quarta-feira, 27 de abril de 2011

Festa da Páscoa - Encontro 30/04 - Turmas 2011-2012

Olá Pessoal,

   Todos os anos no primeiro encontro após a Páscoa, nossa catequese paroquial celebra a FESTA da PÁSCOA. Nesse encontro revivemos com os nossos catequizandos a alegria de Jesus Ressuscitado. É sempre uma catequese bem animada com dinâmicas, brincadeiras, lanches, mas tudo voltado para o sentido da Páscoa. Pensando nisso, elaborei uma prosposta de encontro de catequese para esse dia:

Proposta de Encontro de Catequese: A Festa da Páscoa!
Preparando o ambiente: o ambiente deve ser alegre; aliás, a alegria deve ser a chave desse encontro.
Oração Inicial: Ler a Oração do Cristo Ressuscitado.
Jesus ressuscitado, que destes a paz aos apóstolos, reunidos em oração, dizendo-lhes: "A paz esteja convosco", conceidei-nos também o dom da tua paz. Defendei-nos do mal e de todas as formas de violência que agitam a nossa sociedade, para que tenhamos uma viada digna, humana e mais fraterna. Ó Jesus, que morrestes e ressuscitastes por amor, afastai de nossas família e da sociedade todas as formas de desesperança e desânimo, para que vivamos verdadeiramente como irmãos, e sejamos portadores da vossa paz. Amém!
Leitura Bíblica: Jo 20, 1-18.
Colocação do Tema: Conversar com o grupo sobre o que nos leva a crer no Ressuscitado. Que sinais identificam sua presença na comunidade? Pergunte a eles como poderemos transformar situações de morte (fome, doenças, o desemprego...) em situações de vida e ressurreição (as alegrias, a saúde, o alimento).
A Ressurreição de Cristo é o centro da nossa fé. Se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia é também a nossa fé (1 Cor 15,14). A ressurreição é a vitoria de Cristo sobre a morte e sobre todos os poderes contrários à vida humana. Se por um lado, a sentença do mundo contra o Senhor decretou sua morte na cruz, por outro, o Pai devolve a vida a deu Filho, que a retoma livremente, e o Espírito Santo a vivifica e glorifica. “ A Ressurreição é o ápice da Encarnação. Ela confirma a divindade de Cristo, como também tudo o que ele fez e ensinou, e realiza todas as suas promessas” (Catecismo da Igreja Católica, n.131).
Para vivenciar: Cristo cumpriu a Páscoa com seu grande amor oferecido à humanidade e sua passagem para o Pai. Cabe-nos, agora, agir de tal modo que a Páscoa se cumpra em nós. A passagem ao Pai e a nova existência continuam em cada um de nós, por isso devemos viver como Jesus: com as mãos e o coração cheios de boas obras e de bons sentimentos, fazendo o bem a todos. É fundamental fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudar o próximo.
Atividades: DINÂMICAS
Celebração (oração final): Todos os catequizandos recebem uma vela que deverá ser acesa. Enquanto isso reza com os seus catequistas a oração do “Vamos celebrar!” no texto motivacional.

TEXTO MOTIVACIONAL




Fonte: Iniciação à Eucaristia: livro do catequista. Núcleo de Catequese Paulinas.- São Paulo: Paulinas, 2008.

2 comentários:

  1. Eu sou a Caroline catequista da capela nossa senhora de sion em Castro-Paraná...
    Gostei muiito dessa aula de voces estou penssando sériamente m fazer parecido com o de voces

    ResponderExcluir
  2. SOU A PRISCILA ESTOU FAZENDO CATEQUESE GOSTO MUITO DESTA AULA PORQUE APLENDEMOS TUDO SOBRE DEUS JESUS,SOBRE A BLIBIA...

    ResponderExcluir

O material aqui postado é elaborado por mim com material retirado da Internet ou enviado por e-mail . Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e quer retirá-lo ou divulgar seu nome, por favor, entre em contato por e-mail . Terei o maior prazer em divulgar o seu material ou trabalho! e-mail: lay.mbispo@gmail.com Que o amor de Jesus Cristo esteja sempre com vocês!