quarta-feira, 11 de maio de 2011

A arte de conduzir orações - Oração a partir de símbolos


         Também podem-se usar símbolos para motivar a oração: faixas, cartazes, objetos etc. Isso permite variar bastante, contanto que os símbolos sejam adaptados è realidade do grupo e este tenha maturidade para compreender a mensagem dos símbolos. Exemplos:
a)      Escrever em faixas várias franquezas humanas e colocá-las sobre o altar. Pedir que cada pessoa vá à frente, erga uma faixa e faça uma prece pedindo a Deus força para superar aquela fraqueza. Em seguida, rasgue a faixa e a coloque numa vasilha. Cantar algum refrão. No final, queimar as faixas rasgadas.

b)      Colocar vários símbolos sobre o altar ou no chão. Estando todos em volta, convidar a louvar pelo que os símbolos representam.

c)      Convidar cada um a escrever uma prece num coração e depois ofertar esse coração a Deus, colocando-o sobre o altar; enquanto se canta uma música apropriada.
         A oração, a partir de símbolos, acaba se tornando um verdadeiro ritual, uma autêntica celebração. Por isso, é importante. Depende, é claro, de um tempo maior e da arte do catequista de conduzir todos a compreensão dos símbolos. O segredo é usar símbolos uq expressem uma mensagem clara e sejam de fácil compreensão de todos.




*O primeiro tema da semana de formação do Catequese Kids, é sobre a arte de se conduzir orações. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html

Um comentário:

  1. Sou catequista, de São Lourenço - MG, dou pré-iniciação, meu nome é Mônica... Adorei seu blog, achei coisas muito interessantes! Que Deus te ilumine, que você continue sendo inspirada pelo Espírito Santo pra escrever!
    Beijos...

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!