sexta-feira, 13 de maio de 2011

Como lidar com os tipos de indisciplina - O Problemático


     É certo que, na hora de analisar a questão disciplinar, cada caso é um caso. Pessoas e circunstâncias são diferentes. Mas podemos enfocar alguns tipos mais comuns, só para ajudar a compreendê-los e a lidar com eles.Geralmente, a criança indisciplinada apresenta várias destas características ao mesmo tempo.

Problemático

       É a criança que apresenta indisciplina por estar por estar passando por problemas. Normalmente, os problemas vêm de família. É preciso ter em vista, no entanto, que nem todas as crianças indisciplinadas são simplesmente problemáticas. Mas a criança pode estar atravessando uma fase difícil de sua vida.: problemas familiares, problemas na escola, divergência com amigos, problemas de saúde – tudo isso pode fazer diminuir o interesse e a concentração do catequizando.
       O problemático é meio imprevisível: às vezes, torna-se agressivo e violento; outras vezes, faz greve de silêncio; outra resolve ser do “contra” – quando todos sentam, ele fica em pé; quando todos se levantam, ele se senta.
       Para saber se a criança age assim por causa de problemas, é preciso que o catequista a conheça bem. Aí está o primeiro desafio. Importante também é saber que, mesmo estando com problemas, a criança precisa saber se comportar. Então, o catequista não permitirá um comportamento que prejudique o encontro. No entanto, se for possível dar um “gelo”, sem comprometer o encontro, e, depois conversar em particular, isso pode surtir efeito. Por exemplo, se o catequizando não quer cantar, deixe-o calado. Depois em particular, tente ter uma atitude simpática, numa conversa amigável com ele.


*O segundo tema da semana de formação do Catequese Kids, é sobre indisciplina na catequese. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!