quarta-feira, 11 de maio de 2011

A arte de conduzir orações - Oração a partir de textos


         Consiste em conduzir uma oração com base em algum texto ao qual se tenha acesso: um salmo, uma poesia, a letra de uma música etc. Primeiro, a turma lê o texto. Depois reza, de acordo com o que o texto sugere. Nesse caso, ele serve de motivação para a oração. Se o texto foi bom, será uma motivação profunda, enriquecendo a oração. Algumas dicas:
a)      O texto pode ser repartido em folhas individuais ou pode ser exposto em um grande cartaz, contando quem seja legível e bem visível.
b)      Antes de rezar, pode-se fazer uma partilha do texto. Há várias formas de partilhar: em duplas, em grupos, todos juntos.
c)      Depois da partilha, o catequista convidará à oração, orientando como rezar. Se é, por exemplo, um texto sobre o amor de Deus, pode –se rezar agradecendo a Deus pelo seu amor. Se é, por exemplo, o Salmo 50, que fala do pecado e da fraqueza humana, pode-se rezar pedindo perdão. A oração deve estar de acordo com o que o texto sugere.
d)     È bom lembrar ainda que o texto deve ser facilmente compreensível. Deve ter linguagem clara e ser apropriado para a idade e as circunstâncias da turma. Há Salmos, por exemplo, que são complicadíssimos. É melhor evitar textos difíceis.



*O primeiro tema da semana de formação do Catequese Kids, é sobre a arte de se conduzir orações. Ele foi retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!