quarta-feira, 11 de maio de 2011

A arte de conduzir orações - Oração Silenciosa

           
         É aquela que cada um faz em silêncio, de acordo com a espontaneidade de seus próprios sentimentos. Neste caso, até o catequista reza em silêncio. É uma forma de oração muito importante. O silêncio deve ser valorizado. Mas com certo cuidado:


a)      Antes de ficar em silêncio é preciso fazer uma boa motivação. O catequista deve dizer a todos o que vão pensar quando fizerem silêncio.

b)      É preciso também combinar um gesto de concentração. De preferência, deve-se fechar os olhos ou, ao menos, abaixar a cabeça. Bom para ajudar na concentração e no diálogo silencioso é fixar os olhos num ponto determinado. Por exemplo: o catequista coloca diante da turma um cruxifixo e pde que todos voltem para ele o olhar, enquanto conversam com Jesus. Pode-se usar uma imagem ou quadro significativo.

c)      Um fundo musical bem escolhido também pode ser útil, porque encobre os ruídos que surgem quando se faz silêncio: uma cadeira estalando, uma barriga roncando, um suspiro forte- tudo isso passará despercebido se houver fundo musical.

d)     É preciso conduzir o silêncio. O catequista ficará atento. Se for preciso, dirigirá breves palavras e se calará de novo, verá o momento certo de interromper, para evitar dispersão.

e)      Todos precisam ser educados para o silêncio. Não se consegue uma boa oração silenciosa sem treinamento. A arte do catequista consiste em transformar uma turma barulhenta em um grupo silencioso, ao menos para rezar. O ambiente ajuda, quando induz à oração. Uma sala cheia de carteiras com uma mesa à frente não ajudará a fazer silêncio. Ao contrário, se, ao entrar na sala, se encontra um ambiente acolhedor – um altar enfeitado, um crucifixo, vela acesa, um tapete para se ajoelhar, um fundo musical suave – ficará  muito mais fácil fazer uma oração silenciosa.

f)       Para começar, fazer breves momentos de silêncio. Com o tempo, o grupo corresponder, os silêncios poderão ser mais duradouros. Contanto que bem orientados, para não serem silêncio vazios.


*O primeiro tema da semana de formação do Catequese Kids, é sobre a arte de se conduzir orações. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!