizando desenhará um peixe em uma folha de papel que deverá ser recortado.
- No pátio da escola, colocaremos uma rede, com um fundo musical.
- Cada turma levará os seus peixinhos para serem depositados na rede. Quando todas as turmas já tiverem depositado os peixinhos na rede, os catequistas farão uma reflexão sobre o significado da "pesca de Pedro". Essa reflexão terminará com a oração final do encontro.

 Oração Final: Todos reunidos no pátio para o momento de oração. Método de oração livre.



2 comentários:

  1. Olá Layse... Muito obrigado pela lembrança... Agradeço de Coração as palavras... Continuemos juntos e firmes em nossa missão... forte abraço.. Roberto..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, Layse! É um alegria podermos caminhar juntas nas estradas virtuais, levando com amor e responsabilidade o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que o Espírito Santo nos guie e Nossa Senhora nos guarde sempre.
    Bjos, fica com Deus. Cátia.

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!