sexta-feira, 13 de maio de 2011

Como lidar com os tipos de indisciplina - O mal-educado e o mal-humorado

Mal-educado


          É fácil perceber quando a criança é sem educação mesmo – problema que, como já diz o ditado, “vem do berço”. O mal-educado não sabe respeitar nada, nem ninguém. Interrompe quando não deve, faz más-criações, age com grosseria. Nesse caso, é preciso mostrar energia. Repreenda-o com firmeza, mas com educação. Ao conversar em particular, seja firme e não dê tréguas. E, mesmo diante da turma, não tenha medo de chamar sua atenção. Quando o problema for falta de educação, não dê “gelo”, não ignore. É preciso “pegar no pé” desse catequizando, sem se tornar excessivamente implicante.


Mal-humorado


           É outro tipo difícil. É fechado, calado e azedo. Normalmente, é antipatizado pela turma, costuma ter poucos amigos. Dá meias respostas, com extrema má vontade. Pode se tornar aborrecido e agressivo. Não gosta de cantar, de rezar, de ouvir, nem de participar de nada. Odeia fazer gestos e atividades. Às vezes é do contra: fica sentado, quando deveria estar de pé. Fica em pé, quando deveria estar sentado.
 É difícil abordar esse tipo. Diante da turma, costuma ser melhor tratá-lo com indiferença, dar um “gelo”. Em particular, é preciso tentar conhecê-lo para conquistar pelo menos um pouco de sua confiança. Pode ser uma pessoa que vive chateada e entediada, passando por problemas, e pode estar indo à catequese por mera obrigação. Se suas atitudes azedas estiverem causando um clima ruim na turma, chame a atenção em particular. Com muita simpatia, tente convencê-lo de que assim não dá. Se for problemático, tente ajudar. Se você conquistar sua simpatia, você terá ganhado a batalha. 


*O segundo tema da semana de formação do Catequese Kids, é sobre indisciplina na catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir:http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html


Um comentário:

  1. Layse,
    Parabéns pelo blog que está excelente. Obrigada pela visita em nosso blog. Tenha um bom final de semana e fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!